Avançar para o conteúdo principal

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Com esta publicação dou início uma rubrica da minha autoria, onde vou apresentar, comentar e também expor diversas curiosidades relativamente a personalidades relevantes nacional e internacionalmente. Personalidades do presente ou do passado, que pelas conquistas, ambição ou influência mudaram a vida e o mundo.
Ao longo da elaboração desta nova rúbrica, espero que os nossos leitores recolham factos e admiração face a estes visionários.

Termino aqui a apresentação da rúbrica, vamos ao que interessa!

Dedico a primeira rúbrica a Elon Musk, um verdadeiro inovador, empreendedor, inventor e bilionário que ascendeu do nada até ao que é hoje.
 Elon Reeve Musk,nascido a 28 de junho de 1971 na África do Sul, é o atual diretor executivo e técnico da Spacex também diretor executivo da Tesla Motors assim como vice-presidente da OpenAI e CEO da Neuralink e SolarCity.

Mas como é que este magnata alcançou a fortuna estimada em 20,1 bilhões de dólares?
Desde muito novo que Elon era um prodígio com computadores, aprendendo a programar com apenas 12 anos de idade. Mostrou os primeiros sinais de empreendedorismo ao vender um jogo que criou, a uma revista por 500 dólares.
Um grande passo para o seu sucesso foi o facto de ter investido em Silicon Valley na Califórnia, E.U.A onde fundou a empresa PayPal que mais tarde cresceu para a dimensão global que possui.

Após a sua venda á empresa ebay em 2002, por 1.5 bilhões de dólares Elon recebeu proporcionalmente á sua quota da empresa, a quantia de 165 milhões $.
Este “pagamento” permitiu-lhe fundar novas empresas sendo que a primeira foi a SpaceX em 2002 que tem como objetivo principal converter viagens espaciais numa atividade mais acessível, através da reutilização dos foguetes propulsores.
Esta reutilização é completamente fulcral e um enorme passo, visto que pela primeira vez nesta indústria permite poupar milhares de milhões na construção de foguetes e outros componentes.

A empresa começou as investigações numa escala menor, o primeiro protótipo destes foguetes reutilizáveis foi lançado em 2014. Após muitos fracassos e tentativas, a empresa finalmente conseguiu aterrar com sucesso um foguete.
Tal acontecimento impulsionou a NASA a aliar-se à SpaceX. Muitos recordes foram batidos após a associação destas poderosas entidades.

A 25 de Maio de 2012, um veículo da SpaceX conseguiu acoplar com a Estação Espacial Internacional, tornando-se num marco histórico pelo facto de ter sido a primeira empresa comercial e privada a criar, lançar e acoplar um veículo á EEI.
Apenas 4 entidades foram capazes de mandar uma nave espacial a órbita e recuperá-la com sucesso na Terra, E.U.A, China, Rússia e a SpaceX (fundada por privados).
Recentemente foi anunciado que a empresa tem a intenção de fazer voar dois cidadãos á volta da lua, no fim de 2018.

Elon embora esteja decidido a simplificar as viagens interplanetárias, possui também projetos ligados á melhoria da qualidade de vida na Terra com a Tesla. Após o seu envolvimento com esta empresa em 2003, tem-se focado maioritariamente em produzir carros 100% elétricos.
Elon acredita que a única solução para pôr fim ao uso dos combustíveis fósseis, é que todos os carros sejam elétricos na sua totalidade. Pondo de parte os híbridos pois afirma que não resolvem os problemas, apenas atrasam a sua resolução.

Desde a fabricação do Tesla Roadster em 2008, a empresa tem sofrido um grande avanço económico e tecnológico. Em 2010 a empresa mudou-se para a Califórnia onde lidera uma das mais automatizadas e inovadoras empresas automobilísticas do mundo.
Com a evolução da marca, um maior reconhecimento é atingido, sendo já os seus veículos elétricos conhecidos como os mais sofisticados do mundo.
Com um olhar no futuro, a empresa Tesla concentra-se também noutro mercado. O mercado de armazenamento de energia e painéis solares.
Elon reforça que as baterias têm o poder de erradicar o uso de petróleo e combustíveis fósseis.

Musk tem uma mente brilhante e sem limites, tendo criado muitos outros projetos com vista a permitir ter uma vida mais produtiva e verde. Estando sempre ligado á tecnologia é difícil senão mesmo impossível prever o que fará daqui para a frente.

Curiosidades e factos sobre Elon Musk:

Na escola sempre foi vítima de bullying e muito ligado ás ciências.

Quando frequentou a Universidade alimentava-se diariamente com menos de 1$.

Para ter dinheiro costumava organizar festas para os outros alunos.

Musk desistiu do curso de Físicas Aplicadas apenas 2 dias após o seu inicio, para seguir as suas visões.

Com 28 anos comprou um Mclaren F1 (1 000 000 $) e não lhe atribuiu seguro.

A personagem Tony Stark, mais conhecida como Homem de Ferro no cinema, foi inspirada em Elon Musk.

