Avançar para o conteúdo principal

A União Europeia Pretende Censurar a Internet!


A União Europeia Pretende Censurar a Internet!
Resultado de imagem para união europeia

Após terem sido provisoriamente aprovadas no parlamento europeu, novas leis relativas aos direitos de autor que possibilitam a censura da internet, uma crescente quantidade de pessoas, têm através de diversos meios, partilhado o seu desagrado.

 Esta medida que considero, controladora e hipócrita, pode ser encarada como uma maneira de a Europa, influenciar os conteúdos, aos quais os seus cidadãos, podem ter acesso, violando a premissa da liberdade de expressão e de escolha.

As mudanças destas novas leis, estão mais presentes nos artigos 11 e 13, sendo que invocam uma espécie de regra, que obriga não só à postagem do local onde a informação foi retirada, assim como um pagamento ao autor original do conteúdo, sendo que caso o mesmo não seja efetuado, transforma o processo de partilha dessa informação, em algo ilegal.

 Esta nova legislação pode prejudicar, algumas das maiores empresas de média, como a Google ou Facebook, pois estariam impossibilitadas de partilhar qualquer texto jornalístico, sem que fosse paga, a “licença de uso”, independentemente de estar mencionada a fonte ou não.

Estas novas medidas afetam quem?

Os afetados vão ser diretamente ou indiretamente, a internet no geral, mas em termos concretos, alguns dos principais prejudicados são o Youtube, Reddit, Instagram, Facebook, Google, Wikipédia, entre outros, uma vez que as corporações seriam hipoteticamente responsabilizadas pelos atos “ilegais” dos seus utilizadores.

Da mesma maneira, pequenas empresas de comunicação, pequenos blogues, como o caso do Politicamente Incorretos, e outros serviços, podem vir a sofrer com esta medida. Isto acontece face à vertente de propagação de conteúdo, que pode ser caracterizada como uma espécie de ciclo ou cadeia, pois todos (ou a grande maioria) de produtores de conteúdo, baseiam-se, investigam ou fazem a recolha de informação, noutras fontes, sites ou espaços.

Isto chega a ser tão ridículo, que pode até afetar, vídeos e imagens postadas em plataformas digitais online, obras de arte, e por mais estúpido que possa parecer, Memes, que podem ter vários formatos (Imagens, Vídeos, Gifs, Vines etc.).

Pode este ser o Fim da Internet Livre?

O Youtube já implementou um sistema que consegue identificar o conteúdo “ilegal”, e impossibilitar o mesmo de ser publicado. Infelizmente é expectável que mais plataformas e corporações adotem sistemas semelhantes, para controlarem melhor o fluxo de informação partilhada.

Estas novas leis ainda não estão oficialmente aprovadas, visto que haverá uma segunda votação, no início de 2019, mas já conta com cerca de 438 votos. Após estas leis terem alcançado o público, muitas das grandes empresas sediadas na Europa, ameaçaram abandonar a europa, mudando a sede de local, e pondo de parte todo o mercado e público europeu.

APELO A TODOS OS PRODUTORES DE CONTEÚDO DIGITAL OU NÃO, QUER SEJAM YOUTUBERS, BLOGGERS, VLOGGERS, OU INFLUENCERS QUE CONTESTEM ESTA MEDIDA INTRUSIVA DA UNIÃO EUROPEIA, E LUTEM POR UMA INTERNET LIVRE DE CENSURA E LIMITAÇÕES.

ISTO NÃO SE TRATA APENAS DE JUSTIÇA AUTORIAL, MAS SIM DE TENTAR ROUBAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO GRATUITA QUE DESDE SEMPRE TODOS LUTÁMOS. 

PEÇO AOS LEITORES QUE DISSEMINEM A INFORMAÇÃO QUE REFERI, DE MODO A QUE MAIS PESSOAS, SE JUNTEM A ESTA LUTA.

