Avançar para o conteúdo principal

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Com esta publicação dou início uma rubrica da minha autoria, onde vou apresentar, comentar e também expor diversas curiosidades relativamente a personalidades relevantes nacional e internacionalmente. Personalidades do presente ou do passado, que pelas conquistas, ambição ou influência mudaram a vida e o mundo.
Ao longo da elaboração desta nova rúbrica, espero que os nossos leitores recolham factos e admiração face a estes visionários.

Termino aqui a apresentação da rúbrica, vamos ao que interessa!

Dedico a primeira rúbrica a Elon Musk, um verdadeiro inovador, empreendedor, inventor e bilionário que ascendeu do nada até ao que é hoje.
 Elon Reeve Musk,nascido a 28 de junho de 1971 na África do Sul, é o atual diretor executivo e técnico da Spacex também diretor executivo da Tesla Motors assim como vice-presidente da OpenAI e CEO da Neuralink e SolarCity.

Mas como é que este magnata alcançou a fortuna estimada em 20,1 bilhões de dólares?
Desde muito novo que Elon era um prodígio com computadores, aprendendo a programar com apenas 12 anos de idade. Mostrou os primeiros sinais de empreendedorismo ao vender um jogo que criou, a uma revista por 500 dólares.
Um grande passo para o seu sucesso foi o facto de ter investido em Silicon Valley na Califórnia, E.U.A onde fundou a empresa PayPal que mais tarde cresceu para a dimensão global que possui.

Após a sua venda á empresa ebay em 2002, por 1.5 bilhões de dólares Elon recebeu proporcionalmente á sua quota da empresa, a quantia de 165 milhões $.
Este “pagamento” permitiu-lhe fundar novas empresas sendo que a primeira foi a SpaceX em 2002 que tem como objetivo principal converter viagens espaciais numa atividade mais acessível, através da reutilização dos foguetes propulsores.
Esta reutilização é completamente fulcral e um enorme passo, visto que pela primeira vez nesta indústria permite poupar milhares de milhões na construção de foguetes e outros componentes.

A empresa começou as investigações numa escala menor, o primeiro protótipo destes foguetes reutilizáveis foi lançado em 2014. Após muitos fracassos e tentativas, a empresa finalmente conseguiu aterrar com sucesso um foguete.
Tal acontecimento impulsionou a NASA a aliar-se à SpaceX. Muitos recordes foram batidos após a associação destas poderosas entidades.

A 25 de Maio de 2012, um veículo da SpaceX conseguiu acoplar com a Estação Espacial Internacional, tornando-se num marco histórico pelo facto de ter sido a primeira empresa comercial e privada a criar, lançar e acoplar um veículo á EEI.
Apenas 4 entidades foram capazes de mandar uma nave espacial a órbita e recuperá-la com sucesso na Terra, E.U.A, China, Rússia e a SpaceX (fundada por privados).
Recentemente foi anunciado que a empresa tem a intenção de fazer voar dois cidadãos á volta da lua, no fim de 2018.

Elon embora esteja decidido a simplificar as viagens interplanetárias, possui também projetos ligados á melhoria da qualidade de vida na Terra com a Tesla. Após o seu envolvimento com esta empresa em 2003, tem-se focado maioritariamente em produzir carros 100% elétricos.
Elon acredita que a única solução para pôr fim ao uso dos combustíveis fósseis, é que todos os carros sejam elétricos na sua totalidade. Pondo de parte os híbridos pois afirma que não resolvem os problemas, apenas atrasam a sua resolução.

Desde a fabricação do Tesla Roadster em 2008, a empresa tem sofrido um grande avanço económico e tecnológico. Em 2010 a empresa mudou-se para a Califórnia onde lidera uma das mais automatizadas e inovadoras empresas automobilísticas do mundo.
Com a evolução da marca, um maior reconhecimento é atingido, sendo já os seus veículos elétricos conhecidos como os mais sofisticados do mundo.
Com um olhar no futuro, a empresa Tesla concentra-se também noutro mercado. O mercado de armazenamento de energia e painéis solares.
Elon reforça que as baterias têm o poder de erradicar o uso de petróleo e combustíveis fósseis.

Musk tem uma mente brilhante e sem limites, tendo criado muitos outros projetos com vista a permitir ter uma vida mais produtiva e verde. Estando sempre ligado á tecnologia é difícil senão mesmo impossível prever o que fará daqui para a frente.

Curiosidades e factos sobre Elon Musk:

Na escola sempre foi vítima de bullying e muito ligado ás ciências.

Quando frequentou a Universidade alimentava-se diariamente com menos de 1$.

Para ter dinheiro costumava organizar festas para os outros alunos.

Musk desistiu do curso de Físicas Aplicadas apenas 2 dias após o seu inicio, para seguir as suas visões.

Com 28 anos comprou um Mclaren F1 (1 000 000 $) e não lhe atribuiu seguro.

A personagem Tony Stark, mais conhecida como Homem de Ferro no cinema, foi inspirada em Elon Musk.

Elon arriscou-se a perder tudo ao investir todos os seus fundos: (100 milhões na Spacex; 70 milhões na Tesla; 10 milhões na SolarCity).

Chegou a pedir dinheiro emprestado para pagar a renda.

Esteve casado 2 vezes com a mesma pessoa.

O seu salário da Tesla é apenas de 1$ por ano.

Elon Musk admitiu querer morrer em Marte e não na Terra.

