Avançar para o conteúdo principal

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia

Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai.

Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube pode ser suspenso da prática de futebol profissional entre 6 a 8 épocas (para perceberem o caso com mais pormenores vejam aqui https://observador.pt/2019/07/03/academico-de-viseu-incorre-em-exclusao-da-ii-liga-por-falsas-declaracoes/)) 

E qual o problema disto?

É que parece que os organismos responsáveis pelo futebol português estão mais preocupados com mentiras, casos menores e com tudo, menos com aquilo que tem realmente envenenado o futebol nacional, que é o discurso de ódio que tem sido proferido constantemente pelos responsáveis dos clubes. Não vou apontar o dedo a ninguém pois todos os clubes, nomeadamente os três grandes, têm contribuído para isso. Sim amigos, eu admito que o meu Benfica também o faz, mas isso tem que mudar.

O futebol é paixão, é alegria, é união, é amizade, não é estupidez, nem ódio, nem rivalidade desmedida. E o pior é que me parece que a FPF e a LPFP não sabem disso, pois parece que têm medo de fazer o que deve ser feito para emendar isto, porque vai atacar os três grandes e isso vai prejudicar os ganhos financeiros da competição. Ou talvez, tenham medo de se tornarem impopulares por decisões contra os grandes, mas tenho uma noticias para vocês amigos da FPF e da LPFP, já são impopulares.

Mas o que pode ser feito para resolver isso?

É fácil, basta que, quando houver discurso de ódio ou o comportamento que reflita isso, expulsar essa pessoa do futebol nacional.

A desculpa que tem sido usada ultimamente é que são os clubes que fazem as regras,. O problema é que a FPF muitas vezes diz que é a instituição máxima do futebol em Portugal, então tem que agir como tal, tomar uma decisão.

O problema é que nenhum dos responsáveis pelo futebol do nosso país parece estar preocupado com isso, o que me preocupa bastante.

Os mais velhos de idade e os mais entendidos de futebol, irão certamente lembrar-se das tragédias de Hillsborough e a de Heysel (quem não conhece que faça uma pequena pesquisa que vai encontrar bastante sobre as duas tragédias). Eu aproveitei para recordar estas tragédias porque a mim, infelizmente, parece que o futebol em Portugal caminha  a passos largos para se criar um ambiente propício para que este tipo de tragédia aconteça.

Sim, eu sei, que esta visão é muito pessimista, mas, infelizmente, parece-me ser o futuro do futebol nacional. E nestes casos, eu acho que temos que olhar para a realidade e perceber que a realidade do futebol nacional é de um ambiente tóxico e violento, que parece não ter fim. Por isso, eu aproveito para apelar à FPF e à LPFP para se deixarem de tretas, e ganharem “tomates” e que comecem a agir, porque se uma tragédia como as de cima mencionadas acontecer, primeiro, todos (fãs de futebol) teremos sangue nas mãos, em segundo os dirigentes dos clubes e em terceiro os maiores responsáveis serão aqueles que têm como responsabilidade decidir e impedir que isto aconteça.

Por isso amigos, deixem-se de ódios, deixem-se de insultos e sigam aquilo que o treinador do SLB disse e comecem a elogiar os adversários nas suas vitórias, pois temos que ser nós a mudar o estado do futebol português, pois está visto são a cobardia e a incompetência  que comandam a FPF e a LPFP.                                             

Resultado de imagem para federação portuguesa de futebol e liga´

Francisco Gomes                            03/07/2019                 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O pior Roast de sempre

O pior Roast de sempre Antes de ir ao texto, gostava de dar as boas-vindas à nova membro do blog, a Joana Simões. Sim amigos, eu sei que há temas mais interessantes, ou pelo menos mais atuais para falar, mas primeiro o André Ferreira já falou da liga. Mas tens o Porto na Champions, podias falar disso, dizem vocês. Podia, mas para desastres já basta este Roast, e o Macaco está nas duas (sim, é verdade) e ainda há a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas eu já estou tão farto desse tema que, pura e simplesmente não vou falar disso. Mas indo ao que interessa, no passado domingo, a TVI, achou por bem transmitir o Roast ao José Castelo Branco e foi diferente do habitual e isso não quer dizer que tenha sido mau, quer dizer… enfim, já lá vamos. Primeiro vou analisar os intervenientes individualmente e depois passarei à análise global  do Roast, em si: A Pipoca Mais Doce, ou Ana Garcia Martins, como quiserem dizer, foi a anfitriã deste Roast, uma das muitas figura