Avançar para o conteúdo principal

Rubrica | Universo de Heróis - O Início da Marvel Studios

Rubrica | Universo de Heróis – O Início da Marvel Studios

Fotografia de celebração dos 10 anos de Marvel Studios

Com a Marvel Studios a fazer 10 anos, decidi fazer e mostrar, numa rubrica, o que eu acho ser mais pertinente acerca do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU em inglês). Em cada um dos artigos, vou fazer uma pequena introdução ao filme, expor o seu enredo (um pequeno resumo, para aqueles que não viram poderem ficar com “apetite” de ver os filmes), terminando com uma espécie de crítica (não é bem uma crítica, é mais uma opinião, pois não sou bem um crítico). No entanto, neste primeiro artigo da minha rubrica, vou explicar-vos um pouco melhor a história desta produtora, e o trajeto que ela fez para chegar onde está hoje.

Fundada em 1993, a atual Marvel Studios (entre 1993 e 1996 chamava-se Marvel Films) é, hoje, um dos estúdios de cinema norte-americano mais rentável da indústria. No entanto, nem sempre foi assim.

Na década de 90, a Marvel passava por uma crise financeira, e para escapar a essa crise a Marvel decidiu vender os direitos cinematográficos das suas personagens, e a partir desse momento, sem os direitos, a Marvel licenciava os filmes das suas personagens para outras personagens.

Já com a Marvel Studios formada, o primeiro filme licenciado pela produtora, lançado a 21 de agosto de 1998, foi Blade, um caçador de vampiros, que tinha sido produzido pela New Line Cinema. Em 1999, seguia-se o filme do Homem-Aranha, produzido pela Sony Pictures Entertainment, e o filme X-Men, produzido pela 20th Century Fox. E foram, precisamente, os filmes Blade e X-Men que mostraram que os filmes baseados em super-heróis dos quadradinhos podiam ser rentáveis.

Ainda num estado de crise, a Marvel ia negociando e fazendo acordos com outras produtoras, levando a empresa a cair cada vez mais economicamente, no entanto, a produtora continuava a licenciar filmes para outras empresas, acabando por, em 2004, a Marvel Studios “fechar” a porta as outras produtoras, planeando fazer eles próprios os seus filmes.

O objetivo da produtora sempre foi produzir os seus próprios filmes, num universo compartilhado, onde eram, depois, distribuídos por outras produtoras. Inicialmente, a Universal Studios era quem iria distribuir os filmes, mas com o arrastar das negociações, a Marvel Studios decidiu virar-se para a Paramount Pictures. Em 2005, a Marvel Enterprisis (que depois do acordo mudaria o seu nome para Marvel Enterteinment) anunciava o acordo com a Paramount Pictures.

E com esta nova forma de pensar e trabalhar, a Marvel Studios, que estava sempre atenta aos direitos cinematográficos das suas personagens, lá ia recuperando os direitos, tendo, cada vez mais, em seu poder, mais personagens para o seu “universo”.

Em 2007, a Marvel Studios começaria a produzir o seu universo compartilhado de filmes de super-heróis, com o filme que daria o pontapé inicial a este mundo, o Homem de Ferro. Desde 2007 a Marvel Studios já produziu “22 filmes, e tem mais 20 à espera de serem produzidos” (palavras do presidente Kevin Feige). Os 5 filmes seguintes (ao Homem de Ferro) seriam distribuídos pela Paramount Pictures (até a Disney se “intrometer”). Com a compra da Marvel Enterteinment pela The Walt Disney Company, por 4 mil milhões de dólares, em 2009, a Marvel, ditava assim o acordo, poderia continuar a produzir os seus filmes, que estes seriam, depois de outros acordos da Marvel acabarem, logo distribuídos pela Walt Disney. No ano passado, um acordo entre a Walt Disney e a 21st Century Fox deu mais direitos de personagens à Marvel Studios (como os X-Men e Quarteto-Fantástico).

No total, a Marvel já arrecadou mais de 14 biliões de dólares com os filmes produzidos (sem contar com o último filme lançado Vingadores: Guerra Infinita).

Quanto ao futuro do cinema da Marvel, ninguém sabe o que acontecerá depois do filme Vingadores 4 (ainda não têm título definido) – o final de todo um processo de construção desde o Homem de Ferro – mas, agora com mais personagens no seu “leque”, Feige tem muitos sítios para onde se virar, diversos personagens e diversos (e bons) vilões.

Não fugindo ao tema principal, o Universo Cinematográfico da Marvel tem mais sucesso que o Universo Estendido da DC, porque foi o primeiro universo compartilhado a aparecer (podendo, os fãs achar, que um está a tentar imitar o outro), porque o DCEU não foi planeado previamente como o MCU, e porque os filmes da DC têm um ar mais sombrio que os da Marvel (tendo mais pessoas como alvo, a Marvel).

