Avançar para o conteúdo principal

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Rubrica | Agora já sabes! - Elon Musk

Com esta publicação dou início uma rubrica da minha autoria, onde vou apresentar, comentar e também expor diversas curiosidades relativamente a personalidades relevantes nacional e internacionalmente. Personalidades do presente ou do passado, que pelas conquistas, ambição ou influência mudaram a vida e o mundo.
Ao longo da elaboração desta nova rúbrica, espero que os nossos leitores recolham factos e admiração face a estes visionários.

Termino aqui a apresentação da rúbrica, vamos ao que interessa!

Dedico a primeira rúbrica a Elon Musk, um verdadeiro inovador, empreendedor, inventor e bilionário que ascendeu do nada até ao que é hoje.
 Elon Reeve Musk,nascido a 28 de junho de 1971 na África do Sul, é o atual diretor executivo e técnico da Spacex também diretor executivo da Tesla Motors assim como vice-presidente da OpenAI e CEO da Neuralink e SolarCity.

Mas como é que este magnata alcançou a fortuna estimada em 20,1 bilhões de dólares?
Desde muito novo que Elon era um prodígio com computadores, aprendendo a programar com apenas 12 anos de idade. Mostrou os primeiros sinais de empreendedorismo ao vender um jogo que criou, a uma revista por 500 dólares.
Um grande passo para o seu sucesso foi o facto de ter investido em Silicon Valley na Califórnia, E.U.A onde fundou a empresa PayPal que mais tarde cresceu para a dimensão global que possui.

Após a sua venda á empresa ebay em 2002, por 1.5 bilhões de dólares Elon recebeu proporcionalmente á sua quota da empresa, a quantia de 165 milhões $.
Este “pagamento” permitiu-lhe fundar novas empresas sendo que a primeira foi a SpaceX em 2002 que tem como objetivo principal converter viagens espaciais numa atividade mais acessível, através da reutilização dos foguetes propulsores.
Esta reutilização é completamente fulcral e um enorme passo, visto que pela primeira vez nesta indústria permite poupar milhares de milhões na construção de foguetes e outros componentes.

A empresa começou as investigações numa escala menor, o primeiro protótipo destes foguetes reutilizáveis foi lançado em 2014. Após muitos fracassos e tentativas, a empresa finalmente conseguiu aterrar com sucesso um foguete.
Tal acontecimento impulsionou a NASA a aliar-se à SpaceX. Muitos recordes foram batidos após a associação destas poderosas entidades.

A 25 de Maio de 2012, um veículo da SpaceX conseguiu acoplar com a Estação Espacial Internacional, tornando-se num marco histórico pelo facto de ter sido a primeira empresa comercial e privada a criar, lançar e acoplar um veículo á EEI.
Apenas 4 entidades foram capazes de mandar uma nave espacial a órbita e recuperá-la com sucesso na Terra, E.U.A, China, Rússia e a SpaceX (fundada por privados).
Recentemente foi anunciado que a empresa tem a intenção de fazer voar dois cidadãos á volta da lua, no fim de 2018.

Elon embora esteja decidido a simplificar as viagens interplanetárias, possui também projetos ligados á melhoria da qualidade de vida na Terra com a Tesla. Após o seu envolvimento com esta empresa em 2003, tem-se focado maioritariamente em produzir carros 100% elétricos.
Elon acredita que a única solução para pôr fim ao uso dos combustíveis fósseis, é que todos os carros sejam elétricos na sua totalidade. Pondo de parte os híbridos pois afirma que não resolvem os problemas, apenas atrasam a sua resolução.

Desde a fabricação do Tesla Roadster em 2008, a empresa tem sofrido um grande avanço económico e tecnológico. Em 2010 a empresa mudou-se para a Califórnia onde lidera uma das mais automatizadas e inovadoras empresas automobilísticas do mundo.
Com a evolução da marca, um maior reconhecimento é atingido, sendo já os seus veículos elétricos conhecidos como os mais sofisticados do mundo.
Com um olhar no futuro, a empresa Tesla concentra-se também noutro mercado. O mercado de armazenamento de energia e painéis solares.
Elon reforça que as baterias têm o poder de erradicar o uso de petróleo e combustíveis fósseis.

Musk tem uma mente brilhante e sem limites, tendo criado muitos outros projetos com vista a permitir ter uma vida mais produtiva e verde. Estando sempre ligado á tecnologia é difícil senão mesmo impossível prever o que fará daqui para a frente.

Curiosidades e factos sobre Elon Musk:

Na escola sempre foi vítima de bullying e muito ligado ás ciências.

Quando frequentou a Universidade alimentava-se diariamente com menos de 1$.

Para ter dinheiro costumava organizar festas para os outros alunos.

Musk desistiu do curso de Físicas Aplicadas apenas 2 dias após o seu inicio, para seguir as suas visões.

Com 28 anos comprou um Mclaren F1 (1 000 000 $) e não lhe atribuiu seguro.

A personagem Tony Stark, mais conhecida como Homem de Ferro no cinema, foi inspirada em Elon Musk.

Elon arriscou-se a perder tudo ao investir todos os seus fundos: (100 milhões na Spacex; 70 milhões na Tesla; 10 milhões na SolarCity).

Chegou a pedir dinheiro emprestado para pagar a renda.

Esteve casado 2 vezes com a mesma pessoa.

O seu salário da Tesla é apenas de 1$ por ano.

Elon Musk admitiu querer morrer em Marte e não na Terra.

Está a construir o 2º maior edifício do mundo denominado de Gigafactory, uma fábrica de baterias, que quando estiver terminada terá a capacidade de produzir num ano, mais baterias do que todo o mundo produziu desde sempre.

Musk criou um telhado ( telha ) capaz de captar energia solar e alimentar uma casa.

Possui 3 nacionalidades oficiais.

Elon Musk quer fornecer internet grátis em todo o mundo, através de satélites.


Imagem relacionada

Tiago Queirós         15/06/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O pior Roast de sempre

O pior Roast de sempre Antes de ir ao texto, gostava de dar as boas-vindas à nova membro do blog, a Joana Simões. Sim amigos, eu sei que há temas mais interessantes, ou pelo menos mais atuais para falar, mas primeiro o André Ferreira já falou da liga. Mas tens o Porto na Champions, podias falar disso, dizem vocês. Podia, mas para desastres já basta este Roast, e o Macaco está nas duas (sim, é verdade) e ainda há a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas eu já estou tão farto desse tema que, pura e simplesmente não vou falar disso. Mas indo ao que interessa, no passado domingo, a TVI, achou por bem transmitir o Roast ao José Castelo Branco e foi diferente do habitual e isso não quer dizer que tenha sido mau, quer dizer… enfim, já lá vamos. Primeiro vou analisar os intervenientes individualmente e depois passarei à análise global  do Roast, em si: A Pipoca Mais Doce, ou Ana Garcia Martins, como quiserem dizer, foi a anfitriã deste Roast, uma das muitas figura