Tiago Queirós            01/11/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween A tradição do Halloween ou Dia das Bruxas, capta a atenção de cada vez mais praticantes, estando a crescer e a ser adotada por países um bocado por todo o mundo. Este dia é interpretado como assustador e misterioso por uns e divertido e entusiasmante por outros, mas afinal de contas, qual é a sua origem? Qual a origem do Halloween? O termo Halloween, teve a sua origem marcada no século XVII, e é uma abreviatura de raízes escocesas, das palavras “All Hallows´Eve”, que significa “Noite de todos os Santos”. A sua comemoração, tem descendência, de uma antiga celebração praticada pelo povo celta, que habitava toda a Europa há cerca de 2000 anos.  Esta celebração, denominava-se por Samhain, e simbolizava o fim do Verão, e o início do novo ano celta, no dia 1 de novembro. Os celtas olhavam esse espaço entre os anos, como um tempo mágico. Tradição ligada aos mortos? Nesse tempo mágico (dia 31 de outubro), acreditava-se que

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar Maus resultados trazem infelicidade ao plantel encarnado Apesar da vitória, no último jogo frente ao CD Tondela, por 1-3, os adeptos ainda não esqueceram o pior momento do clube, que em 4 jogos perdeu 3. E este mau momento do Benfica pode ser explicado pela falta de eficácia demonstrada pelos jogadores encarnados. Mas para chegarmos ao ponto atual do clube da Luz, temos de remontar até à data onde Jonas se lesionou, no final da época passada. Tudo se dá no dia 7 de abril, quando o Benfica ia jogar, em Setúbal, contra o Vitória FC. Foi neste dia que Jonas se lesionou tendo sido substituído, daí para a frente por Jiménez. Dessa jornada para a frente, só as derrotas que desapontaram muitos adeptos (a primeira frente ao FC Porto, que perdeu por 0-1, e a segunda frente ao CD Tondela, esta derrota por 2-3, ambas as derrotas sofridas no Estádio da Luz). Ora, nesse espaço de tempo em que não havia Jonas, Jiménez não fez mais que

Será que vivemos numa Simulação? Somos uma Simulação?

Será que vivemos numa simulação? Somos uma Simulação? Como é possível distinguir a realidade de algo que não existe? Nós próprios existimos e somos reais? O que é a realidade? Será que nós temos realmente poder sobre as nossas escolhas? Com estas questões inicio este artigo que te fará certamente questionar a tua posição relativamente á realidade. Quando alguém diz que possivelmente vivemos numa simulação ou até que somos mesmo uma, a reação mais comum é um riso como se tratasse de uma barbaridade sem qualquer fundamento. A verdade é que por mais estranho que possa parecer a certas pessoas, essa ideia está cada vez a ganhar mais ênfase conforme a tecnologia é desenvolvida. Atualmente vivemos num mundo onde os computadores, dispositivos, smartphones e até carros têm mais poder de processamento (inteligência) do que alguma vez na história tiveram. Hoje uma simples tarefa pode ser concretizada instantaneamente enquanto no passado a mesma poderia levar dias ou

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada O verão dá-nos mais tempo livre do que provavelmente qualquer outra parte do ano, mas esta característica muitas vezes valorizada pela generalidade das pessoas, pode também ser um obstáculo. Passo já a explicar o porquê de considerar todo este tempo livre, como uma espécie de obstáculo. Pelo facto de estarmos sujeitos a este período alargado de descanso (férias), falando pelo menos na minha situação, a cabeça não pára de pensar em maneiras de ocupar e preencher o tempo. Ora muito bem, imediatamente a seguir à discussão mental das atividades a efetuar, somos invadidos por uma enorme preguiça, que nos faz adiar de certo modo, a vontade de levar a cabo tal ideia, face a todo o tempo ainda disponível. A verdade é que acabam os dias por passar, sem nós termos realizado muitas das coisas previamente pensadas, infetando-nos com uma leve sensação de insatisfação abstrata e complexa de descrever.   O primeiro passo para co

Casal da Treta: De chorar a rir

Casal da Treta: De chorar a rir Hoje vou fazer a analise de uma coisa diferente daquilo que é o habitual, isto é, de uma peça de teatro. E como podem ver pelo título, essa peça será o Casal da Treta protagonizada por Ana Bola e José Pedro Gomes. Esta peça surge como complemento da trilogia iniciada com a peça, a serie, o livro e o filme “Conversa da Treta”, se bem que o filme chamava-se “Filme da Treta”, mas isso agora não interessa. Em “Conversa da Treta” José Pedro Gomes protagonizava o seu eterno Zézé e era acompanhado por Toni interpretado pelo saudoso António Feio. A segunda peça desta trilogia foi Filho da Treta em que José Pedro, mais uma vez como, Zézé regressava, mas desta vez acompanhado por António Machado, que fazia de Júnior, filho de Toni. Mas agora, e passando ao que me trouxe aqui, desta vez José Pedro Gomes, regressa com o seu icónico Zézé e desta vez vem, como disse em cima, acompanhado por Ana Bola que faz de sua mulher chamada de Détinha . Antes