Tony Carreira: reservado e correto ou
grosseiro e aldrabão?
Há quase um
ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de
plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos
declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou
totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em
plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e
que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a
analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos
últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas
respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi
um grosseiro aldrabão.
Todos nós
conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque
ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter
comprado um disco dele(nem o vou fazer), antes desta polémica reconhecia-lhe
muito mérito pelo que já tinha feito e fiquei admirador da pessoa dele, por ter
visto uma excelente postura perante a vida da parte dele expressa em
entrevistas do mesmo. Mas depois deste caso e de o ter visto com mais atenção
recentemente pelo que saiu nas notícias, comentários de especialistas e
restante opinião pública, confesso que o muito respeito que lhe tinha enquanto
artista passou a ser pouco… e não me estou a referir à acusação de agora.
Vamos lá
ver, eu admito perfeitamente que possa ser uma vingança que lhe está a ser
feita agora e acho-o mesmo, acredito profundamente que muito anteriormente
Carreira tenha feito os acordos com os artistas dos temas e tenha ficado legal,
mas a verdade é que o artista Tony Carreira como o conhecíamos depois de ter
acontecido isto, de se conhecer a acusação e saber a explicação do mesmo
artista, chegamos à conclusão que afinal a carreira e os sucessos do cantor
podem ter sido tudo uma mentira.
No mundo da
indústria musical, quando se quer acusar alguém de plágio tem que se saber
antes de tudo, o que é que se passou em termos contratuais. Existem diversos
artistas que cantavam temas de outros, mas através de compra de direitos do
tema como por exemplo Prince, Phil Collins ou Michael Jackson. Durante semanas
nós não sabíamos se isso tinha sido o exemplo do Tony Carreira, porque apenas
se soube pelos jornais e pela comunicação social e nada do ponto de vista
formal e jurídico.
Só depois é que Tony Carreira falou nos acordos que fez com os autores originais, mas depois
enterrou-se dizendo que era o “adaptador” dos temas. Adaptador? Essa palavra
não existe nem pode existir no mundo musical, segundo alguns especialistas.
Pode-se sim é fazer uma nossa versão de um tema de outra pessoa, mas aí teremos
de ter os chamados “mechanical rights” da editora e da companhia de discos. O
nosso conhecido produtor Luís Jardim, disse uma vez que dizer isso era como ir
a uma loja de roupa, roubar um casaco, cortar-lhe as mangas e depois aparecer
com ele vestido e dizer: “eu não o roubei, só adaptei!”.
Portanto há
que questionar, se o Tony Carreira adaptou os temas, então porque é que no
passado alegadamente registou os temas como seus? O mesmo disse numa entrevista
que vi, que o que lhe aconteceu agora foi o que lhe aconteceu há dez anos(2008),
em que nessa altura se falou daquilo que se fala hoje mas justamente, ou seja,
a história das canções plagiadas. Confessou também que na altura não negou o
plágio, pagou o que tinha de pagar a quem devia, acordou com os autores
originais os direitos e ficou tudo resolvido há dez anos. Prosseguiu a história
falando de um senhor de uma editora que perdeu com ele em tribunal um assunto
qualquer e que jurou um dia vingar-se de Tony, vingou-se ao entregar no MP uma
lista de 14(salvo erro) canções que Tony já fez acordos com autores(agora ou
antes) e evoca que Tony fez um crime antes de ter feito os acordos.
Para a
análise, meto de parte a história da vingança e não é verdade que Tony tenha
cometido crime se já tinha feito acordos com autores, aliás nem sei por que
carga de água é que só agora esse senhor se lembrou de acusar Tony Carreira de
plágio. Mas com toda essa história só posso concluir uma coisa: antes de
2008(ano em que Carreira foi acusado e resolveu tudo) afinal Tony Carreira teve
maioritariamente um sucesso artificial com temas que não eram seus!
Se formos a
analisar as canções identificadas vemos que, o seu tema “Depois de ti mais
nada” é uma cópia descarada de letra e tom do tema “Después de ti…Qué” de Rudy
Perez, até o seu mítico “Sonhos de menino” é um plágio de “L´idiot” de Hervé
Vilard e o tema “Se acordo e tu não estás” tem óbvias parecenças com “Me muero”
do duo Pimpinela. Mesmo que Tony Carreira já tenha alterado estes três temas de
seus para adaptados de outros autores, o que é verdade é que andou anos a
omitir ou a mentir que não eram temas seus e teve o sucesso que teve com obras
que não eram suas, ou seja, pode ter reparado o erro há dez anos, mas o mal já
tinha sido feito.
Jorge Afonso 30/07/2018
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