Avançar para o conteúdo principal

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar

Imagem relacionada
Maus resultados trazem infelicidade ao plantel encarnado

Apesar da vitória, no último jogo frente ao CD Tondela, por 1-3, os adeptos ainda não esqueceram o pior momento do clube, que em 4 jogos perdeu 3. E este mau momento do Benfica pode ser explicado pela falta de eficácia demonstrada pelos jogadores encarnados.

Mas para chegarmos ao ponto atual do clube da Luz, temos de remontar até à data onde Jonas se lesionou, no final da época passada. Tudo se dá no dia 7 de abril, quando o Benfica ia jogar, em Setúbal, contra o Vitória FC. Foi neste dia que Jonas se lesionou tendo sido substituído, daí para a frente por Jiménez. Dessa jornada para a frente, só as derrotas que desapontaram muitos adeptos (a primeira frente ao FC Porto, que perdeu por 0-1, e a segunda frente ao CD Tondela, esta derrota por 2-3, ambas as derrotas sofridas no Estádio da Luz). Ora, nesse espaço de tempo em que não havia Jonas, Jiménez não fez mais que o trabalho pedido, ou seja, marcava quando tinha de marcar, logo, nada de mal tenho a apontar ao jogador, mas sim a outras pessoas.

Acabando a época 2017/18, o mercado de transferências abriu e Luis Filipe Vieira lá foi procurar por mais jogadores. Acabou por deixar sair Jiménez (o homem que marcava golos até então), deixou ficar Seferovic (que só se tinha mostrado no início da temporada) e acabou por ir buscar mais dois avançados, Castillo e Ferreyra. Até aí nada de mais e a época 2018/19 até começou por se mostrar bastante boa para os encarnados, até acabar a frescura dos jogadores (que não pertencem ao leque de avançados, como o caso de Pizzi). Sem Jonas (o melhor atacante atual do Benfica) os encarnados contavam com mais três atacantes, e pelo que Seferovic mostrou na temporada anterior, Vitória acabou por apostar nas novas contratações (primeiro Castillo, até se lesionar, que até nem estava a fazer um mau trabalho, e depois Ferreyra, que nunca conseguiu mostrar-se num jogo em condições que mostrou noutros clubes, acabando, também, por se lesionar). Com os “novos” lesionados, e sem mais ninguém para o lugar, Seferovic acabou por se mostrar o melhor dos três, ajudando o Benfica a marcar e a vencer jogos importantes. Mas o Benfica continuava a não conseguir mostrar toda a sua melhor eficácia, ficando-se por, apenas, boas exibições, mas sem resultados excelentes.

Ora, vendo bem, esta época até nem está a ser muito má para o Benfica, a não ser uns empates aqui ou ali no início a época. Contabilizando, até agora, 4 derrotas (duas para o campeonato, outras duas para a Champions), a primeira foi, precisamente, para a Liga dos Campeões, frente ao “pequeno” (estando a usar a ironia, claro) FC Bayern München. Como é óbvio, não estava a ver ninguém à espera de que goleássemos o colosso alemão, mas a derrota e o jogo em si nem foram maus (claro que as equipas podem sempre fazer muito mais, mas quando os “gigantes” lhe põem a 5ª ninguém os para). Até aqui nada de mal se apontava ao técnico, mas quando o jogo frente ao Ajax, na Holanda, aconteceu (e o Benfica perdeu por 1-0, ao cair do pano), parece que uma maré de azar estava para chegar aos palcos onde o Benfica atuava. Esta derrota na Holanda aumentou o peso do desagrado dos adeptos, quando os encarnados perderam no Jamor, frente ao Belenenses SAD, por 2-0, e ao que parece, para muitos, a gota de água para a saída de Rui Vitória era a derrota caseira frente ao Moreirense FC, por 1-3. Seguiu-se o campeonato e entrámos num período em que parece que Rui Vitória chegou em setembro deste ano e já merece ir embora (lembro aos leitores benfiquistas que o SL Benfica não é o Sporting CP que muda de treinador quando bem lhe apetece, só porque não se gosta dele). Não. Rui Vitória está no seu 4ª ano ao comando técnico do Benfica e já fez mais feitos que muitos dos seus antecessores. O SL Benfica pode estar a passar por um período em que não está a sair-se bem nos resultados, mas a este problema chamo-lhe, e reforço o que disse antes, falta de eficácia.

Imagem relacionada
11 tipo da época 2018/19

Se um treinador, ao montar a sua equipa, mete os melhores jogadores em campo, e se estes não marcam querem o quê? Que Rui Vitória, e como diz o meu companheiro de blog Francisco Gomes, calce as chuteiras e vá ele para dentro de campo chutar e marcar golos? Para que é que os jogadores são pagos, para falhar na eficácia? São estes os pontos que me irritam. Pelo facto de apesar do mau momento que o Benfica está a passar (até nem está a jogar mal) só não está a conseguir marcar, que é o “ganha-pão” das equipas nos jogos. Mas agora também não podemos estar sempre a dizer que Rui Vitória não serve para o SL Benfica. Eu lembro-me muito bem de ver todos os adeptos “babados” em 2015, quando Luis Filipe Vieira anunciou que o treinador, sucessor de Jorge Jesus, seria Vitória. Não me venham agora dizer que o homem é mau treinador, quando na altura todos achavam que era ele que ia levar o SL Benfica ao pentacampeonato (apesar de nunca se ter concretizado).

