Avançar para o conteúdo principal

Prometido Império és tu?


Prometido Império és tu?

André Sousa, Bebé, Vítor Hugo, André Coelho, Fábio Cecílio, João Matos, Nilson, Tunha, Pany, Bruno Coelho, Márcio, Pedro Cary, Ricardinho e Tiago Brito.

São estes os nomes dos 14 heróis do mar que no passado dia 10 de Fevereiro levantaram a taça de Campeões Europeus de Futsal .

Antes de tudo eu sei que este texto está a sair mais tarde do que o que seria desejável, mas eu precisei deste tempo para fermentar as ideias sobre esta conquista.
Mas vamos ao que interessa, a final. Gostava de começar por dizer que não concordo que Portugal tenha dominado o jogo de forma tão clara como alguns dizem.

 Eu acho que foi um jogo bastante dividido com duas grandes a quererem a vitória. Foi sem dúvida um «Hino» à modalidade a qualidade dos jogadores e do jogo foi digno de uma daquelas finais que qualquer amante da modalidade irá se lembrar para sempre.

A prova disto é que mais do que a qualidade individual dos jogadores, o que decidiu o jogo foram 5 erros. 2 de Portugal e 3 de Espanha, claro que não foram erros gravíssimos, mas foram 5 pequenas falhas que acontecem em todos os jogos, mas que num jogo daqueles tornam-se em erros «fatais» (felizmente foram mais fatais para os espanhóis).

Mas este jogo vem na sequência de incríveis coisas que estão a acontecer a Portugal estamos numa sequência de incríveis vitórias que muito me orgulham e nos orgulham enquanto povo.

Vocês já repararam nas coincidências dos 2 europeus que conquistamos( futebol e futsal)?
Foram os dois em dias 10 fevereiro e julho, os melhores do mundo em ambos os casos lesionaram-se Ricardinho e o CR7 e por fim ambas as conquistas foram no prolongamento. 

O que isto quer dizer, em princípio nada, mas pode ser uma pista para o mundial que aí 
vem.

Juntando estas conquistas a outras como Centeno no Eurogrupo, Guterres na ONU e a vitória na Eurovisão. Será que podemos dizer que este é o inicio do tal de 5º império que em tempos prometerem à Nação Valente e Imortal?

Espero bem que sim pois nós os Heróis do Mar já conseguimos ouvir a Voz dos nosso egrégios avós que nos quer guiar à vitória.    

 Para finalizar só gostava de dizer: Já está, o caneco é nosso!!!!!

Francisco Gomes   17/02/2018
Imagem relacionada

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rubrica | De Twitchs para Streamers - RicFazeres

De Twitchs para Streamers Nesta minha rubrica eu vou falar-vos sobre Youtubers e streamers   (nacionais e estrangeiros). Neste espaço, eu vou analisar o canal, tendo em conta o seu conteúdo, o publico alvo, a qualidade do vídeo, a regularidade e por fim, e não menos importante, o próprio criador de conteúdo. Por fim gostava de vos avisar que todas as avaliações serão baseadas na minha opinião pessoal, sendo feitas numa escala de 0 (perigo público, não vejam) a 10 (deixem a vossa vida social e vejam todos os vídeos!!) RicFazeres, o Youtuber do passado que é novidade Decidi iniciar este espaço com o RicFazeres, pois ele é, para mim, dos melhores Youtubers a nível nacional e sem dúvida algo refrescante no panorama atual do Youtube, em Portugal e no Mundo, já muito bem referido no texto “ A doenças das visualizações ” (já agora não lhe digam que eu o elogiei senão ninguém o cala). Ricardo Fazeres de 39 anos, de Odivelas iniciou o seu canal em 2012. Foi no fin...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada O verão dá-nos mais tempo livre do que provavelmente qualquer outra parte do ano, mas esta característica muitas vezes valorizada pela generalidade das pessoas, pode também ser um obstáculo. Passo já a explicar o porquê de considerar todo este tempo livre, como uma espécie de obstáculo. Pelo facto de estarmos sujeitos a este período alargado de descanso (férias), falando pelo menos na minha situação, a cabeça não pára de pensar em maneiras de ocupar e preencher o tempo. Ora muito bem, imediatamente a seguir à discussão mental das atividades a efetuar, somos invadidos por uma enorme preguiça, que nos faz adiar de certo modo, a vontade de levar a cabo tal ideia, face a todo o tempo ainda disponível. A verdade é que acabam os dias por passar, sem nós termos realizado muitas das coisas previamente pensadas, infetando-nos com uma leve sensação de insatisfação abstrata e complexa de descrever.   O primeiro passo par...

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

O recomeço da nossa velha paixão

O recomeço da nossa velha paixão Estamos na semana em que após o treino em jogos de pré-época e da disputa da maioria das supertaças nos mais diversos países, entre campeões, vencedores de supertaças ou ambos, vai recomeçar a nossa velha paixão, o início de todos os campeonatos europeus. Podemos juntar a tudo isto a janela de transferências, que não podemos afastar deste processo, pois ela é aquilo que nos abre muito o apetite para a nova temporada e este é daqueles anos em que esse gostinho está enorme! Pois vejamos: CR7 na Juventus, Courtois no Real Madrid, Vidal no Barcelona, Buffon no PSG, Mahrez no Manchester City, Higuain no Milan ou Kepa no Chelsea, entre outros. Já para não falar no câmbio de treinadores entre os diversos clubes e mais do que tudo, se estarão bem oleadas as máquinas das diversas equipas. Em Inglaterra, o City terá estofo para continuar a ser o indiscutível número um? Conseguirá Mourinho pôr fim a essa onda azul clara do rival quando disse que não ...