Avançar para o conteúdo principal

Rock in Rio Lisboa - 2018

Rock in Rio Lisboa 2018

Imagem relacionada

O que é o Rock in Rio?

Trata-se de um festival musical agora com 33 anos de história, originalmente estruturado e produzido por Roberto Medina, um empresário de sucesso. Desde a sua criação em 1985, tem vindo a ascender internacionalmente e ganhando cada vez mais reconhecimento, sendo mesmo considerado como um dos maiores festivais musicais do planeta.

Como dita o nome, o festival tem raízes no Brasil, sendo que a sua primeira edição tomou lugar no Rio de Janeiro. Já em 2004 e de um modo pioneiro, o festival ocorreu em Lisboa, tendo desde então sediado 8 edições na capital portuguesa, (2004; 2006; 2008; 2010; 2012; 2014; 2016; 2018). A edição de 2018, decorre entre 23 de junho e 30 de junho.  

Atualmente, o Rock in Rio já soma aproximadamente 19 edições, 7 no Brasil, 8 em Portugal, 3 em Espanha, e 1 edição nos E.U.A. O próprio festival possui um hino da autoria do compositor Nelson Wellington e Eduardo Souto Neto.

Resultado de imagem para rock in rio lisboa
Fig.1- Concerto a decorrer no Rock in Rio

Ao longo dos tempos, o Rock in Rio já recebeu nos seus palcos algumas das maiores e mais extravagantes estrelas e cantores de sempre, como por exemplo:

AC/CD; Iron Maiden; James Taylor; Ozzy Osbourne; Queen; Sting; Guns N´ Roses; Judas Priest; George Michael; Foo Fighters; Maroon 5; Coldplay; Katy Perry; Rihanna; Metallica; Avenged Sevenfold; Sam Smith; Justin Timberlake; Ivete Sangalo e muitas mais que prolongariam indefinidamente esta breve lista.


Marcos Históricos do Rock in Rio

1985- Data da primeira edição, que ocupou uma área de 250 mil metros quadrados no Rio. Possuiu o maior palco do mundo na época (80 metros), para uma plateia de 1 milhão e 380 mil pessoas.  

1991- Nesta segunda edição, foi batido o recorde de público no maior estádio do mundo (Maracanã), com 198 mil pessoas no concerto da banda A-ha. Para iluminação foram usados 3000 refletores, 480 dos quais eram mesmo, faróis de avião.

2001- Esta edição recebeu mais de 150 artistas e 1 milhão e 235 000 espectadores. Este ficou marcado pela montagem de novas tendas culturais e de artes, (Tenda Brasil; Tenda Raízes; Tenda Mundo Melhor).

2004- O festival atravessa o atlântico e chega a Lisboa. Com o constante crescimento do evento, são consequentemente criados 9 mil empregos, para produzirem todo este festival, que ocorreu no Parque da Bela Vista, Lisboa.

2006- Após o grande sucesso que a primeira edição em Lisboa representou, o mesmo estabeleceu-se definitivamente nesse local, agora é realizado de 2 em 2 anos em Lisboa.

2008- Chega em 2008, a Madrid, Espanha, apostando na diversidade musical, (Bob Dylan; Shakira; Estopa e muito mais). Também neste ano surge em Portugal o Palco Sunset. Devido ao projeto, “Por um Mundo Melhor”, e para compensar as emissões de carbono do festival, o mesmo doou 700 mil dólares, que foram usados para equipar 20 escolas com painéis solares.

2010- Este ano marcou a 4ª edição do festival em Lisboa e a 2ª edição em Madrid. Em Lisboa, Miley Cyrus, bateu recordes ao atuar para 88 mil pessoas, já em Espanha muitos artistas elevaram mais o festival, (Bon Jovi; John Mayer; Rihanna; Rage Against The Machine etc).

2011- A espera do público brasileiro já era muita, por isso em 2011 o Rock in Rio voltou à sua terra natal, onde mais uma vez, organizou um evento estrondoso. Algo a destacar em particular neste ano, é a criação da Rock Street, um espaço dedicado a estilos como o Blues e Jazz.

2012- Este grande ano marcou também a criação da Street Dance, onde eram demonstrados estilos de dança urbanos.