Está a construir o 2º maior edifício do mundo denominado de Gigafactory, uma fábrica de baterias, que quando estiver terminada terá a capacidade de produzir num ano, mais baterias do que todo o mundo produziu desde sempre.

Musk criou um telhado ( telha ) capaz de captar energia solar e alimentar uma casa.

Possui 3 nacionalidades oficiais.

Elon Musk quer fornecer internet grátis em todo o mundo, através de satélites.


Imagem relacionada

Tiago Queirós         15/06/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Palavra

A Palavra Antes de começar, deixem-me dizer-vos que estou a escrever este texto não porque aconteceu algo de importante que me tenha levado a escrever este artigo, mas sim porque cada vez mais noto a forma como é que a palavra (ou neste caso a falta dela) estão a influenciar tudo e todos. Para não começar já a disparar para todos os lados, e como todos devem perceber (alguns lembrar-se) antigamente a palavra era tudo. Era o que ditava o que iria acontecer (num determinado produto, ou num negócio, ou até mesmo numa simples confissão). Não sei a razão certa para isso acontecer, mas como não havia algo mais a que as pessoas se pudessem agarrar caso alguma coisa corresse mal, as pessoas acreditavam na palavra. Hoje, isso é algo que já não existe. Os “negócios” são feitos já com dinheiro, as confissões quase que não interessam (e aqui não me refiro só às da Igreja). A palavra já não conta para nada. As promessas são outra coisa que já não interessam. Uma pessoa hoje diz uma coi...

BlacKkKlansman: O infiltrado - Spike Lee volta a atacar

BlacKkKlansman: O infiltrado – Spike Lee volta a atacar No passado mês de setembro, estreou em Portugal o mais recente filme do cineasta Spike Lee: “BlacKkKlasman: O infiltrado”. Baseado numa história verídica, o filme passa-se nos anos 70 e conta como Ron Stallworth (John David Washington), um polícia afro-americano do Colorado, se conseguiu infiltrar no grupo Ku Klux Klan (KKK). Como braço direito, tinha Flip (Adam Driver), um detetive judaico. Em conjunto, comunicavam entre si, sendo que Ron era quem recebia os telefonemas e conquistava a confiança do líder do KKK, e Flip era enviado para interpretar Ron fisicamente. Depois de vários meses de investigação, Ron conseguiu tornar-se líder da seita, tendo conseguido sabotar vários planos associados a crimes racistas que o grupo planeava contra os negros. Apesar de nos referirmos a ele como um único grupo, Ku Klux Klan é o conceito utilizado para designar três movimentos distintos. Formada nos EUA no século XIX, trata-se de ...

A Época Da Falsa Solidariedade

A Época Da Falsa Solidariedade Imagem Representativa da Época Natalícia Já chegou novamente aquela época do ano, onde de repente se lembram todos que não podemos apenas olhar para o nosso umbigo. Uma altura onde surge dos locais e pessoas mais improváveis, uma vontade infeciosa e brutal de ajudar os mais necessitados e participar em campanhas solidárias. Embora não duvide que uma pequena quantidade destes projetos solidários, são realmente genuínos e estão assentes em valores e desejos honestos, infelizmente a quase totalidade dos esforços e ações solidárias, não possuem fundamentos nobres. O que referi em cima aplica-se na minha opinião maioritariamente às maiores corporações que têm o poderio económico e político para publicitar e divulgar, através de diversos modos, inclusive televisivos, estes eventos ao público. Estes movimentos solidários são na integra jogadas de relações públicas camufladas no mediatismo da época natalícia. Uma questão que muitas pessoas...

A Hora do mata-mata

A Hora do mata-mata Terminou esta semana a fase de grupos da Liga dos Campeões, uma das competições mais apaixonantes do desporto-rei. Para o futebol português foi uma fase positiva no sentido do futebol praticado, mas claramente negativa no apuramento e nos pontos conquistados. Fico muito satisfeito e dou parabéns ao FC Porto por ter sido a única equipa portuguesa que cumpriu a sua missão de passar aos oitavos de final da liga milionária, numa fase de grupos em que fez dois resultados absolutamente notáveis com o AS Mónaco e um com o Leipzig em casa e também jogos em que francamente cometeu erros e a equipa poderia ter feito mais, fora com os alemães e sobretudo nos dois confrontos com o Besiktas, mas no fim e com persistência: Objetivo cumprido. Porém há que admitir que terá de haver muita sorte para os dragões chegarem aos últimos oito emblemas a disputarem a competição, porque os possíveis adversários para a equipa de Sérgio Conceição são: Manchester United, PSG, Roma, ...

A Polícia do Politicamente Incorreto ( censura )

A polícia do politicamente correto (CENSURA) Olá a todos! É um privilégio ser o primeiro a escrever para este espaço. Agora vamos ao que verdadeiramente interessa. Esta nova modalidade que por aí anda, que pretende fazer com que todos tenhamos a mesma opinião sobre pena de incorrermos nesse horrível crime que é ter uma opinião própria. Caso alguém tenha a ousadia de se aventurar por esse caminho, é acusado de ser politicamente incorreto e o castigo para estes criminosos é um ataque acéfalo feito por todos os lados, ataques esses que vão desde: um simples “Cala-te pá” passando por insultos até culminarem, nessa coisa muito civilizada que são as ameaças de morte. Pois bem, mas quem faz parte dessa polícia são os “justice warriors” ou guerreiros da justiça. Que usam como seu quartel general/campo de batalha os espaços de comentário dessas redes sociais ou dos jornais. Estes “polícias” entendem por bem apenas quem diz aquilo que lhes parece bem usando um...