Avançar para o conteúdo principal

Rock in Rio Lisboa - 2018

Rock in Rio Lisboa 2018

Imagem relacionada

O que é o Rock in Rio?

Trata-se de um festival musical agora com 33 anos de história, originalmente estruturado e produzido por Roberto Medina, um empresário de sucesso. Desde a sua criação em 1985, tem vindo a ascender internacionalmente e ganhando cada vez mais reconhecimento, sendo mesmo considerado como um dos maiores festivais musicais do planeta.

Como dita o nome, o festival tem raízes no Brasil, sendo que a sua primeira edição tomou lugar no Rio de Janeiro. Já em 2004 e de um modo pioneiro, o festival ocorreu em Lisboa, tendo desde então sediado 8 edições na capital portuguesa, (2004; 2006; 2008; 2010; 2012; 2014; 2016; 2018). A edição de 2018, decorre entre 23 de junho e 30 de junho.  

Atualmente, o Rock in Rio já soma aproximadamente 19 edições, 7 no Brasil, 8 em Portugal, 3 em Espanha, e 1 edição nos E.U.A. O próprio festival possui um hino da autoria do compositor Nelson Wellington e Eduardo Souto Neto.

Resultado de imagem para rock in rio lisboa
Fig.1- Concerto a decorrer no Rock in Rio

Ao longo dos tempos, o Rock in Rio já recebeu nos seus palcos algumas das maiores e mais extravagantes estrelas e cantores de sempre, como por exemplo:

AC/CD; Iron Maiden; James Taylor; Ozzy Osbourne; Queen; Sting; Guns N´ Roses; Judas Priest; George Michael; Foo Fighters; Maroon 5; Coldplay; Katy Perry; Rihanna; Metallica; Avenged Sevenfold; Sam Smith; Justin Timberlake; Ivete Sangalo e muitas mais que prolongariam indefinidamente esta breve lista.


Marcos Históricos do Rock in Rio

1985- Data da primeira edição, que ocupou uma área de 250 mil metros quadrados no Rio. Possuiu o maior palco do mundo na época (80 metros), para uma plateia de 1 milhão e 380 mil pessoas.  

1991- Nesta segunda edição, foi batido o recorde de público no maior estádio do mundo (Maracanã), com 198 mil pessoas no concerto da banda A-ha. Para iluminação foram usados 3000 refletores, 480 dos quais eram mesmo, faróis de avião.

2001- Esta edição recebeu mais de 150 artistas e 1 milhão e 235 000 espectadores. Este ficou marcado pela montagem de novas tendas culturais e de artes, (Tenda Brasil; Tenda Raízes; Tenda Mundo Melhor).

2004- O festival atravessa o atlântico e chega a Lisboa. Com o constante crescimento do evento, são consequentemente criados 9 mil empregos, para produzirem todo este festival, que ocorreu no Parque da Bela Vista, Lisboa.

2006- Após o grande sucesso que a primeira edição em Lisboa representou, o mesmo estabeleceu-se definitivamente nesse local, agora é realizado de 2 em 2 anos em Lisboa.

2008- Chega em 2008, a Madrid, Espanha, apostando na diversidade musical, (Bob Dylan; Shakira; Estopa e muito mais). Também neste ano surge em Portugal o Palco Sunset. Devido ao projeto, “Por um Mundo Melhor”, e para compensar as emissões de carbono do festival, o mesmo doou 700 mil dólares, que foram usados para equipar 20 escolas com painéis solares.

2010- Este ano marcou a 4ª edição do festival em Lisboa e a 2ª edição em Madrid. Em Lisboa, Miley Cyrus, bateu recordes ao atuar para 88 mil pessoas, já em Espanha muitos artistas elevaram mais o festival, (Bon Jovi; John Mayer; Rihanna; Rage Against The Machine etc).

2011- A espera do público brasileiro já era muita, por isso em 2011 o Rock in Rio voltou à sua terra natal, onde mais uma vez, organizou um evento estrondoso. Algo a destacar em particular neste ano, é a criação da Rock Street, um espaço dedicado a estilos como o Blues e Jazz.

2012- Este grande ano marcou também a criação da Street Dance, onde eram demonstrados estilos de dança urbanos.

2013- O sucesso deste Festival no Rio de Janeiro, é provado pela rapidez com que as bilheteiras esgotaram. O palco mundo, nesta edição, recebeu uma homenagem a Cazuza, um cantor memorável do Rock in Rio de 1985, com a banda o Barão Vermelho.

2014- De modo a comemorar uma de década de Rock in Rio em Portugal, o festival convidou mais uma vez, artistas globais, como os Rolling Stones e participação especial do grande Bruce Springsteen.

2015- Neste ano revolucionário, o Rock in Rio chega pela primeira vez á América do Norte, com 64 atividades e 4 dias de festival, em Las Vegas, Nevada. Mais uma vez os bilhetes voaram, das bilheteiras.

