Avançar para o conteúdo principal

Portugal o país do Made in ...


Portugal o país do Made in…

Recentemente, estava eu num café esperando que me entregassem o pedido, e por acidente reparei que na mesa próxima à minha, onde estavam dois homens, se discutia o festival da Eurovisão. E ouvi um dos homens a dizer “ entre a música deste ano, e a do ano passado, não sei qual a pior”. 

Quando ouvi esta frase, fiquei algo chocado. Então, mas se, a música do ano passado era assim tão má,  como é que ganhou, e ainda por cima com a pontuação mais alta da história. A resposta não se fez esperar: “O Salvador só ganhou por se ter feito de coitadinho”. Claro que pensei logo: quem nunca teve um problema médico grave e “pediu” à TV7DIAS para o publicar, expondo a sua vida privada, que atire a primeira pedra.

A conversa seguiu e eu não consegui deixar de a acompanhar. Passaram então para o tema seleção e Ronaldo. Um deles diz “Este ano não ganhamos o mundial. Disso podes ter a certeza. Nós só ganhamos o Euro porque os nossos adversários não acertaram com a baliza. E aquele Ronaldo só se arma em bom. Digo-te, quem o elege melhor do mundo deve ser parvo”.

O meu cérebro imediatamente dissecou a frase e pensou: sim, claro que foi isso. E o facto de Portugal ter acertado na baliza adversária e as enormes exibições da nossa defesa, do nosso meio-campo e da linha avançada, não contam para nada. Num desporto cujo objetivo é marcar golos.

E claro que o Cristiano Ronaldo é mau. O facto de ele bater recordes, com a mesma velocidade que alguns descredibilizam o que é nacional, é incrível, e claro que não tem importância nenhuma, sendo que estes recordes foram criados por exemplo por Eusébio, Pelé e Di Stefano, que são apenas algumas das maiores lendas do futebol.

Mas conversa prosseguiu e o meu interesse não diminuiu. Nisto já se tinha juntado uma mulher à conversa, que disse: “É como a Sara Sampaio. É das mulheres mais feias que vi, sem dúvida. Só prova que as mulheres portuguesas não estão à altura destes desafios”. Os outros dois homens na mesa concordaram de forma quase imediata. 

Se o meu cérebro ficou preso na expressão “as mulheres portuguesas não estão à altura destes desafios”, mais ficou quando o homem disse que “Portugal é o pior país do mundo”.

Fui para casa pensando nisto tudo e cheguei a uma conclusão assustadora: são os de fora que mostram aos portugueses que devem amar Portugal. E isso surpreende-me. Como é que é possível? Lisboa só ser cool depois de alguns estrangeiros dizerem? Como é possível que o país da Europa ao qual foi dado o privilégio de juntar o mar e as suas belezas, com as paisagens em terra de forma sublime, se odiar tanto a si próprio? Isto é algo que me ultrapassa, eu que amo Portugal e tudo o que ele tem, não percebo estes meus compatriotas.

Mas estes mesmos comentaristas de café que dizem que o "que é de fora é que é bom"  são os mesmos que se atiram ferozmente, qual D. Afonso Henriques, contra todos os que são de fora e ousem falar algo de negativo sobre Portugal. Por isso, eu acho que isto é só ser português.


Imagem relacionada

Francisco Gomes 22/05/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...