Avançar para o conteúdo principal

Toque de Mestre!


Toque de Mestre!

Resultado de imagem para futbol
Não, não é sobre o gesto técnico de Rui Vitória (toque de calcanhar) que vos venho falar hoje, mas sim sobre o jogo da 7ª jornada da Liga NOS, que foi o SL Benfica – FC Porto, que terminou com a vitória dos encarnados pela margem mínima (1-0).

Antes de passar a falar do clássico em si, só reforçar (e não sou o único a dizer isto, mas enfim, parece que isto nunca vai mudar) que não é preciso haver tanta confusão e tensão durante estes dias de clássicos. É uma imagem negativa para o nosso futebol, ainda existirem estes maus momentos de conflitos entre adeptos de ambas as partes, mas não irei ser eu a fazer isso mudar (posso ajudar, mas não irei fazer isso sozinho com tanta casmurrice por parte de todos os adeptos).

Passando agora para o clássico de ontem (domingo, dia 7), este não foi um jogo muito vistoso, muito também por causa do conhecimento mútuo dos pontos fortes de cada equipa. Resumidamente, as duas equipas souberam anular-se uma à outra, não permitindo a nenhum dos intervenientes, aquela imensidão de ataques excelentes que estes grandes providenciam aos seus adeptos.

Começando pela primeira parte, o dito jogo jogado não foi por aí além, e não houve muitas situações de perigo. Apesar de se ter visto pouco SL Benfica e pouco FC Porto, foram os encarnados quem mais procurou o golo (apesar das escassas oportunidades). O número de faltas foi desnecessário (já os cartões deveriam ter sido mais exibidos durante a primeira parte). Ora, de um modo geral, esta primeira parte foi uma espécie de coxos contra mancos.

Quanto à segunda parte, notou-se um SL Benfica ligeiramente mais forte que os dragões, e ao continuar a procurar sempre mais o golo que o FC Porto, acabou por conseguir marcar (aos 62 minutos) por Seferovic, a passe de Pizzi (num lance de 3 toques). Foi um olhar de mestre que o português teve para dar a bola (e o golo) ao suíço, que sentenciou a boa sorte de Casillas nos clássicos contra o SL Benfica. E foi mais ou menos a partir desse golo, que o (chamado) “equilíbrio” voltou a surgir. Mas é preciso ver que quando o FC Porto começava a aproximar-se da área benfiquista, os adeptos começavam a ver a sua vida a andar para trás (muito por causa dos últimos clássicos, onde o SL Benfica nunca ganhou por causa de pormenores nos momentos finais de jogo. Coisa que não aconteceu aqui.

E, não estava (nada) nos meus planos falar sobre a arbitragem (ou falta dela), mas como ela foi má, vai ter de ser. Fábio Veríssimo até nem começou mal a partida, mas a sua exibição “equilibrada” fez-se notar pouco, pois enquanto que o primeiro cartão foi exibido para Grimaldo aos 9 minutos (e bem, pois o espanhol fez falta para cartão), o primeiro do FC Porto foi aos 19 minutos para Casillas, por atrasar o jogo (quando tinham existido lances anteriores iguais ou piores ao de Grimaldo, feitos por jogadores do Porto, que tinham de ter visto amarelo mais cedo, principalmente Otávio). Não estou aqui a lançar suspeitas acerca de ninguém, mas a mim (e eu vi o jogo) queria-me parecer que o árbitro tinha (alegadamente) o jogo inclinado (mas quem sou eu para dizer tal coisa). E a mim, a expulsão de Lema pareceu-me um pouco forçada (agora que o Luisão se foi embora é que os centrais decidem ser ainda mais brutos do que ele era).

