Avançar para o conteúdo principal

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Com esta publicação dou início uma rubrica da minha autoria, onde vou apresentar, comentar e também expor diversas curiosidades relativamente a personalidades relevantes nacional e internacionalmente. Personalidades do presente ou do passado, que pelas conquistas, ambição ou influência mudaram a vida e o mundo.
Ao longo da elaboração desta nova rúbrica, espero que os nossos leitores recolham factos e admiração face a estes visionários.

Termino aqui a apresentação da rúbrica, vamos ao que interessa!

Dedico a primeira rúbrica a Elon Musk, um verdadeiro inovador, empreendedor, inventor e bilionário que ascendeu do nada até ao que é hoje.
 Elon Reeve Musk,nascido a 28 de junho de 1971 na África do Sul, é o atual diretor executivo e técnico da Spacex também diretor executivo da Tesla Motors assim como vice-presidente da OpenAI e CEO da Neuralink e SolarCity.

Mas como é que este magnata alcançou a fortuna estimada em 20,1 bilhões de dólares?
Desde muito novo que Elon era um prodígio com computadores, aprendendo a programar com apenas 12 anos de idade. Mostrou os primeiros sinais de empreendedorismo ao vender um jogo que criou, a uma revista por 500 dólares.
Um grande passo para o seu sucesso foi o facto de ter investido em Silicon Valley na Califórnia, E.U.A onde fundou a empresa PayPal que mais tarde cresceu para a dimensão global que possui.

Após a sua venda á empresa ebay em 2002, por 1.5 bilhões de dólares Elon recebeu proporcionalmente á sua quota da empresa, a quantia de 165 milhões $.
Este “pagamento” permitiu-lhe fundar novas empresas sendo que a primeira foi a SpaceX em 2002 que tem como objetivo principal converter viagens espaciais numa atividade mais acessível, através da reutilização dos foguetes propulsores.
Esta reutilização é completamente fulcral e um enorme passo, visto que pela primeira vez nesta indústria permite poupar milhares de milhões na construção de foguetes e outros componentes.

A empresa começou as investigações numa escala menor, o primeiro protótipo destes foguetes reutilizáveis foi lançado em 2014. Após muitos fracassos e tentativas, a empresa finalmente conseguiu aterrar com sucesso um foguete.
Tal acontecimento impulsionou a NASA a aliar-se à SpaceX. Muitos recordes foram batidos após a associação destas poderosas entidades.

A 25 de Maio de 2012, um veículo da SpaceX conseguiu acoplar com a Estação Espacial Internacional, tornando-se num marco histórico pelo facto de ter sido a primeira empresa comercial e privada a criar, lançar e acoplar um veículo á EEI.
Apenas 4 entidades foram capazes de mandar uma nave espacial a órbita e recuperá-la com sucesso na Terra, E.U.A, China, Rússia e a SpaceX (fundada por privados).
Recentemente foi anunciado que a empresa tem a intenção de fazer voar dois cidadãos á volta da lua, no fim de 2018.

Elon embora esteja decidido a simplificar as viagens interplanetárias, possui também projetos ligados á melhoria da qualidade de vida na Terra com a Tesla. Após o seu envolvimento com esta empresa em 2003, tem-se focado maioritariamente em produzir carros 100% elétricos.
Elon acredita que a única solução para pôr fim ao uso dos combustíveis fósseis, é que todos os carros sejam elétricos na sua totalidade. Pondo de parte os híbridos pois afirma que não resolvem os problemas, apenas atrasam a sua resolução.

Desde a fabricação do Tesla Roadster em 2008, a empresa tem sofrido um grande avanço económico e tecnológico. Em 2010 a empresa mudou-se para a Califórnia onde lidera uma das mais automatizadas e inovadoras empresas automobilísticas do mundo.
Com a evolução da marca, um maior reconhecimento é atingido, sendo já os seus veículos elétricos conhecidos como os mais sofisticados do mundo.
Com um olhar no futuro, a empresa Tesla concentra-se também noutro mercado. O mercado de armazenamento de energia e painéis solares.
Elon reforça que as baterias têm o poder de erradicar o uso de petróleo e combustíveis fósseis.

