Avançar para o conteúdo principal

61 anos depois ... A Vitória é Oficial!


61 anos depois... A vitória é oficial!

Foi a 26 de maio de 1957, que com golos dos saudosos, Vasques (Sporting), António Teixeira (FC Porto) e Matateu (Belenenses) (informação “O Jogo”), que Portugal tinha vencido pela, última vez, a seleção italiana, num jogo oficial, dessa feita o jogo era a contar para o apuramento para o Mundial de 1958, que se jogaria a Suécia, que por curiosidade não contou com a presença italiana.

Daí em diante Portugal, venceria a Itália por mais 4 vezes, mas apenas em jogos particulares, sendo que a última dessas vitórias foi em 2015, em que o resultado foi de 1-0 para os “Tugas”, o golo foi apontado, pelo “Herói de Paris”, “ O Super-luva-branca”, “ O carrasco de França”, “ O homem que os f***u”, sim estou a falar de Éder.

Bem passando ao jogo, tenho que dizer que o 11 inicial português não me surpreendeu, pois, tirando a lateral esquerdo, que em condições normais seria Raphael Guerreiro, e claro tendo em conta a falta do capitão e melhor jogador do mundo CR7, este deverá ser o melhor 11 português do momento. 

Tenho que ressaltar, a dupla Pepe— Rúben Dias, que parece se estar a entender; e a inclusão no meio-campo de Rúben Neves, que na minha opinião devia ter sido convocado para o Mundial.

Já no lado de Itália o que mais me surpreendeu foi a falta de qualidade individual e coletiva desta equipa. Primeiro a fraca qualidade defensiva da “squadra azzurra” e se isso é uma surpresa em qualquer grande seleção, é ainda mais na seleção do país criador do “Catenaccio”. Para quem não sabe o que é isto do “Catenaccio” posso explicar isto, como se fosse uma espécie de... “Vamos jogar ao ataque bem fechadinhos cá atrás.” com esteroides. ´

Bem acho que basta um nome para vermos o estado atual da seleção italiana, esse nome é Cristante o ex-jogador do Benfica é titular na seleção italiana, em que altura eu pensei que isso fosse possível, é fácil...nunca.

Quanto ao jogo, acho que o resultado peca por ser muito curto, a seleção nacional teve mais que oportunidades para “atropelar” os seus adversários, mas a falta de eficácia e diversas más decisões, no que toca à definição final do lance.

O jogo apesar de parecer dividido, com as equipas a dividirem a superioridade do jogo, mas em abono da verdade devo dizer que tirando um ou outro momento, a seleção nacional mesmo não estando por cima estava no controlo do jogo, por isso acho que Portugal jogou bem melhor que a seleção italiana.

Quanto ao senhor árbitro tirando um ou outro lance, nomeadamente o do penalti sobre Pizzi, acho que até esteve à altura do jogo.

Este jogo, foi para mim um alívio pois quando soube o grupo da nossa seleção nesta nova competição, fiquei muito nervoso principalmente devido a esta Itália, pois eu acreditei que depois da não qualificação para o Mundial da Rússia, a “squadra azurra” iria fazer tudo para aniquilar os adversários e chegar ao Europeu. Mas ao assistir ao jogo fiquei com a impressão que está Itália está muito fraquinha e que por este andar os homens da “bota mediterrânica não chegaram ao Europeu.

Para concluir dizer que esta vitória coloca Portugal em boa posição para conseguir o tão desejado apuramento.


P.S.: Pedimos desculpa pelo atraso nesta e noutras publicações, mas por motivos pessoais e profissionais impediram a publicação dos mesmos. Mas contamos que a partir desta ou da próxima semana tudo volte ao normal.

Resultado de imagem para portugal italia liga das nações


Francisco Gomes                 20/09/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O pior Roast de sempre

O pior Roast de sempre Antes de ir ao texto, gostava de dar as boas-vindas à nova membro do blog, a Joana Simões. Sim amigos, eu sei que há temas mais interessantes, ou pelo menos mais atuais para falar, mas primeiro o André Ferreira já falou da liga. Mas tens o Porto na Champions, podias falar disso, dizem vocês. Podia, mas para desastres já basta este Roast, e o Macaco está nas duas (sim, é verdade) e ainda há a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas eu já estou tão farto desse tema que, pura e simplesmente não vou falar disso. Mas indo ao que interessa, no passado domingo, a TVI, achou por bem transmitir o Roast ao José Castelo Branco e foi diferente do habitual e isso não quer dizer que tenha sido mau, quer dizer… enfim, já lá vamos. Primeiro vou analisar os intervenientes individualmente e depois passarei à análise global  do Roast, em si: A Pipoca Mais Doce, ou Ana Garcia Martins, como quiserem dizer, foi a anfitriã deste Roast, uma das muitas figura