Avançar para o conteúdo principal

Portugal o país do Made in ...


Portugal o país do Made in…

Recentemente, estava eu num café esperando que me entregassem o pedido, e por acidente reparei que na mesa próxima à minha, onde estavam dois homens, se discutia o festival da Eurovisão. E ouvi um dos homens a dizer “ entre a música deste ano, e a do ano passado, não sei qual a pior”. 

Quando ouvi esta frase, fiquei algo chocado. Então, mas se, a música do ano passado era assim tão má,  como é que ganhou, e ainda por cima com a pontuação mais alta da história. A resposta não se fez esperar: “O Salvador só ganhou por se ter feito de coitadinho”. Claro que pensei logo: quem nunca teve um problema médico grave e “pediu” à TV7DIAS para o publicar, expondo a sua vida privada, que atire a primeira pedra.

A conversa seguiu e eu não consegui deixar de a acompanhar. Passaram então para o tema seleção e Ronaldo. Um deles diz “Este ano não ganhamos o mundial. Disso podes ter a certeza. Nós só ganhamos o Euro porque os nossos adversários não acertaram com a baliza. E aquele Ronaldo só se arma em bom. Digo-te, quem o elege melhor do mundo deve ser parvo”.

O meu cérebro imediatamente dissecou a frase e pensou: sim, claro que foi isso. E o facto de Portugal ter acertado na baliza adversária e as enormes exibições da nossa defesa, do nosso meio-campo e da linha avançada, não contam para nada. Num desporto cujo objetivo é marcar golos.

E claro que o Cristiano Ronaldo é mau. O facto de ele bater recordes, com a mesma velocidade que alguns descredibilizam o que é nacional, é incrível, e claro que não tem importância nenhuma, sendo que estes recordes foram criados por exemplo por Eusébio, Pelé e Di Stefano, que são apenas algumas das maiores lendas do futebol.

Mas conversa prosseguiu e o meu interesse não diminuiu. Nisto já se tinha juntado uma mulher à conversa, que disse: “É como a Sara Sampaio. É das mulheres mais feias que vi, sem dúvida. Só prova que as mulheres portuguesas não estão à altura destes desafios”. Os outros dois homens na mesa concordaram de forma quase imediata. 

Se o meu cérebro ficou preso na expressão “as mulheres portuguesas não estão à altura destes desafios”, mais ficou quando o homem disse que “Portugal é o pior país do mundo”.

Fui para casa pensando nisto tudo e cheguei a uma conclusão assustadora: são os de fora que mostram aos portugueses que devem amar Portugal. E isso surpreende-me. Como é que é possível? Lisboa só ser cool depois de alguns estrangeiros dizerem? Como é possível que o país da Europa ao qual foi dado o privilégio de juntar o mar e as suas belezas, com as paisagens em terra de forma sublime, se odiar tanto a si próprio? Isto é algo que me ultrapassa, eu que amo Portugal e tudo o que ele tem, não percebo estes meus compatriotas.

Mas estes mesmos comentaristas de café que dizem que o "que é de fora é que é bom"  são os mesmos que se atiram ferozmente, qual D. Afonso Henriques, contra todos os que são de fora e ousem falar algo de negativo sobre Portugal. Por isso, eu acho que isto é só ser português.


Imagem relacionada

Francisco Gomes 22/05/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Portugal não são os Estados Unidos da América"

“Portugal não são os Estados Unidos da América!” Fig.1- Marcelo na conferência de imprensa com Trump Ninguém parece conseguir meter a mão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem mesmo Trump, um dos líderes mais poderosos do mundo. Se ainda não estão a perceber a minha afirmação, passo a explicar. No passado dia 27 de junho de 2018, o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na Casa Branca, pelo também Presidente Americano Trump, acabando por cooperarem na elaboração de uma conferência de imprensa conjunta. A conferência de imprensa fomentou uma argumentação entre os dois líderes, sobre o grande símbolo nacional, Cristiano Ronaldo, vinho da Madeira e muitos outros temas, mas uma afirmação transmitida por Marcelo a Trump, instalou a polémica nas redes sociais e meios de comunicação social. Trump, com o seu tom assertivo característico, ao questionar se algum dia Cristiano concorreria á presidência contra Marcelo.   Marcelo calmamente e co...

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

Chegou o Verão!

Chegou o Verão! Com o verão a chegar, já andam a maioria das pessoas, a pensar em férias, descanso e também uma grande quantidade de preguiça. Acordar com sol a entrar pela janela logo de madrugada, parece que até nos motiva a encarar o dia, com uma energia diferente, algo que por exemplo, a chuva dificilmente conseguirá fazer. Uma coisa é certa, existe um grave caso de indecisão entre as pessoas relativamente à temperatura ideal. Ora está sol e queixamos-nos que está demasiado calor, ora está chuva e choramos pelo facto de nem se ver o sol. Face a isto, admito que também pertenço a esses grupos de queixosos mal fundamentados! Chegou a época do ano onde a mesa, deixa-se invadir por cores vivas e frescas, quem não gosta de uma suculenta melancia ou meloa? Um simples e refrescante gelado, é também na maior parte das vezes, uma forma prática de escapar à imensidão do sol, por uns breves instantes. Consequentemente à chegada do sol, parece que se ativa no subconsciente de ...

Ai os Maias...os Maias...

Ai os Maias…os Maias… Muitas vezes opinamos e pensamos que, quer na política, legislação ou qualquer tipo de regras que o que está, está quase sempre mal e defendemos umas mudanças, grandes ou pequenas. Mas a verdade é que quando chega a altura de alguém ir fazer essas mudanças desejadas, nunca são feitas como deve ser. Isto é defeito muito penoso que a nossa sociedade tem nos mais diversos setores. Embora eu não seja nenhum especialista na matéria, defendo tal como muitos intelectuais, professores, jornalistas, etc… que os programas ou currículos das nossas escolas mereciam uma profunda reforma. Primeiro, a verdade é que já há muitos anos a fio que os estudantes portugueses estão a aprender muita coisa que não interessa a ninguém, sem ser a pessoas que queiram seguir a determinada área e segundo, existe uma quantidade de matérias simples, costumes e autores que são ignorados ou postos de lado pelo ensino ao não fazerem parte dos seus programas. Podia falar de tanta q...

Um Novo Começo

Um Novo Começo Mudam-se os sítios, mudam-se as pessoas, ou como diria José Mário Branco, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança, todo o mundo é composto de mudança”! Esta será a minha segunda experiência num blog, mas ao contrário da primeira, desta vez não estarei sozinho.  No meu primeiro blog chamado “Um Espaço à Análise Politica Nacional”, estava por minha conta a escrever em média 11 a 12 vezes por mês um comentário ou análise a diversos acontecimentos políticos da ocasião.  Criei-o para uma cadeira que fiz no meu primeiro ano de Faculdade e foi uma experiência muito boa. Agora, em outra Faculdade, em outra cidade, com novas pessoas próximas e com diversos gostos partilhados entre nós, decido com todo o gosto embarcar em mais uma ideia destas, não só pelo gosto da escrita mas também porque partilhar algo, desde um ponto de vista a um gosto, é uma maneira de muita gente nos ficar a conhecer um pouco melhor e se calh...