Avançar para o conteúdo principal

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Com esta publicação dou início uma rubrica da minha autoria, onde vou apresentar, comentar e também expor diversas curiosidades relativamente a personalidades relevantes nacional e internacionalmente. Personalidades do presente ou do passado, que pelas conquistas, ambição ou influência mudaram a vida e o mundo.
Ao longo da elaboração desta nova rúbrica, espero que os nossos leitores recolham factos e admiração face a estes visionários.

Termino aqui a apresentação da rúbrica, vamos ao que interessa!

Dedico a primeira rúbrica a Elon Musk, um verdadeiro inovador, empreendedor, inventor e bilionário que ascendeu do nada até ao que é hoje.
 Elon Reeve Musk,nascido a 28 de junho de 1971 na África do Sul, é o atual diretor executivo e técnico da Spacex também diretor executivo da Tesla Motors assim como vice-presidente da OpenAI e CEO da Neuralink e SolarCity.

Mas como é que este magnata alcançou a fortuna estimada em 20,1 bilhões de dólares?
Desde muito novo que Elon era um prodígio com computadores, aprendendo a programar com apenas 12 anos de idade. Mostrou os primeiros sinais de empreendedorismo ao vender um jogo que criou, a uma revista por 500 dólares.
Um grande passo para o seu sucesso foi o facto de ter investido em Silicon Valley na Califórnia, E.U.A onde fundou a empresa PayPal que mais tarde cresceu para a dimensão global que possui.

Após a sua venda á empresa ebay em 2002, por 1.5 bilhões de dólares Elon recebeu proporcionalmente á sua quota da empresa, a quantia de 165 milhões $.
Este “pagamento” permitiu-lhe fundar novas empresas sendo que a primeira foi a SpaceX em 2002 que tem como objetivo principal converter viagens espaciais numa atividade mais acessível, através da reutilização dos foguetes propulsores.
Esta reutilização é completamente fulcral e um enorme passo, visto que pela primeira vez nesta indústria permite poupar milhares de milhões na construção de foguetes e outros componentes.

A empresa começou as investigações numa escala menor, o primeiro protótipo destes foguetes reutilizáveis foi lançado em 2014. Após muitos fracassos e tentativas, a empresa finalmente conseguiu aterrar com sucesso um foguete.
Tal acontecimento impulsionou a NASA a aliar-se à SpaceX. Muitos recordes foram batidos após a associação destas poderosas entidades.

A 25 de Maio de 2012, um veículo da SpaceX conseguiu acoplar com a Estação Espacial Internacional, tornando-se num marco histórico pelo facto de ter sido a primeira empresa comercial e privada a criar, lançar e acoplar um veículo á EEI.
Apenas 4 entidades foram capazes de mandar uma nave espacial a órbita e recuperá-la com sucesso na Terra, E.U.A, China, Rússia e a SpaceX (fundada por privados).
Recentemente foi anunciado que a empresa tem a intenção de fazer voar dois cidadãos á volta da lua, no fim de 2018.

Elon embora esteja decidido a simplificar as viagens interplanetárias, possui também projetos ligados á melhoria da qualidade de vida na Terra com a Tesla. Após o seu envolvimento com esta empresa em 2003, tem-se focado maioritariamente em produzir carros 100% elétricos.
Elon acredita que a única solução para pôr fim ao uso dos combustíveis fósseis, é que todos os carros sejam elétricos na sua totalidade. Pondo de parte os híbridos pois afirma que não resolvem os problemas, apenas atrasam a sua resolução.

Desde a fabricação do Tesla Roadster em 2008, a empresa tem sofrido um grande avanço económico e tecnológico. Em 2010 a empresa mudou-se para a Califórnia onde lidera uma das mais automatizadas e inovadoras empresas automobilísticas do mundo.
Com a evolução da marca, um maior reconhecimento é atingido, sendo já os seus veículos elétricos conhecidos como os mais sofisticados do mundo.
Com um olhar no futuro, a empresa Tesla concentra-se também noutro mercado. O mercado de armazenamento de energia e painéis solares.
Elon reforça que as baterias têm o poder de erradicar o uso de petróleo e combustíveis fósseis.

Musk tem uma mente brilhante e sem limites, tendo criado muitos outros projetos com vista a permitir ter uma vida mais produtiva e verde. Estando sempre ligado á tecnologia é difícil senão mesmo impossível prever o que fará daqui para a frente.

Curiosidades e factos sobre Elon Musk:

Na escola sempre foi vítima de bullying e muito ligado ás ciências.

Quando frequentou a Universidade alimentava-se diariamente com menos de 1$.

Para ter dinheiro costumava organizar festas para os outros alunos.

Musk desistiu do curso de Físicas Aplicadas apenas 2 dias após o seu inicio, para seguir as suas visões.

Com 28 anos comprou um Mclaren F1 (1 000 000 $) e não lhe atribuiu seguro.

A personagem Tony Stark, mais conhecida como Homem de Ferro no cinema, foi inspirada em Elon Musk.

Elon arriscou-se a perder tudo ao investir todos os seus fundos: (100 milhões na Spacex; 70 milhões na Tesla; 10 milhões na SolarCity).

Chegou a pedir dinheiro emprestado para pagar a renda.

Esteve casado 2 vezes com a mesma pessoa.

O seu salário da Tesla é apenas de 1$ por ano.

Elon Musk admitiu querer morrer em Marte e não na Terra.

