Avançar para o conteúdo principal

CDS primeiro, uma realidade ou utopia?


CDS primeiro, uma realidade ou utopia?

Ocorreu no fim de semana passado o 27ºCongresso do CDS/PP, um histórico da nossa democracia que já foi chamado e intitulado de “partido dos ricos” a “partido dos fachos” passando pelo mítico “partido do táxi”, alcunha usada na legislatura 1987-1991 em que os centristas tinham apenas 4 deputados.

Um Congresso marcado não só pelo anúncio de recandidatura de Nuno Melo ao Parlamento Europeu mas sobretudo pela continuação e consolidação da atual liderança de Assunção Cristas que mesmo à frente de Rui Rio em Lamego afirmou ser a líder da oposição e já se ver como futura Primeira-Ministra. Esta é a questão, o CDS ser primeiro ou simplesmente à frente do PSD é uma realidade ou utopia?

Devo dizer que duvido muito, porque historicamente há uma parecença entre o CDS e o Bloco de Esquerda que é: sempre que numa eleição sobem de votação nunca se percebe se o partido cresceu ou simplesmente “engordou” ou “inchou” porque quando ambos sobem a votação é por crise de popularidade do partido que está no poder ou saiu dele.

Temos o exemplo de 2009 para não ir mais longe, em que o PS perdeu cerca de 500 mil votos diretamente para o CDS e para o Bloco, em 2011 percebeu-se que o Bloco não tinha crescido mas sim “engordado” por ser apenas protesto e nada de soluções durante os dois anos anteriores e lá se foram mais de 200 mil votos para o PSD, PS e até PCP de forma repartida, enquanto que o CDS manteve a onda positiva subindo cerca de 70 mil votos tirados ao PS e ao PSD. 

Já em 2015 percebeu-se que o CDS também pelo desgaste de 4 anos de governação coligado com o PSD e embora nunca se vá saber qual perdeu mais, lá se foram 700 mil votos embora e surpreendentemente destes cerca de 300 mil foram para… o Bloco! 200 mil para o PS e os restantes para a abstenção.

Com estes dados que revelei percebe-se não só que o voto em Portugal é pouco ideológico ao contrário de países como Inglaterra, em que há décadas que existem famílias que votam Conservadores e outras Trabalhistas, na Alemanha em que há famílias que há gerações que votam CDU e outras SPD ou mesmo nos EUA onde há muitos milhares de famílias que desde sempre votam Republicanos e outras Democratas, como também se percebe que os pequenos partidos com representação parlamentar nunca crescem a sério ao ponto de ultrapassar PS e PSD, mas “incham” pelo descontentamento das hostes rosas e laranjas, porque não se consegue acreditar que alguém que seja um socialista moderado ou um social-democrata de raiz do nada passe a ser um militante de uma direita liberal economicamente com costumes conservadores e democratas-cristãos ou passe a ser um revolucionário que aderiu profundamente ao Marxismo económico e social.

No caminho para as próximas eleições legislativas, está tudo em aberto e surpresas podem acontecer a qualquer momento, basta um líder partidário dar um passo em falso ou uma declaração infeliz e tudo muda, aliás a nossa democracia está rica nesse aspeto.

Já tenho o meu voto definido embora não o revele, mas tenho a certeza de uma coisa em termos de estratégia para as próximas legislativas, o CDS não pode nem deve procurar e tentar ser uma cópia menor do PSD ou seja, abdicar dos seus próprios princípios e valores mais antigos para se preocupar com o pragmatismo do dia e com o poder pelo poder, sempre que o CDS entrou nessa lógica perdeu.

 Porque o CDS não se pode esquecer que grande parte da direita portuguesa vota tradicionalmente no PSD apenas para que o PS perca as eleições, mas acima disso tudo e que está mal hoje em dia é o facto de já não haver ideologia e só pragmatismo nos partidos, logo se o CDS quer marcar a diferença pela positiva devia arrepiar caminho porque se coisas boas ficaram no passado porque não voltarem? 

Não parece ser isso que quer Assunção Cristas embora diga que o CDS é a principal casa da direita em Portugal e está agarrado à matriz democrata-cristã porque caso alguém ainda não saiba, a lista de Assunção Cristas perdeu no Congresso lugares no Conselho Nacional do partido para as fações mais contrárias à atual liderança e a contestam internamente.

 Aqui refiro-me nomeadamente à Juventude Popular e ao movimento “Tendência e Esperança em Movimento” liderado pelo militante Abel Matos Santos entre outros que há uns meses juntou numa Universidade em Lisboa os ex-líderes Adriano Moreira, Manuel Monteiro e Ribeiro e Castro, embora o primeiro tenha sido convidado para Senador, os dois restantes continuam afastados do partido e não são desejados para retorno pela atual liderança.

 Falando deste movimento, pretende revogar a atual lei do aborto, do casamento homossexual e adoção de crianças, tal como impedir a legalização da eutanásia e a realização de um referendo sobre esta questão, tudo o que o movimento acha que a atual liderança não pretende fazer, uma agenda mais conservadora para os costumes. 

Já a JP pretende de novo representação parlamentar a pedido do seu Presidente Francisco Rodrigues dos Santos e tal como eu referi atrás e assim gostaria, a JP quer restituir a ideologia ao partido em vez de um pragmatismo que o descaracteriza.

No geral, o partido parece ter mais apoio popular que tinha há dois anos, esteve bem nas autárquicas e pode sem dúvida ganhar deputados nas próximas eleições.

 Mas em contrapartida e de acordo com a informação que tenho, existe muita oposição interna e discordante de Assunção Cristas e sua direção. Vamos ver o que vai acontecer daqui para a frente. O CDS vai chegar mesmo ao topo ou isso é uma utopia?

Jorge Afonso  15/3/2018
Resultado de imagem para assunção cristas cds

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...

Reportagem | TerraNova uma rádio com história!

TerraNova uma rádio com história! Os Politicamente Incorretos, fizeram uma pesquisa sobre uma das rádios mais relevantes e enraizadas da região de Aveiro. Este Trabalho foi feito na sequência da cadeira de História dos Média. Esperemos que gostem desta nossa investigação! Muitos mais documentários , investigações e vídeos variados, serão produzidos no futuro por todos os membros deste Blog. Canal de Youtube dos PI - www.youtube.com/channel/UCq5DIqxPZEDvVCevnqfOtSg Facebook dos PI - www.facebook.com/PoliticamenteIncorretosPT Tiago Queirós | Jorge Afonso | André Ferreira | Francisco Gomes 01/07/2018

Mundial 2018 | Quartos-de-Final

Mundial 2018 | Quartos-de-Final Logótipo oficial do Mundial da Rússia 2018 No tudo ou nada, as equipas estão cada vez mais perto de chegar ao grande objetivo: vencer a Taça de Campeão do Mundo 2018. Mais uma etapa passada, e desta vez, 4 equipas que passam, em jogos alucinantes, que demonstram que apesar de tudo, ainda não se pode saber muito quem é que será o mais provável de ganhar. Assim sendo, vou passar à minha análise dos jogos dos quartos-de-final deste Mundial: Uruguai (0) – (2) França: o favorito era a França e foi a França que passou. Numa primeira parte muito bem equilibrada, a França conseguiu adiantar-se no marcador bem perto do intervalo, aos 40 minutos, por intermédio de Varane. Mas a segunda parte não foi melhor. Houve mais um golo (e que golo!), este de Griezmann, de fora da área, aos 61 minutos. A bola descreve um arco, enganando por completo Muslera (que frango!). Daí para a frente o jogo acalmou, houveram ataques em cada ...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...