Avançar para o conteúdo principal

Review da Web Summit 2018

Review da Web Summit 2018

A 3ª edição da Web Summit arrancou no dia 5 de novembro, na Altice Arena e na FIL, em Lisboa, e terminou no dia 8. Ao longo dos 4 dias, contou com cerca de 70 mil visitantes.

Após em 2016 e 2017 o evento ter sido realizado em Lisboa, o Governo Português fez uma parceria a 10 anos que permite manter a cimeira na capital até 2028.

Resultado de imagem para web summit
Palco principal da Web Summit


O que é a Web Summit?

Considerada como “a melhor conferência de tecnologia do planeta”, a Web Summit reúne um conjunto de fundadores e CEO’s (diretores executivos) de empresas de tecnologia, startups de crescimento rápido, criadores de políticas e chefes de Estado. O objetivo é dar a conhecer ao público as suas propostas inovadoras, bem como a realização de talks onde dão a sua opinião acerca dos mais variados temas atuais.


O 1º dia

Um dos oradores do primeiro dia da cimeira foi Tim Burners Lee, o criador da World Wide Web. Falou sobre a responsabilidade que cada um de nós tem em fazer da Web um lugar melhor, livre e aberto. Debateu também o problema das fake news (notícias falsas) e como estas podem ser evitadas.

Lisa Jackson, vice-presidente da área ambiental da Apple, discursou sobre as boas práticas da empresa em termos do ambiente e da educação. Deixou uma mensagem sobre os contributos que a nova geração de empreendedores pode ter relativamente às políticas de proteção do meio ambiente.  

Uma outra figura de destaque foi António Guterres, secretário-geral da ONU, que discursou sobre alguns desafios como, por exemplo, o impacto que as tecnologias estão a ter nos empregos. Referiu também os “males” da Internet, e em como minimizar os atos de ódio, violação de privacidade, opressão e censura a nível online. Deixou um apelo à área da inteligência artificial, afirmando que esta deve parar de contribuir para finalidades de guerra.

Resultado de imagem para web summit tim berners
Tim Berners-Lee, o "pai da internet"


O 2º dia

O momento de destaque do segundo dia foi o debate do papel das mulheres no mundo tecnológico e o combate à discriminação no local de trabalho.

Stephanie McMahon, gestora de marcas da WWE (World Wrestling Entertainment), discursou sobre o desporto feminino, e o facto de que este deve ser encarado como um fenómeno global em crescimento.

Carlos Moedas, comissário europeu da investigação, ciência e inovação, também esteve presente na cimeira e destacou o papel preponderante dos jovens na inovação social.

Christopher Wylie, ex-funcionário da Cambridge Analytica, falou sobre o caso do uso inapropriado de informações de milhões de perfis do Facebook por parte da empresa, com o objetivo de manipular as presidenciais norte-americanas de 2016.

As criptomoedas também foram um assunto de destaque neste dia. No palco principal, o fundador da Draper Associates garantiu que o dinheiro eletrónico é uma "enorme oportunidade para pensar o mundo de forma mais global”.  


O 3º dia

Greg Peters, produtor de conteúdos da Netflix, discursou sobre como a tecnologia está a ajudar a plataforma a difundir as suas séries, especialmente as europeias, por todo o mundo. Deu especial atenção às produções espanholas e norueguesas, e anunciou que estão a ser desenvolvidos novos projetos.

Ben Silbermann, cofundador e CEO do Pinterest, explicou a sua posição acerca do uso dos motores de busca a partir de imagens, discurso um tanto ou quanto irónico, uma vez que a sua plataforma se baseia na partilha de imagens.

Tony Blair, ex-primeiro ministro britânico, falou acerca da sua opinião quanto ao Brexit. Afirmou que “enfraquece a Europa e a Grã-Bretanha”, e que vai fazer de tudo para o impedir. Acrescentou que o objetivo fulcral deve ser construir uma economia digital mais justa.

Resultado de imagem para web summit tony blair
Tony Blair criticou o Brexit

O ex-campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, debateu sobre a utilização e o abuso dos dados pessoais nas plataformas online, e alertou para o facto de que devemos aprender a protegê-los. Criticou ainda os países não democráticos pela forma como usam a tecnologia para limitar a liberdade dos cidadãos.