Estando feita uma pequena introdução e história da produtora de cinema Marvel Studios, vou passar agora a abordar cada um dos filmes produzidos por esta empresa (filmes a partir de 2008), por isso vão estando atentos ao nosso blog para o lançamento dos próximos artigos desta rubrica.


Variação do logótipo da Marvel Studois ao longo dos anos

“With great powers, come great responsibility.” / “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” – Tio Ben para Peter Parker, in Amazing Fantasy (1962; 15º volume).



André Ferreira                       27/04/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

"Portugal não são os Estados Unidos da América"

“Portugal não são os Estados Unidos da América!” Fig.1- Marcelo na conferência de imprensa com Trump Ninguém parece conseguir meter a mão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem mesmo Trump, um dos líderes mais poderosos do mundo. Se ainda não estão a perceber a minha afirmação, passo a explicar. No passado dia 27 de junho de 2018, o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na Casa Branca, pelo também Presidente Americano Trump, acabando por cooperarem na elaboração de uma conferência de imprensa conjunta. A conferência de imprensa fomentou uma argumentação entre os dois líderes, sobre o grande símbolo nacional, Cristiano Ronaldo, vinho da Madeira e muitos outros temas, mas uma afirmação transmitida por Marcelo a Trump, instalou a polémica nas redes sociais e meios de comunicação social. Trump, com o seu tom assertivo característico, ao questionar se algum dia Cristiano concorreria á presidência contra Marcelo.   Marcelo calmamente e co...

O quintal marítimo português

O quintal marítimo português Desculpa esta ingratidão e negligência de que és alvo caro amigo. Tanto ofereceste a nós portugueses e agora mal te falamos. Tu que no passado nos destes a chave de meio mundo e uma riqueza inimaginável, sentes-te agora traído e enganado. Velho amigo, com a tua vastidão consegues tocar o horizonte e esconder num manto azulado mais segredos do que cabem na memória. É estranho pensar que em pleno século XVI eramos irmãos, não de sangue, mas sim de água. É verdade! Sem ti provavelmente não teríamos um tão glorioso e invejável passado, que poucas civilizações tiveram a honra e audácia de experienciar. Hoje em dia os abutres do dinheiro conspiram contra ti, tentando manchar a tua importância e valor. Estás num estado de constante perigo e ameaça, com iminentes derrames de petróleo e até poluição oriunda de todo o mundo. Infelizmente para os políticos a tua beleza e conservação não são um tema de máxima relevâ...

Brasil, o que se passa contigo?

Brasil, o que se passa contigo? Amigos lusitanos que me lêem, sou só eu que sempre identifiquei o Brasil, como o país que, apesar de uma elevada taxa de criminalidade, sempre teve uma aura de ser um país onde era propagado o amor ao próximo, o respeito e solidariedade para com quem sofre? É que eu gostava de saber se estou sozinho ou não neste aspeto. Mas esta, introdução toda para quê? (perguntam vocês) É porque hoje chegou-me uma notícia, através das minhas redes sociais (apesar disto a notícia é verdadeira), que denunciava um caso em que um jovem negro é amarrado e chicoteado por dois seguranças, nas traseiras de um supermercado pertencente à cadeia “RECOY”. Anexo a esta noticia encontra-se um vídeo que comprova toda a barbárie, que o jovem de 17 anos sofreu, nas mãos dos dois torturadores. Mas que crime tão grave era esse, para que esses dois tipos tivessem a ideia de o atacar tão violentamente. Estava a espancar uma idosa? Já sei uma criança. Não uma grávida. Não aind...

Chegou o Verão!

Chegou o Verão! Com o verão a chegar, já andam a maioria das pessoas, a pensar em férias, descanso e também uma grande quantidade de preguiça. Acordar com sol a entrar pela janela logo de madrugada, parece que até nos motiva a encarar o dia, com uma energia diferente, algo que por exemplo, a chuva dificilmente conseguirá fazer. Uma coisa é certa, existe um grave caso de indecisão entre as pessoas relativamente à temperatura ideal. Ora está sol e queixamos-nos que está demasiado calor, ora está chuva e choramos pelo facto de nem se ver o sol. Face a isto, admito que também pertenço a esses grupos de queixosos mal fundamentados! Chegou a época do ano onde a mesa, deixa-se invadir por cores vivas e frescas, quem não gosta de uma suculenta melancia ou meloa? Um simples e refrescante gelado, é também na maior parte das vezes, uma forma prática de escapar à imensidão do sol, por uns breves instantes. Consequentemente à chegada do sol, parece que se ativa no subconsciente de ...