2016- Mais uma vez 329 000, apaixonados pela música, ocuparam o Parque da Bela Vista, com a esperança de assistirem a espetáculos de Queen & Adam Lambert; Maroon 5; Bruce Springsteen & The E Street Band. O projeto elaborado nesta edição possibilitou a plantação de 40 mil árvores na Amazónia.
  

Cabeças de Cartaz  Rock in Rio Lisboa 2018
Resultado de imagem para rock in rio lisboa 2018
                                Fig.2-Cabeças de cartaz do Rock in Rio Lisboa 2018


Vídeo promocional Rock in Rio 2018

Horário de Atividades e Concertos

23 de Junho24 de Junho29 Junho30 Junho
Palco Mundo
23h00 MuseBruno MarsThe Chemical BrothersKaty Perry 
21h15 BastilleDemi LovatoThe Killers Jessie J 
19h45 HaimAnittaJames Hailee Steinfeld
18h00 Diogo PiçarraAgirXutos & PontapésIvete Sangalo
Music Valley
01h00DJ VibeDJ Kamala
Revenge of the 90s
Haddaway
Crazy Town
Ena Pá 2000
Vintage Culture 
00h00Mishlawi
22h20MoullinexDillazDiego Miranda
21h10Da Chick Foxy BandSupa Squad
20h15FunkamenteBispoKaretus
19h00Carolina DeslandesHMBCapitão FaustoCarlão
18h00Somersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool Party
17h00AnaVitóriaLíngua FrancaManel CruzBlaya
12h00Somersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool Party
EDP Rock Street África
19h50Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
19h00BongaFerro GaitaMoh! KouyatéPaulo Flores
18h05Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
17h00Tabanka DjazBalojiNástio Mosquito & Dzzz BandBatuk
16h05Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
15h15Kimi DjabatéKarlonA'Mosi Just a LabelSelma Uamusse
14h15Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
12h30Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua

Ao analisar todo o cartaz e atividades que farão parte do evento deste ano (2018), percebe-se facilmente que um dos principais objetivos da organização do Rock in Rio, é transmitir aos fãs uma enorme diversidade de estilos musicais, garantindo assim uma maior satisfação por parte dos mesmos e obviamente ao apelar a um maior público, a continuidade deste festival está mais assegurada.

Neste enorme evento, pode-se encontrar de tudo, desde , Pop, Rap, Funk, Rock, House, Eletrónica, Trap e muito mais, para preencher os dias dos festivaleiros. Bruno Mars, Diogo Piçarra, Muse, Anitta, Xutos & Pontapés, The Chemical Brothers, Katy Perry, Ivete Sangalo, Dillaz, Carolina Deslandes, DJ Kamala, HMB, Capitão Fausto, Diego Miranda, Karetus e muitos mais entertainers, prometem manter a música no ar, e os fãs a saltar.

Tiago Queirós    25/06/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Era uma vez... (mais) uma obra de arte de Tarantino

Era uma vez… (mais) uma obra de arte de Tarantino “Once Upon a Time… in Hollywood” estreou no passado dia 14 de agosto e é o mais recente (e penúltimo) filme de Quentin Tarantino. A história remonta à “Golden Age” do final dos anos 60 em Hollywood. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um famoso ator conhecido pela participação em filmes e séries do género western , e que vê a sua carreira a entrar em declínio. Cliff Booth (Brad Pitt) é o seu duplo e amigo de longa data. Juntos tentam adaptar-se às grandes mudanças do mundo do cinema em Hollywood. DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie são os três grandes nomes do filme. As suas performances são tão boas que fazem o argumento parecer uma coisa secundária. A atuação de DiCaprio como Rick Dalton é fenomenal, pois consegue transmitir todos os sentimentos da personagem da forma mais realista possível. Brad Pitt, tem uma boa prestação como Cliff Booth. Fez apenas aquilo que lhe competia, uma vez que a sua personagem é bastante linear ...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

O recomeço da nossa velha paixão

O recomeço da nossa velha paixão Estamos na semana em que após o treino em jogos de pré-época e da disputa da maioria das supertaças nos mais diversos países, entre campeões, vencedores de supertaças ou ambos, vai recomeçar a nossa velha paixão, o início de todos os campeonatos europeus. Podemos juntar a tudo isto a janela de transferências, que não podemos afastar deste processo, pois ela é aquilo que nos abre muito o apetite para a nova temporada e este é daqueles anos em que esse gostinho está enorme! Pois vejamos: CR7 na Juventus, Courtois no Real Madrid, Vidal no Barcelona, Buffon no PSG, Mahrez no Manchester City, Higuain no Milan ou Kepa no Chelsea, entre outros. Já para não falar no câmbio de treinadores entre os diversos clubes e mais do que tudo, se estarão bem oleadas as máquinas das diversas equipas. Em Inglaterra, o City terá estofo para continuar a ser o indiscutível número um? Conseguirá Mourinho pôr fim a essa onda azul clara do rival quando disse que não ...