Avançar para o conteúdo principal

Portugal o país do Made in ...


Portugal o país do Made in…

Recentemente, estava eu num café esperando que me entregassem o pedido, e por acidente reparei que na mesa próxima à minha, onde estavam dois homens, se discutia o festival da Eurovisão. E ouvi um dos homens a dizer “ entre a música deste ano, e a do ano passado, não sei qual a pior”. 

Quando ouvi esta frase, fiquei algo chocado. Então, mas se, a música do ano passado era assim tão má,  como é que ganhou, e ainda por cima com a pontuação mais alta da história. A resposta não se fez esperar: “O Salvador só ganhou por se ter feito de coitadinho”. Claro que pensei logo: quem nunca teve um problema médico grave e “pediu” à TV7DIAS para o publicar, expondo a sua vida privada, que atire a primeira pedra.

A conversa seguiu e eu não consegui deixar de a acompanhar. Passaram então para o tema seleção e Ronaldo. Um deles diz “Este ano não ganhamos o mundial. Disso podes ter a certeza. Nós só ganhamos o Euro porque os nossos adversários não acertaram com a baliza. E aquele Ronaldo só se arma em bom. Digo-te, quem o elege melhor do mundo deve ser parvo”.

O meu cérebro imediatamente dissecou a frase e pensou: sim, claro que foi isso. E o facto de Portugal ter acertado na baliza adversária e as enormes exibições da nossa defesa, do nosso meio-campo e da linha avançada, não contam para nada. Num desporto cujo objetivo é marcar golos.

E claro que o Cristiano Ronaldo é mau. O facto de ele bater recordes, com a mesma velocidade que alguns descredibilizam o que é nacional, é incrível, e claro que não tem importância nenhuma, sendo que estes recordes foram criados por exemplo por Eusébio, Pelé e Di Stefano, que são apenas algumas das maiores lendas do futebol.

Mas conversa prosseguiu e o meu interesse não diminuiu. Nisto já se tinha juntado uma mulher à conversa, que disse: “É como a Sara Sampaio. É das mulheres mais feias que vi, sem dúvida. Só prova que as mulheres portuguesas não estão à altura destes desafios”. Os outros dois homens na mesa concordaram de forma quase imediata. 

Se o meu cérebro ficou preso na expressão “as mulheres portuguesas não estão à altura destes desafios”, mais ficou quando o homem disse que “Portugal é o pior país do mundo”.

Fui para casa pensando nisto tudo e cheguei a uma conclusão assustadora: são os de fora que mostram aos portugueses que devem amar Portugal. E isso surpreende-me. Como é que é possível? Lisboa só ser cool depois de alguns estrangeiros dizerem? Como é possível que o país da Europa ao qual foi dado o privilégio de juntar o mar e as suas belezas, com as paisagens em terra de forma sublime, se odiar tanto a si próprio? Isto é algo que me ultrapassa, eu que amo Portugal e tudo o que ele tem, não percebo estes meus compatriotas.

Mas estes mesmos comentaristas de café que dizem que o "que é de fora é que é bom"  são os mesmos que se atiram ferozmente, qual D. Afonso Henriques, contra todos os que são de fora e ousem falar algo de negativo sobre Portugal. Por isso, eu acho que isto é só ser português.


Imagem relacionada

Francisco Gomes 22/05/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O pior Roast de sempre

O pior Roast de sempre Antes de ir ao texto, gostava de dar as boas-vindas à nova membro do blog, a Joana Simões. Sim amigos, eu sei que há temas mais interessantes, ou pelo menos mais atuais para falar, mas primeiro o André Ferreira já falou da liga. Mas tens o Porto na Champions, podias falar disso, dizem vocês. Podia, mas para desastres já basta este Roast, e o Macaco está nas duas (sim, é verdade) e ainda há a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas eu já estou tão farto desse tema que, pura e simplesmente não vou falar disso. Mas indo ao que interessa, no passado domingo, a TVI, achou por bem transmitir o Roast ao José Castelo Branco e foi diferente do habitual e isso não quer dizer que tenha sido mau, quer dizer… enfim, já lá vamos. Primeiro vou analisar os intervenientes individualmente e depois passarei à análise global  do Roast, em si: A Pipoca Mais Doce, ou Ana Garcia Martins, como quiserem dizer, foi a anfitriã deste Roast, uma das muitas figura