Está a construir o 2º maior edifício do mundo denominado de Gigafactory, uma fábrica de baterias, que quando estiver terminada terá a capacidade de produzir num ano, mais baterias do que todo o mundo produziu desde sempre.

Musk criou um telhado ( telha ) capaz de captar energia solar e alimentar uma casa.

Possui 3 nacionalidades oficiais.

Elon Musk quer fornecer internet grátis em todo o mundo, através de satélites.


Imagem relacionada

Tiago Queirós         15/06/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween A tradição do Halloween ou Dia das Bruxas, capta a atenção de cada vez mais praticantes, estando a crescer e a ser adotada por países um bocado por todo o mundo. Este dia é interpretado como assustador e misterioso por uns e divertido e entusiasmante por outros, mas afinal de contas, qual é a sua origem? Qual a origem do Halloween? O termo Halloween, teve a sua origem marcada no século XVII, e é uma abreviatura de raízes escocesas, das palavras “All Hallows´Eve”, que significa “Noite de todos os Santos”. A sua comemoração, tem descendência, de uma antiga celebração praticada pelo povo celta, que habitava toda a Europa há cerca de 2000 anos.  Esta celebração, denominava-se por Samhain, e simbolizava o fim do Verão, e o início do novo ano celta, no dia 1 de novembro. Os celtas olhavam esse espaço entre os anos, como um tempo mágico. Tradição ligada aos mortos? Nesse tempo mágico (dia 31 de outubro), acreditava-se que

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar Maus resultados trazem infelicidade ao plantel encarnado Apesar da vitória, no último jogo frente ao CD Tondela, por 1-3, os adeptos ainda não esqueceram o pior momento do clube, que em 4 jogos perdeu 3. E este mau momento do Benfica pode ser explicado pela falta de eficácia demonstrada pelos jogadores encarnados. Mas para chegarmos ao ponto atual do clube da Luz, temos de remontar até à data onde Jonas se lesionou, no final da época passada. Tudo se dá no dia 7 de abril, quando o Benfica ia jogar, em Setúbal, contra o Vitória FC. Foi neste dia que Jonas se lesionou tendo sido substituído, daí para a frente por Jiménez. Dessa jornada para a frente, só as derrotas que desapontaram muitos adeptos (a primeira frente ao FC Porto, que perdeu por 0-1, e a segunda frente ao CD Tondela, esta derrota por 2-3, ambas as derrotas sofridas no Estádio da Luz). Ora, nesse espaço de tempo em que não havia Jonas, Jiménez não fez mais que

Será que vivemos numa Simulação? Somos uma Simulação?

Será que vivemos numa simulação? Somos uma Simulação? Como é possível distinguir a realidade de algo que não existe? Nós próprios existimos e somos reais? O que é a realidade? Será que nós temos realmente poder sobre as nossas escolhas? Com estas questões inicio este artigo que te fará certamente questionar a tua posição relativamente á realidade. Quando alguém diz que possivelmente vivemos numa simulação ou até que somos mesmo uma, a reação mais comum é um riso como se tratasse de uma barbaridade sem qualquer fundamento. A verdade é que por mais estranho que possa parecer a certas pessoas, essa ideia está cada vez a ganhar mais ênfase conforme a tecnologia é desenvolvida. Atualmente vivemos num mundo onde os computadores, dispositivos, smartphones e até carros têm mais poder de processamento (inteligência) do que alguma vez na história tiveram. Hoje uma simples tarefa pode ser concretizada instantaneamente enquanto no passado a mesma poderia levar dias ou

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada O verão dá-nos mais tempo livre do que provavelmente qualquer outra parte do ano, mas esta característica muitas vezes valorizada pela generalidade das pessoas, pode também ser um obstáculo. Passo já a explicar o porquê de considerar todo este tempo livre, como uma espécie de obstáculo. Pelo facto de estarmos sujeitos a este período alargado de descanso (férias), falando pelo menos na minha situação, a cabeça não pára de pensar em maneiras de ocupar e preencher o tempo. Ora muito bem, imediatamente a seguir à discussão mental das atividades a efetuar, somos invadidos por uma enorme preguiça, que nos faz adiar de certo modo, a vontade de levar a cabo tal ideia, face a todo o tempo ainda disponível. A verdade é que acabam os dias por passar, sem nós termos realizado muitas das coisas previamente pensadas, infetando-nos com uma leve sensação de insatisfação abstrata e complexa de descrever.   O primeiro passo para co

Casal da Treta: De chorar a rir

Casal da Treta: De chorar a rir Hoje vou fazer a analise de uma coisa diferente daquilo que é o habitual, isto é, de uma peça de teatro. E como podem ver pelo título, essa peça será o Casal da Treta protagonizada por Ana Bola e José Pedro Gomes. Esta peça surge como complemento da trilogia iniciada com a peça, a serie, o livro e o filme “Conversa da Treta”, se bem que o filme chamava-se “Filme da Treta”, mas isso agora não interessa. Em “Conversa da Treta” José Pedro Gomes protagonizava o seu eterno Zézé e era acompanhado por Toni interpretado pelo saudoso António Feio. A segunda peça desta trilogia foi Filho da Treta em que José Pedro, mais uma vez como, Zézé regressava, mas desta vez acompanhado por António Machado, que fazia de Júnior, filho de Toni. Mas agora, e passando ao que me trouxe aqui, desta vez José Pedro Gomes, regressa com o seu icónico Zézé e desta vez vem, como disse em cima, acompanhado por Ana Bola que faz de sua mulher chamada de Détinha . Antes