Avançar para o conteúdo principal

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia

Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai.

Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube pode ser suspenso da prática de futebol profissional entre 6 a 8 épocas (para perceberem o caso com mais pormenores vejam aqui https://observador.pt/2019/07/03/academico-de-viseu-incorre-em-exclusao-da-ii-liga-por-falsas-declaracoes/)) 

E qual o problema disto?

É que parece que os organismos responsáveis pelo futebol português estão mais preocupados com mentiras, casos menores e com tudo, menos com aquilo que tem realmente envenenado o futebol nacional, que é o discurso de ódio que tem sido proferido constantemente pelos responsáveis dos clubes. Não vou apontar o dedo a ninguém pois todos os clubes, nomeadamente os três grandes, têm contribuído para isso. Sim amigos, eu admito que o meu Benfica também o faz, mas isso tem que mudar.

O futebol é paixão, é alegria, é união, é amizade, não é estupidez, nem ódio, nem rivalidade desmedida. E o pior é que me parece que a FPF e a LPFP não sabem disso, pois parece que têm medo de fazer o que deve ser feito para emendar isto, porque vai atacar os três grandes e isso vai prejudicar os ganhos financeiros da competição. Ou talvez, tenham medo de se tornarem impopulares por decisões contra os grandes, mas tenho uma noticias para vocês amigos da FPF e da LPFP, já são impopulares.

Mas o que pode ser feito para resolver isso?

É fácil, basta que, quando houver discurso de ódio ou o comportamento que reflita isso, expulsar essa pessoa do futebol nacional.

A desculpa que tem sido usada ultimamente é que são os clubes que fazem as regras,. O problema é que a FPF muitas vezes diz que é a instituição máxima do futebol em Portugal, então tem que agir como tal, tomar uma decisão.

O problema é que nenhum dos responsáveis pelo futebol do nosso país parece estar preocupado com isso, o que me preocupa bastante.

Os mais velhos de idade e os mais entendidos de futebol, irão certamente lembrar-se das tragédias de Hillsborough e a de Heysel (quem não conhece que faça uma pequena pesquisa que vai encontrar bastante sobre as duas tragédias). Eu aproveitei para recordar estas tragédias porque a mim, infelizmente, parece que o futebol em Portugal caminha  a passos largos para se criar um ambiente propício para que este tipo de tragédia aconteça.

Sim, eu sei, que esta visão é muito pessimista, mas, infelizmente, parece-me ser o futuro do futebol nacional. E nestes casos, eu acho que temos que olhar para a realidade e perceber que a realidade do futebol nacional é de um ambiente tóxico e violento, que parece não ter fim. Por isso, eu aproveito para apelar à FPF e à LPFP para se deixarem de tretas, e ganharem “tomates” e que comecem a agir, porque se uma tragédia como as de cima mencionadas acontecer, primeiro, todos (fãs de futebol) teremos sangue nas mãos, em segundo os dirigentes dos clubes e em terceiro os maiores responsáveis serão aqueles que têm como responsabilidade decidir e impedir que isto aconteça.

Por isso amigos, deixem-se de ódios, deixem-se de insultos e sigam aquilo que o treinador do SLB disse e comecem a elogiar os adversários nas suas vitórias, pois temos que ser nós a mudar o estado do futebol português, pois está visto são a cobardia e a incompetência  que comandam a FPF e a LPFP.                                             

Resultado de imagem para federação portuguesa de futebol e liga´

Francisco Gomes                            03/07/2019                 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades Antes de começar a falar do tema do texto em si, deixem-me explicar-vos o que é que se vai passar nos próximos dias, aqui no blog. Eu e o André Ferreira iremos, desde hoje, até à próxima terça-feira, analisar todas as conferências da E3 2019. Se quiserem saber os horários podem ir às nossas redes sociais, porque o horário já está disponível. Passando ao que verdadeiramente interessa. A primeira empresa a subir ao palco foi a EA, ou melhor, a EA ligou a Stream. Eu explico melhor. Este ano, a EA não fez uma conferência propriamente dita, mas sim realizou a EA Play que é basicamente uma espécie de livestream em que os jogos são apresentados, sem existirem coisas extra jogos. A conferência da EA foi monótona e sem nenhuma coisa que surpreendesse muito, isto porque   a EA já tinha previamente anunciado aquilo que ia apresentar e a posição em que cada jogo ia aparecer na apresentação, por isso, estragou compl...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...