2013- O sucesso deste Festival no Rio de Janeiro, é provado pela rapidez com que as bilheteiras esgotaram. O palco mundo, nesta edição, recebeu uma homenagem a Cazuza, um cantor memorável do Rock in Rio de 1985, com a banda o Barão Vermelho.

2014- De modo a comemorar uma de década de Rock in Rio em Portugal, o festival convidou mais uma vez, artistas globais, como os Rolling Stones e participação especial do grande Bruce Springsteen.

2015- Neste ano revolucionário, o Rock in Rio chega pela primeira vez á América do Norte, com 64 atividades e 4 dias de festival, em Las Vegas, Nevada. Mais uma vez os bilhetes voaram, das bilheteiras.

2016- Mais uma vez 329 000, apaixonados pela música, ocuparam o Parque da Bela Vista, com a esperança de assistirem a espetáculos de Queen & Adam Lambert; Maroon 5; Bruce Springsteen & The E Street Band. O projeto elaborado nesta edição possibilitou a plantação de 40 mil árvores na Amazónia.
  

Cabeças de Cartaz  Rock in Rio Lisboa 2018
Resultado de imagem para rock in rio lisboa 2018
                                Fig.2-Cabeças de cartaz do Rock in Rio Lisboa 2018


Vídeo promocional Rock in Rio 2018

Horário de Atividades e Concertos

23 de Junho24 de Junho29 Junho30 Junho
Palco Mundo
23h00 MuseBruno MarsThe Chemical BrothersKaty Perry 
21h15 BastilleDemi LovatoThe Killers Jessie J 
19h45 HaimAnittaJames Hailee Steinfeld
18h00 Diogo PiçarraAgirXutos & PontapésIvete Sangalo
Music Valley
01h00DJ VibeDJ Kamala
Revenge of the 90s
Haddaway
Crazy Town
Ena Pá 2000
Vintage Culture 
00h00Mishlawi
22h20MoullinexDillazDiego Miranda
21h10Da Chick Foxy BandSupa Squad
20h15FunkamenteBispoKaretus
19h00Carolina DeslandesHMBCapitão FaustoCarlão
18h00Somersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool Party
17h00AnaVitóriaLíngua FrancaManel CruzBlaya
12h00Somersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool PartySomersby Pool Party
EDP Rock Street África
19h50Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
19h00BongaFerro GaitaMoh! KouyatéPaulo Flores
18h05Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
17h00Tabanka DjazBalojiNástio Mosquito & Dzzz BandBatuk
16h05Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
15h15Kimi DjabatéKarlonA'Mosi Just a LabelSelma Uamusse
14h15Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua
12h30Animação de RuaAnimação de RuaAnimação de RuaAnimação de Rua

Ao analisar todo o cartaz e atividades que farão parte do evento deste ano (2018), percebe-se facilmente que um dos principais objetivos da organização do Rock in Rio, é transmitir aos fãs uma enorme diversidade de estilos musicais, garantindo assim uma maior satisfação por parte dos mesmos e obviamente ao apelar a um maior público, a continuidade deste festival está mais assegurada.

Neste enorme evento, pode-se encontrar de tudo, desde , Pop, Rap, Funk, Rock, House, Eletrónica, Trap e muito mais, para preencher os dias dos festivaleiros. Bruno Mars, Diogo Piçarra, Muse, Anitta, Xutos & Pontapés, The Chemical Brothers, Katy Perry, Ivete Sangalo, Dillaz, Carolina Deslandes, DJ Kamala, HMB, Capitão Fausto, Diego Miranda, Karetus e muitos mais entertainers, prometem manter a música no ar, e os fãs a saltar.

Tiago Queirós    25/06/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween A tradição do Halloween ou Dia das Bruxas, capta a atenção de cada vez mais praticantes, estando a crescer e a ser adotada por países um bocado por todo o mundo. Este dia é interpretado como assustador e misterioso por uns e divertido e entusiasmante por outros, mas afinal de contas, qual é a sua origem? Qual a origem do Halloween? O termo Halloween, teve a sua origem marcada no século XVII, e é uma abreviatura de raízes escocesas, das palavras “All Hallows´Eve”, que significa “Noite de todos os Santos”. A sua comemoração, tem descendência, de uma antiga celebração praticada pelo povo celta, que habitava toda a Europa há cerca de 2000 anos.  Esta celebração, denominava-se por Samhain, e simbolizava o fim do Verão, e o início do novo ano celta, no dia 1 de novembro. Os celtas olhavam esse espaço entre os anos, como um tempo mágico. Tradição ligada aos mortos? Nesse tempo mágico (dia 31 de outubro), acreditava-se que

