Avançar para o conteúdo principal

Prometido Império és tu?


Prometido Império és tu?

André Sousa, Bebé, Vítor Hugo, André Coelho, Fábio Cecílio, João Matos, Nilson, Tunha, Pany, Bruno Coelho, Márcio, Pedro Cary, Ricardinho e Tiago Brito.

São estes os nomes dos 14 heróis do mar que no passado dia 10 de Fevereiro levantaram a taça de Campeões Europeus de Futsal .

Antes de tudo eu sei que este texto está a sair mais tarde do que o que seria desejável, mas eu precisei deste tempo para fermentar as ideias sobre esta conquista.
Mas vamos ao que interessa, a final. Gostava de começar por dizer que não concordo que Portugal tenha dominado o jogo de forma tão clara como alguns dizem.

 Eu acho que foi um jogo bastante dividido com duas grandes a quererem a vitória. Foi sem dúvida um «Hino» à modalidade a qualidade dos jogadores e do jogo foi digno de uma daquelas finais que qualquer amante da modalidade irá se lembrar para sempre.

A prova disto é que mais do que a qualidade individual dos jogadores, o que decidiu o jogo foram 5 erros. 2 de Portugal e 3 de Espanha, claro que não foram erros gravíssimos, mas foram 5 pequenas falhas que acontecem em todos os jogos, mas que num jogo daqueles tornam-se em erros «fatais» (felizmente foram mais fatais para os espanhóis).

Mas este jogo vem na sequência de incríveis coisas que estão a acontecer a Portugal estamos numa sequência de incríveis vitórias que muito me orgulham e nos orgulham enquanto povo.

Vocês já repararam nas coincidências dos 2 europeus que conquistamos( futebol e futsal)?
Foram os dois em dias 10 fevereiro e julho, os melhores do mundo em ambos os casos lesionaram-se Ricardinho e o CR7 e por fim ambas as conquistas foram no prolongamento. 

O que isto quer dizer, em princípio nada, mas pode ser uma pista para o mundial que aí 
vem.

Juntando estas conquistas a outras como Centeno no Eurogrupo, Guterres na ONU e a vitória na Eurovisão. Será que podemos dizer que este é o inicio do tal de 5º império que em tempos prometerem à Nação Valente e Imortal?

Espero bem que sim pois nós os Heróis do Mar já conseguimos ouvir a Voz dos nosso egrégios avós que nos quer guiar à vitória.    

 Para finalizar só gostava de dizer: Já está, o caneco é nosso!!!!!

Francisco Gomes   17/02/2018
Imagem relacionada

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Palavra

A Palavra Antes de começar, deixem-me dizer-vos que estou a escrever este texto não porque aconteceu algo de importante que me tenha levado a escrever este artigo, mas sim porque cada vez mais noto a forma como é que a palavra (ou neste caso a falta dela) estão a influenciar tudo e todos. Para não começar já a disparar para todos os lados, e como todos devem perceber (alguns lembrar-se) antigamente a palavra era tudo. Era o que ditava o que iria acontecer (num determinado produto, ou num negócio, ou até mesmo numa simples confissão). Não sei a razão certa para isso acontecer, mas como não havia algo mais a que as pessoas se pudessem agarrar caso alguma coisa corresse mal, as pessoas acreditavam na palavra. Hoje, isso é algo que já não existe. Os “negócios” são feitos já com dinheiro, as confissões quase que não interessam (e aqui não me refiro só às da Igreja). A palavra já não conta para nada. As promessas são outra coisa que já não interessam. Uma pessoa hoje diz uma coi...

Casal da Treta: De chorar a rir

Casal da Treta: De chorar a rir Hoje vou fazer a analise de uma coisa diferente daquilo que é o habitual, isto é, de uma peça de teatro. E como podem ver pelo título, essa peça será o Casal da Treta protagonizada por Ana Bola e José Pedro Gomes. Esta peça surge como complemento da trilogia iniciada com a peça, a serie, o livro e o filme “Conversa da Treta”, se bem que o filme chamava-se “Filme da Treta”, mas isso agora não interessa. Em “Conversa da Treta” José Pedro Gomes protagonizava o seu eterno Zézé e era acompanhado por Toni interpretado pelo saudoso António Feio. A segunda peça desta trilogia foi Filho da Treta em que José Pedro, mais uma vez como, Zézé regressava, mas desta vez acompanhado por António Machado, que fazia de Júnior, filho de Toni. Mas agora, e passando ao que me trouxe aqui, desta vez José Pedro Gomes, regressa com o seu icónico Zézé e desta vez vem, como disse em cima, acompanhado por Ana Bola que faz de sua mulher chamada de Détinha . Antes ...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...

Ouro sem apoio

Ouro sem apoio Já terminaram os Jogos Europeus, disputados em Minsk. A competição, que teve início no dia 21 de junho, terminou com Portugal a ter uma melhor prestação que nos Jogos anteriores, de 2015. Nesta competição, de 2019, Portugal conseguiu ganhar 15 medalhas, no total, superando as 10 ganhas em 2015. A seleção de futebol de praia portuguesa, Fu Yu e Carlos Nascimento ganharam, então, as 3 medalhas de ouro, respetivamente, no futebol de praia, singulares femininos de ténis de mesa e 100 metros do atletismo. A equipa de Judo, composta por Telma Monteiro, Rochele Nunes, Jorge Fernandes, Anri Egutidze, Bárbara Timo e Jorge Fonseca, o ciclista Nelson Oliveira, as ginastas acrobáticas, Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, e o canoísta, Fernando Pimenta ganharam as 6 medalhas de prata, no Judo por equipas mistas, no contrarrelógio, nas provas de combinado e de exercício dinâmico e no K1 1000 e K1 5000, respetivamente. As 6 medalhas de bronze foram ganh...