Avançar para o conteúdo principal

Afinal o que são Youtubers?

Afinal o Que são Youtubers?

Com a criação do Youtube a 14 de fevereiro de 2005 por três ex-funcionários do PayPal, começava a história de amor entre nós e uma pequena tela no monitor do nosso computador.

Nunca os criadores imaginaram o fenómeno que este site iria ser no séc XXI, sendo um negócio com cada vez mais crescimento, possuindo milhares de milhões de visualizações diárias e produzindo igualmente grandes receitas.

O primeiro vídeo de sempre postado online no Youtube é denominado de “Me at the Zoo”, em português “Eu no Zoo”.

Embora existam vídeos das mais variadas categorias online, atualmente existe uma clara hegemonia das categorias Música, Videojogos e Vlogs.

Relativamente ao tópico de videojogos, o 1º utilizador a destacar-se nessa área, tem nome de perfil no Youtube de PewDiePie, possuindo atualmente uma base crescente de mais de 59 milhões de seguidores.

Também a tendência Vlogger, destaca-se na atualidade com youtubers como Nurb, Owhana, Felipe Neto etc…

O Youtube começou a ser encarado como um verdadeiro negócio, após colocar anúncios e publicidades no seu site. Do mesmo modo, os maiores youtubers são renumerados, com base no número de seguidores e também a partir de propaganda dos próprios vídeos.

A ascensão de um youtuber, leva muitas vezes a que os mesmos recebam produtos patrocinados, devido á grande exposição e audiência que possuem.  

Todo este processo permite que certos youtubers, trabalhem apenas no site, pois recebem receitas abastadas, tendo assim o youtube a capacidade de transformar alguém num milionário.

Em Portugal o youtuber como o conhecemos, começou a ter alguma de relevância e notoriedade por volta de 2010, ligeiramente mais tarde que a nível internacional.

Simplificando, um youtuber é um indivíduo que produz conteúdo audiovisual de temas variados, publicando-os online com o objetivo de obter uma reação por parte do público.

Embora seja uma profissão cada vez mais comum, ainda é olhada de lado pela sociedade, pois associam o youtuber a alguém que não trabalha arduamente e lucra de uma maneira estúpida.

A verdade é que o processo de gravação e edição dos vídeos pode ocupar muitas horas e até dias, dependendo da complexidade das gravações.

Concluindo, peço que mantenham uma mente mais aberta sobre este assunto e peço também que não digam aos vossos filhos que estão a desperdiçar tempo quando os apanharem a ver vídeos.

Ao contrário do que se pode pensar, o público de certos canais de youtube, gosta de seguir esse canal pois identifica-se com o seu youtuber, admirando também a personalidade do mesmo, encarando-o como um amigo que visualiza diariamente online.

Digo isto tudo, pois eu sigo youtubers e compreendo a “magia” que alguns transmitem aos seus seguidores. Tratando-os muitas vezes como familiares.
Resultado de imagem para youtubers



Tiago Queirós                              08/01/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O pior Roast de sempre

O pior Roast de sempre Antes de ir ao texto, gostava de dar as boas-vindas à nova membro do blog, a Joana Simões. Sim amigos, eu sei que há temas mais interessantes, ou pelo menos mais atuais para falar, mas primeiro o André Ferreira já falou da liga. Mas tens o Porto na Champions, podias falar disso, dizem vocês. Podia, mas para desastres já basta este Roast, e o Macaco está nas duas (sim, é verdade) e ainda há a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas eu já estou tão farto desse tema que, pura e simplesmente não vou falar disso. Mas indo ao que interessa, no passado domingo, a TVI, achou por bem transmitir o Roast ao José Castelo Branco e foi diferente do habitual e isso não quer dizer que tenha sido mau, quer dizer… enfim, já lá vamos. Primeiro vou analisar os intervenientes individualmente e depois passarei à análise global  do Roast, em si: A Pipoca Mais Doce, ou Ana Garcia Martins, como quiserem dizer, foi a anfitriã deste Roast, uma das muitas figura