Avançar para o conteúdo principal

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween


A Origem do Dia das Bruxas | Halloween

Pumpkin, Halloween, Autumn, October, Orange, Horror


A tradição do Halloween ou Dia das Bruxas, capta a atenção de cada vez mais praticantes, estando a crescer e a ser adotada por países um bocado por todo o mundo. Este dia é interpretado como assustador e misterioso por uns e divertido e entusiasmante por outros, mas afinal de contas, qual é a sua origem?

Qual a origem do Halloween?

O termo Halloween, teve a sua origem marcada no século XVII, e é uma abreviatura de raízes escocesas, das palavras “All Hallows´Eve”, que significa “Noite de todos os Santos”. A sua comemoração, tem descendência, de uma antiga celebração praticada pelo povo celta, que habitava toda a Europa há cerca de 2000 anos. 

Esta celebração, denominava-se por Samhain, e simbolizava o fim do Verão, e o início do novo ano celta, no dia 1 de novembro. Os celtas olhavam esse espaço entre os anos, como um tempo mágico.

Tradição ligada aos mortos?

Nesse tempo mágico (dia 31 de outubro), acreditava-se que os fantasmas dos mortos, desciam à terra. Tal acontecia, pois, a barreira entre a vida e a morte, estava especialmente fina e próxima, uma da outra.

O Samhain, está diretamente ligado aos mortos, fantasmas, espíritos e fogo, visto que eram acendidas grandes fogueiras no topo das colinas Irlandesas e Escocesas, com o objetivo de purificar as pessoas e as terras, e também para honrar os mortos. Essas mesmas fogueiras, serviam também como algo para afastar, bruxas, demónios, maldade e espíritos malévolos, assim como fazer com que os fantasmas dos mortos regressassem ao submundo.

Com a expansão da religião católica, o vaticano uniu uma celebração santa com as tradições celtas, resultando no dia de todos os santos, dia 1 de novembro, marcando-o como um dia focado no ato de honrar e relembrar os mortos.

Como surgiu a prática da Doçura ou Travessura?

Por estes períodos os povos também pregavam partidas, e usavam em diversas regiões, máscaras feitas de crânios e pele de animais, para que passassem despercebidos pelos fantasmas e espíritos. Algumas partidas, consistiam por exemplo no roubo de portões por crianças. As crianças usavam também máscaras de modo a esconder a sua identidade.

Esta prática teve origem no facto de certas crianças, andarem de casa em casa, a cantar, rezarem orações em nomes de familiares falecidos e dizerem piadas, sendo que recebiam várias vezes recompensas, tais como alimentos, bolos da sorte e por vezes dinheiro. Cada gratificação recebida pelas pessoas, representava a libertação da alma de uma pessoa do inferno, assim como do castigo eterno.

Com a continuidade da tradição do Halloween, as traquinices, tornaram-se cada vez mais violentas e gravosas, acabando por fazer com que a prática da doçura ou travessura, começa-se a ser usada como chantagem, para com as pessoas. Este vandalismo, causava um pânico geral na sociedade.

Donos de lojas, e vizinhos davam doces ás crianças, para as subornar, e evitar que as mesmas vandalizassem, as suas propriedades, sendo por esta razão motivadas a andar de porta em porta.

O uso das abóboras, tem origem na lenda irlandesa, do Jack Avarento, (Stingy Jack). Antes das abóboras, eram esculpidas caras em nabos e batatas, de modo afastar o Jack. Mas apenas começaram a ser usadas, após a chegada de imigrantes Irlandeses à América.

O Halloween é lucrativo?

O Halloween, possui dimensões tão alargadas, e mostra-se uma indústria em crescimento, sendo por isso considerado o segundo feriado mais lucrativo nos Estados Unidos da América, sendo o primeiro o natal.

Anualmente são gastos pelos americanos, mais de 2.5 bilhões de dólares, em fatos e decorações. Se juntarmos a essa quantia todo o dinheiro gasto em doces, pode-se estimar que os Americanos gastam cerca de 6 bilhões de dólares neste evento.

Todas as histórias e lendas ligadas ao dia das bruxas, ajudam a contextualizar as suas verdadeiras raízes e motivações. Mas tendo em que conta que existem milhares de lendas e teorias, é calculável, que esta festividade, possua segredos, ainda por descobrir.

Agora já sabes mais sobre este dia sombrio.

Tiago Queirós      01/11/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Era uma vez... (mais) uma obra de arte de Tarantino

Era uma vez… (mais) uma obra de arte de Tarantino “Once Upon a Time… in Hollywood” estreou no passado dia 14 de agosto e é o mais recente (e penúltimo) filme de Quentin Tarantino. A história remonta à “Golden Age” do final dos anos 60 em Hollywood. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um famoso ator conhecido pela participação em filmes e séries do género western , e que vê a sua carreira a entrar em declínio. Cliff Booth (Brad Pitt) é o seu duplo e amigo de longa data. Juntos tentam adaptar-se às grandes mudanças do mundo do cinema em Hollywood. DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie são os três grandes nomes do filme. As suas performances são tão boas que fazem o argumento parecer uma coisa secundária. A atuação de DiCaprio como Rick Dalton é fenomenal, pois consegue transmitir todos os sentimentos da personagem da forma mais realista possível. Brad Pitt, tem uma boa prestação como Cliff Booth. Fez apenas aquilo que lhe competia, uma vez que a sua personagem é bastante linear ...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

O recomeço da nossa velha paixão

O recomeço da nossa velha paixão Estamos na semana em que após o treino em jogos de pré-época e da disputa da maioria das supertaças nos mais diversos países, entre campeões, vencedores de supertaças ou ambos, vai recomeçar a nossa velha paixão, o início de todos os campeonatos europeus. Podemos juntar a tudo isto a janela de transferências, que não podemos afastar deste processo, pois ela é aquilo que nos abre muito o apetite para a nova temporada e este é daqueles anos em que esse gostinho está enorme! Pois vejamos: CR7 na Juventus, Courtois no Real Madrid, Vidal no Barcelona, Buffon no PSG, Mahrez no Manchester City, Higuain no Milan ou Kepa no Chelsea, entre outros. Já para não falar no câmbio de treinadores entre os diversos clubes e mais do que tudo, se estarão bem oleadas as máquinas das diversas equipas. Em Inglaterra, o City terá estofo para continuar a ser o indiscutível número um? Conseguirá Mourinho pôr fim a essa onda azul clara do rival quando disse que não ...