Elon arriscou-se a perder tudo ao investir todos os seus fundos: (100 milhões na Spacex; 70 milhões na Tesla; 10 milhões na SolarCity).

Chegou a pedir dinheiro emprestado para pagar a renda.

Esteve casado 2 vezes com a mesma pessoa.

O seu salário da Tesla é apenas de 1$ por ano.

Elon Musk admitiu querer morrer em Marte e não na Terra.

Está a construir o 2º maior edifício do mundo denominado de Gigafactory, uma fábrica de baterias, que quando estiver terminada terá a capacidade de produzir num ano, mais baterias do que todo o mundo produziu desde sempre.

Musk criou um telhado ( telha ) capaz de captar energia solar e alimentar uma casa.

Possui 3 nacionalidades oficiais.

Elon Musk quer fornecer internet grátis em todo o mundo, através de satélites.


Imagem relacionada

Tiago Queirós         15/06/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Portugal não são os Estados Unidos da América"

“Portugal não são os Estados Unidos da América!” Fig.1- Marcelo na conferência de imprensa com Trump Ninguém parece conseguir meter a mão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem mesmo Trump, um dos líderes mais poderosos do mundo. Se ainda não estão a perceber a minha afirmação, passo a explicar. No passado dia 27 de junho de 2018, o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na Casa Branca, pelo também Presidente Americano Trump, acabando por cooperarem na elaboração de uma conferência de imprensa conjunta. A conferência de imprensa fomentou uma argumentação entre os dois líderes, sobre o grande símbolo nacional, Cristiano Ronaldo, vinho da Madeira e muitos outros temas, mas uma afirmação transmitida por Marcelo a Trump, instalou a polémica nas redes sociais e meios de comunicação social. Trump, com o seu tom assertivo característico, ao questionar se algum dia Cristiano concorreria á presidência contra Marcelo.   Marcelo calmamente e co...

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

Chegou o Verão!

Chegou o Verão! Com o verão a chegar, já andam a maioria das pessoas, a pensar em férias, descanso e também uma grande quantidade de preguiça. Acordar com sol a entrar pela janela logo de madrugada, parece que até nos motiva a encarar o dia, com uma energia diferente, algo que por exemplo, a chuva dificilmente conseguirá fazer. Uma coisa é certa, existe um grave caso de indecisão entre as pessoas relativamente à temperatura ideal. Ora está sol e queixamos-nos que está demasiado calor, ora está chuva e choramos pelo facto de nem se ver o sol. Face a isto, admito que também pertenço a esses grupos de queixosos mal fundamentados! Chegou a época do ano onde a mesa, deixa-se invadir por cores vivas e frescas, quem não gosta de uma suculenta melancia ou meloa? Um simples e refrescante gelado, é também na maior parte das vezes, uma forma prática de escapar à imensidão do sol, por uns breves instantes. Consequentemente à chegada do sol, parece que se ativa no subconsciente de ...

Ai os Maias...os Maias...

Ai os Maias…os Maias… Muitas vezes opinamos e pensamos que, quer na política, legislação ou qualquer tipo de regras que o que está, está quase sempre mal e defendemos umas mudanças, grandes ou pequenas. Mas a verdade é que quando chega a altura de alguém ir fazer essas mudanças desejadas, nunca são feitas como deve ser. Isto é defeito muito penoso que a nossa sociedade tem nos mais diversos setores. Embora eu não seja nenhum especialista na matéria, defendo tal como muitos intelectuais, professores, jornalistas, etc… que os programas ou currículos das nossas escolas mereciam uma profunda reforma. Primeiro, a verdade é que já há muitos anos a fio que os estudantes portugueses estão a aprender muita coisa que não interessa a ninguém, sem ser a pessoas que queiram seguir a determinada área e segundo, existe uma quantidade de matérias simples, costumes e autores que são ignorados ou postos de lado pelo ensino ao não fazerem parte dos seus programas. Podia falar de tanta q...

Um Novo Começo

Um Novo Começo Mudam-se os sítios, mudam-se as pessoas, ou como diria José Mário Branco, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, muda-se o ser, muda-se a confiança, todo o mundo é composto de mudança”! Esta será a minha segunda experiência num blog, mas ao contrário da primeira, desta vez não estarei sozinho.  No meu primeiro blog chamado “Um Espaço à Análise Politica Nacional”, estava por minha conta a escrever em média 11 a 12 vezes por mês um comentário ou análise a diversos acontecimentos políticos da ocasião.  Criei-o para uma cadeira que fiz no meu primeiro ano de Faculdade e foi uma experiência muito boa. Agora, em outra Faculdade, em outra cidade, com novas pessoas próximas e com diversos gostos partilhados entre nós, decido com todo o gosto embarcar em mais uma ideia destas, não só pelo gosto da escrita mas também porque partilhar algo, desde um ponto de vista a um gosto, é uma maneira de muita gente nos ficar a conhecer um pouco melhor e se calh...