Agora, também não podemos passar uma borracha por cima de tudo o que Rui Vitória e outros treinadores fizeram, e simplesmente dizer: “Agora que estamos mal, vais ter de te ir embora”. Jorge Jesus, nos 6 anos ao serviço do Benfica teve 2 anos em que podia ter feito melhor, e eu lembro-me que quando os adeptos pediram o seu despedimento, Luis Filipe Vieira decidiu continuar com ele e viu-se o que se viu. Jorge Jesus acabou por “lançar” o Benfica para o “tetra” (ganhando 2 campeonatos) e saiu do Benfica da maneira que saiu (para o Sporting CP) e enquanto lá estava também não foi amiguinho do lado do Benfica, mas enfim. Rui Vitória até podia, nos seus primeiros 2 anos, estar a usar as mesmas ideias de Jorge Jesus, porque nenhuma equipa que está 6 anos com o mesmo treinador muda do dia para a noite de ideias e de estilo. E quando finalmente mudou, Rui Vitória decidiu apostar numa forma diferente da que Jesus usava, e quase que dava resultado (no ano passado), não fosse Luis Filipe Vieira inventar no mercado de transferências de 2017, não fazendo contratações que poderiam ter ajudado no trabalho de Vitória e ter dado o tão desejado “penta”, que (tanto) Vieira se fez pronunciar.

Para o momento eu tenho a certeza de que Rui Vitória é o homem certo para continuar aos comandos dos encarnados, e enquanto todos dizem que Jorge Jesus estará de regresso ao Benfica, só digo isto: “Isso é só a imprensa (não vou sujar o blog com o nome deles) a desestabilizar o Benfica”, porque pode acontecer tudo, mas não vejo Jorge Jesus a regressar ao SL Benfica. Acredito que Luis Filipe Vieira possa ser “maluco” para fazer isso, mas não acredito que chegará tão baixo, para chamar Jesus assim da maneira que todos estão a apontar. E digo aqui sem medos, que a maior parte da culpa da situação atual do Benfica é do dirigente encarnado, que nos momentos devidos não soube atuar da melhor forma nem trazer os melhores jogadores para o plantel montado por Rui Vitória.

Espero, e reforço uma vez mais, que Vitória está bem no Benfica, e que se o mercado de transferências trouxesse jogadores decentes, talvez os problemas destes últimos jogos não se tivessem sentido tanto como eles foram. Espero que Vieira veja bem todas as suas ações, e que Vitória consiga, de uma maneira ou de outra, mudar o que se está a passar no plantel encarnado, de uma vez por todas.

Resultado de imagem para benfica
Vitória frente ao CD Tondela pode trazer nova vida ao SL Benfica

André Ferreira                                  12/11/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...

Reportagem | TerraNova uma rádio com história!

TerraNova uma rádio com história! Os Politicamente Incorretos, fizeram uma pesquisa sobre uma das rádios mais relevantes e enraizadas da região de Aveiro. Este Trabalho foi feito na sequência da cadeira de História dos Média. Esperemos que gostem desta nossa investigação! Muitos mais documentários , investigações e vídeos variados, serão produzidos no futuro por todos os membros deste Blog. Canal de Youtube dos PI - www.youtube.com/channel/UCq5DIqxPZEDvVCevnqfOtSg Facebook dos PI - www.facebook.com/PoliticamenteIncorretosPT Tiago Queirós | Jorge Afonso | André Ferreira | Francisco Gomes 01/07/2018

Mundial 2018 | Quartos-de-Final

Mundial 2018 | Quartos-de-Final Logótipo oficial do Mundial da Rússia 2018 No tudo ou nada, as equipas estão cada vez mais perto de chegar ao grande objetivo: vencer a Taça de Campeão do Mundo 2018. Mais uma etapa passada, e desta vez, 4 equipas que passam, em jogos alucinantes, que demonstram que apesar de tudo, ainda não se pode saber muito quem é que será o mais provável de ganhar. Assim sendo, vou passar à minha análise dos jogos dos quartos-de-final deste Mundial: Uruguai (0) – (2) França: o favorito era a França e foi a França que passou. Numa primeira parte muito bem equilibrada, a França conseguiu adiantar-se no marcador bem perto do intervalo, aos 40 minutos, por intermédio de Varane. Mas a segunda parte não foi melhor. Houve mais um golo (e que golo!), este de Griezmann, de fora da área, aos 61 minutos. A bola descreve um arco, enganando por completo Muslera (que frango!). Daí para a frente o jogo acalmou, houveram ataques em cada ...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...