Quanto (e só para reforçar) aos jogadores, destaco, quanto às boas exibições, e no SL Benfica, Rúben Dias (pelo controlo na defesa), Grimaldo (que apesar de amarelado conseguiu estar ao seu nível) a par de Cervi, Pizzi (que continua a demonstrar a sua excelente visão de jogo, e não é à toa, pois em queda fez o passe que deu o golo a Seferovic), o próprio Seferovic (que passou de mal-amado a super-estrela) e Lema (que poderia ter tido melhor “nota” se não tivesse sido expulso). Quanto aos do FC Porto, destaco Éder Militão (pela segurança na defesa) e Danilo (que controlou bem o miolo). Quanto às más exibições, Samaris e Alfa Semedo (que não tiveram tempo para mostrar seu nível de jogo) da parte do SL Benfica, e Maxi Pereira (pela fraca exibição “contra” Pizzi), Otávio (que se fartou de fazer faltas a torto e a direito, e é aqui que eu reclamo da arbitragem) Brahimi, Marega e Soares (pela fraca exibição ofensiva num jogo em que a qualidade destes era necessária). Acrescento Sérgio Oliveira, Corona e André Pereira ou pelo pouco tempo de utilização ou pelo fraco jogo, que permitiu ao Benfica fazer o que queria.

Não foi a melhor exibição de nenhuma destas equipas, mas este clássico vai ficar (para sempre, e ninguém o poderá negar) marcado pela primeira vitória do Rui contra o FC Porto num clássico.

Um FC Porto aquém do esperado pelos seus adeptos contra um SL Benfica a (tentar) melhorar de semana a semana. Para os dois há muito trabalho a fazer, mas talvez um tenha que trabalhar mais que o outro se quiser ser campeão.

O SL Benfica regressa agora à liderança do campeonato (a par do SC Braga), um FC Porto em terceiro que precisa de uma remodelação do seu estilo de jogo e uma equipa de arbitragem (jovem nestas andanças) que precisa de mais experiência para arbitrar jogos deste nível.

Resultado de imagem para benfica-porto

André Ferreira                       08/10/2018

Comentários

  1. Esperemos que seja para manter (ou melhorar!) este nível de jogo. Temos uma boa equipa, um excelente guarda-redes, boas condições para vencer.

    https://theincompletediary.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nome dos Politicamente Incorretos, e eu, André Ferreira, em especial, agradeço o facto de podermos ter a sua ajuda para podermos evoluir. Quanto ao seu comentário também espero o mesmo. E para mais artigos destes ou outros é só deixar o seu gosto na nossa página de Facebook ou subscrever diretamente o nosso Blog. Obrigado

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...

Reportagem | TerraNova uma rádio com história!

TerraNova uma rádio com história! Os Politicamente Incorretos, fizeram uma pesquisa sobre uma das rádios mais relevantes e enraizadas da região de Aveiro. Este Trabalho foi feito na sequência da cadeira de História dos Média. Esperemos que gostem desta nossa investigação! Muitos mais documentários , investigações e vídeos variados, serão produzidos no futuro por todos os membros deste Blog. Canal de Youtube dos PI - www.youtube.com/channel/UCq5DIqxPZEDvVCevnqfOtSg Facebook dos PI - www.facebook.com/PoliticamenteIncorretosPT Tiago Queirós | Jorge Afonso | André Ferreira | Francisco Gomes 01/07/2018

Mundial 2018 | Quartos-de-Final

Mundial 2018 | Quartos-de-Final Logótipo oficial do Mundial da Rússia 2018 No tudo ou nada, as equipas estão cada vez mais perto de chegar ao grande objetivo: vencer a Taça de Campeão do Mundo 2018. Mais uma etapa passada, e desta vez, 4 equipas que passam, em jogos alucinantes, que demonstram que apesar de tudo, ainda não se pode saber muito quem é que será o mais provável de ganhar. Assim sendo, vou passar à minha análise dos jogos dos quartos-de-final deste Mundial: Uruguai (0) – (2) França: o favorito era a França e foi a França que passou. Numa primeira parte muito bem equilibrada, a França conseguiu adiantar-se no marcador bem perto do intervalo, aos 40 minutos, por intermédio de Varane. Mas a segunda parte não foi melhor. Houve mais um golo (e que golo!), este de Griezmann, de fora da área, aos 61 minutos. A bola descreve um arco, enganando por completo Muslera (que frango!). Daí para a frente o jogo acalmou, houveram ataques em cada ...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...