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar Maus resultados trazem infelicidade ao plantel encarnado Apesar da vitória, no último jogo frente ao CD Tondela, por 1-3, os adeptos ainda não esqueceram o pior momento do clube, que em 4 jogos perdeu 3. E este mau momento do Benfica pode ser explicado pela falta de eficácia demonstrada pelos jogadores encarnados. Mas para chegarmos ao ponto atual do clube da Luz, temos de remontar até à data onde Jonas se lesionou, no final da época passada. Tudo se dá no dia 7 de abril, quando o Benfica ia jogar, em Setúbal, contra o Vitória FC. Foi neste dia que Jonas se lesionou tendo sido substituído, daí para a frente por Jiménez. Dessa jornada para a frente, só as derrotas que desapontaram muitos adeptos (a primeira frente ao FC Porto, que perdeu por 0-1, e a segunda frente ao CD Tondela, esta derrota por 2-3, ambas as derrotas sofridas no Estádio da Luz). Ora, nesse espaço de tempo em que não havia Jonas, Jiménez não fez mais que

Será que vivemos numa Simulação? Somos uma Simulação?

Será que vivemos numa simulação? Somos uma Simulação? Como é possível distinguir a realidade de algo que não existe? Nós próprios existimos e somos reais? O que é a realidade? Será que nós temos realmente poder sobre as nossas escolhas? Com estas questões inicio este artigo que te fará certamente questionar a tua posição relativamente á realidade. Quando alguém diz que possivelmente vivemos numa simulação ou até que somos mesmo uma, a reação mais comum é um riso como se tratasse de uma barbaridade sem qualquer fundamento. A verdade é que por mais estranho que possa parecer a certas pessoas, essa ideia está cada vez a ganhar mais ênfase conforme a tecnologia é desenvolvida. Atualmente vivemos num mundo onde os computadores, dispositivos, smartphones e até carros têm mais poder de processamento (inteligência) do que alguma vez na história tiveram. Hoje uma simples tarefa pode ser concretizada instantaneamente enquanto no passado a mesma poderia levar dias ou

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada O verão dá-nos mais tempo livre do que provavelmente qualquer outra parte do ano, mas esta característica muitas vezes valorizada pela generalidade das pessoas, pode também ser um obstáculo. Passo já a explicar o porquê de considerar todo este tempo livre, como uma espécie de obstáculo. Pelo facto de estarmos sujeitos a este período alargado de descanso (férias), falando pelo menos na minha situação, a cabeça não pára de pensar em maneiras de ocupar e preencher o tempo. Ora muito bem, imediatamente a seguir à discussão mental das atividades a efetuar, somos invadidos por uma enorme preguiça, que nos faz adiar de certo modo, a vontade de levar a cabo tal ideia, face a todo o tempo ainda disponível. A verdade é que acabam os dias por passar, sem nós termos realizado muitas das coisas previamente pensadas, infetando-nos com uma leve sensação de insatisfação abstrata e complexa de descrever.   O primeiro passo para co

Casal da Treta: De chorar a rir

Casal da Treta: De chorar a rir Hoje vou fazer a analise de uma coisa diferente daquilo que é o habitual, isto é, de uma peça de teatro. E como podem ver pelo título, essa peça será o Casal da Treta protagonizada por Ana Bola e José Pedro Gomes. Esta peça surge como complemento da trilogia iniciada com a peça, a serie, o livro e o filme “Conversa da Treta”, se bem que o filme chamava-se “Filme da Treta”, mas isso agora não interessa. Em “Conversa da Treta” José Pedro Gomes protagonizava o seu eterno Zézé e era acompanhado por Toni interpretado pelo saudoso António Feio. A segunda peça desta trilogia foi Filho da Treta em que José Pedro, mais uma vez como, Zézé regressava, mas desta vez acompanhado por António Machado, que fazia de Júnior, filho de Toni. Mas agora, e passando ao que me trouxe aqui, desta vez José Pedro Gomes, regressa com o seu icónico Zézé e desta vez vem, como disse em cima, acompanhado por Ana Bola que faz de sua mulher chamada de Détinha . Antes