Tal como à semelhança do ano anterior, o famoso robô Sophia também esteve presente no evento, e veio acompanhada por um outro robô de seu nome Han. Deixou uma mensagem muito clara de que “os humanos estão a destruir rapidamente o seu mundo”, e que “provavelmente, a única esperança neste planeta é um conjunto de cidadãos robôs altamente inteligentes e racionais muito em breve”. O assunto de destaque foi o comando do mundo por parte da inteligência artificial, e qual o rumo da aplicação dos robôs nos setores da sociedade.

Resultado de imagem para web summit 2018 robot
Apresentação dos robots


O último dia

Peggy Hicks, diretora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, levantou uma questão no último dia da cimeira: será necessária a criação de uma Declaração Universal adaptada ao mundo digital? A resposta foi simples: primeiro, é necessário aplicar os conceitos de liberdade e responsabilidade ao mundo digital com a declaração atual. Só depois se pode concluir se uma nova declaração é precisa.

Katherina Borchert, diretora de inovação da companhia tecnológica Mozilla e antiga jornalista, falou sobre o jornalismo hoje em dia. “O jornalismo está morto?”, foi a questão levantada. Através de uma sondagem, a grande maioria das pessoas considerou que ele se encontra “doente”. Falou sobre a dificuldade de praticar jornalismo de investigação, uma vez que este requer um grande investimento. “É preciso construir mais oportunidades de interação entre o público e os meios de comunicação social”, rematou.

Ainda na área do jornalismo, Ev Williams, fundador e CEO da Medium e ex CEO do Twitter, defendeu que a evolução do jornalismo passará por “uma incorporação maior da tecnologia nos media tradicionais”. Deixou claro que a tecnologia nos pode ajudar a resolver muitos dos problemas para os quais ainda não encontramos solução, e que aquilo que ela nos oferece, é superior àquilo que pode existir de mais negativo sobre ela.

Paddy Cosgrave, fundador da Web Summit, encerrou a cimeira pelas 17:15 horas. Mas as palavras finais foram de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República portuguesa, que apontou três objetivos futuros. O primeiro prende-se com o futuro da Web Summit, em Portugal, defendendo a criação de diferentes versões da mesma. O segundo, sobre os refugiados, apelando às pessoas que não se esquecessem do “resto da sociedade”. O terceiro, consiste na “criação de um mundo melhor”, sublinhando que é necessário tornar “mais visível que o problema das alterações climáticas é verdadeiro”. Chamou à atenção para a luta “pelos valores, pela liberdade, pelo multilateralismo, pela paz”.

Resultado de imagem para web summit marcelo rebelo de sousa encerramento
Marcelo Rebelo de Sousa no encerramento da Web Summit

E assim terminou mais uma edição da Web Summit. Para o ano há mais!

Joana Simões                                    09/11/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...

Reportagem | TerraNova uma rádio com história!

TerraNova uma rádio com história! Os Politicamente Incorretos, fizeram uma pesquisa sobre uma das rádios mais relevantes e enraizadas da região de Aveiro. Este Trabalho foi feito na sequência da cadeira de História dos Média. Esperemos que gostem desta nossa investigação! Muitos mais documentários , investigações e vídeos variados, serão produzidos no futuro por todos os membros deste Blog. Canal de Youtube dos PI - www.youtube.com/channel/UCq5DIqxPZEDvVCevnqfOtSg Facebook dos PI - www.facebook.com/PoliticamenteIncorretosPT Tiago Queirós | Jorge Afonso | André Ferreira | Francisco Gomes 01/07/2018

Mundial 2018 | Quartos-de-Final

Mundial 2018 | Quartos-de-Final Logótipo oficial do Mundial da Rússia 2018 No tudo ou nada, as equipas estão cada vez mais perto de chegar ao grande objetivo: vencer a Taça de Campeão do Mundo 2018. Mais uma etapa passada, e desta vez, 4 equipas que passam, em jogos alucinantes, que demonstram que apesar de tudo, ainda não se pode saber muito quem é que será o mais provável de ganhar. Assim sendo, vou passar à minha análise dos jogos dos quartos-de-final deste Mundial: Uruguai (0) – (2) França: o favorito era a França e foi a França que passou. Numa primeira parte muito bem equilibrada, a França conseguiu adiantar-se no marcador bem perto do intervalo, aos 40 minutos, por intermédio de Varane. Mas a segunda parte não foi melhor. Houve mais um golo (e que golo!), este de Griezmann, de fora da área, aos 61 minutos. A bola descreve um arco, enganando por completo Muslera (que frango!). Daí para a frente o jogo acalmou, houveram ataques em cada ...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...