Musk tem uma mente brilhante e sem limites, tendo criado muitos outros projetos com vista a permitir ter uma vida mais produtiva e verde. Estando sempre ligado á tecnologia é difícil senão mesmo impossível prever o que fará daqui para a frente.

Curiosidades e factos sobre Elon Musk:

Na escola sempre foi vítima de bullying e muito ligado ás ciências.

Quando frequentou a Universidade alimentava-se diariamente com menos de 1$.

Para ter dinheiro costumava organizar festas para os outros alunos.

Musk desistiu do curso de Físicas Aplicadas apenas 2 dias após o seu inicio, para seguir as suas visões.

Com 28 anos comprou um Mclaren F1 (1 000 000 $) e não lhe atribuiu seguro.

A personagem Tony Stark, mais conhecida como Homem de Ferro no cinema, foi inspirada em Elon Musk.

Elon arriscou-se a perder tudo ao investir todos os seus fundos: (100 milhões na Spacex; 70 milhões na Tesla; 10 milhões na SolarCity).

Chegou a pedir dinheiro emprestado para pagar a renda.

Esteve casado 2 vezes com a mesma pessoa.

O seu salário da Tesla é apenas de 1$ por ano.

Elon Musk admitiu querer morrer em Marte e não na Terra.

Está a construir o 2º maior edifício do mundo denominado de Gigafactory, uma fábrica de baterias, que quando estiver terminada terá a capacidade de produzir num ano, mais baterias do que todo o mundo produziu desde sempre.

Musk criou um telhado ( telha ) capaz de captar energia solar e alimentar uma casa.

Possui 3 nacionalidades oficiais.

Elon Musk quer fornecer internet grátis em todo o mundo, através de satélites.


Imagem relacionada

Tiago Queirós         15/06/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Era uma vez... (mais) uma obra de arte de Tarantino

Era uma vez… (mais) uma obra de arte de Tarantino “Once Upon a Time… in Hollywood” estreou no passado dia 14 de agosto e é o mais recente (e penúltimo) filme de Quentin Tarantino. A história remonta à “Golden Age” do final dos anos 60 em Hollywood. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um famoso ator conhecido pela participação em filmes e séries do género western , e que vê a sua carreira a entrar em declínio. Cliff Booth (Brad Pitt) é o seu duplo e amigo de longa data. Juntos tentam adaptar-se às grandes mudanças do mundo do cinema em Hollywood. DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie são os três grandes nomes do filme. As suas performances são tão boas que fazem o argumento parecer uma coisa secundária. A atuação de DiCaprio como Rick Dalton é fenomenal, pois consegue transmitir todos os sentimentos da personagem da forma mais realista possível. Brad Pitt, tem uma boa prestação como Cliff Booth. Fez apenas aquilo que lhe competia, uma vez que a sua personagem é bastante linear ...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

O recomeço da nossa velha paixão

O recomeço da nossa velha paixão Estamos na semana em que após o treino em jogos de pré-época e da disputa da maioria das supertaças nos mais diversos países, entre campeões, vencedores de supertaças ou ambos, vai recomeçar a nossa velha paixão, o início de todos os campeonatos europeus. Podemos juntar a tudo isto a janela de transferências, que não podemos afastar deste processo, pois ela é aquilo que nos abre muito o apetite para a nova temporada e este é daqueles anos em que esse gostinho está enorme! Pois vejamos: CR7 na Juventus, Courtois no Real Madrid, Vidal no Barcelona, Buffon no PSG, Mahrez no Manchester City, Higuain no Milan ou Kepa no Chelsea, entre outros. Já para não falar no câmbio de treinadores entre os diversos clubes e mais do que tudo, se estarão bem oleadas as máquinas das diversas equipas. Em Inglaterra, o City terá estofo para continuar a ser o indiscutível número um? Conseguirá Mourinho pôr fim a essa onda azul clara do rival quando disse que não ...