Avançar para o conteúdo principal

A Hora do mata-mata

A Hora do mata-mata

Terminou esta semana a fase de grupos da Liga dos Campeões, uma das competições mais apaixonantes do desporto-rei. Para o futebol português foi uma fase positiva no sentido do futebol praticado, mas claramente negativa no apuramento e nos pontos conquistados.

Fico muito satisfeito e dou parabéns ao FC Porto por ter sido a única equipa portuguesa que cumpriu a sua missão de passar aos oitavos de final da liga milionária, numa fase de grupos em que fez dois resultados absolutamente notáveis com o AS Mónaco e um com o Leipzig em casa e também jogos em que francamente cometeu erros e a equipa poderia ter feito mais, fora com os alemães e sobretudo nos dois confrontos com o Besiktas, mas no fim e com persistência: Objetivo cumprido. Porém há que admitir que terá de haver muita sorte para os dragões chegarem aos últimos oito emblemas a disputarem a competição, porque os possíveis adversários para a equipa de Sérgio Conceição são: Manchester United, PSG, Roma, Barcelona, Liverpool, Manchester City ou Tottenham. A meu ver apenas Roma e PSG são acessíveis para os portistas nos oitavos, a Roma porque é de longe a equipa menos forte das sete e o PSG por ser uma equipa mais de milhões, egos demasiado grandes e treinador a menos para jogadores a mais, tudo características que uma equipa com personalidade e unida como o FC Porto pode sem dúvida aproveitar. Oxalá haja muita sorte no sorteio para os azuis e brancos, mas teme-se o pior… e que saia um colosso.

Quem também desejamos que tenha sorte mas na Liga Europa é ao Sporting, para chegar longe será sem dúvida necessário que os leões tenham mais sorte no sorteio agora do que tiverem em Agosto quando apanharam Juve, Barça e Olympiakos. Mas há que dizer que os comandados de Jorge Jesus não se deram nada mal, pois não é qualquer equipa que consegue estar a vencer por três golos em Atenas podendo aumentar a diferença e fazer frente a duas equipas que lutam pela taça das “orelhinhas” sobretudo nos jogos em casa e até em Turim, como o ano passado fez em Madrid.

A desilusão foi o Benfica. Ainda hoje não consigo encontrar explicação concerte para o terrível feito dos encarnados ao terem perdido seis de seis jogos. Do que vi, foi um misto de falta de sorte com falta de competência, quando num jogo acontecia um no seguinte acontecia o outro. É mau, mas é já a terceira vez em dez anos que um “grande” português termina em último no seu grupo da Champions sem conseguir aceder à Liga Europa(Benfica em 2014/15 e 2017-18 e o Sporting em 2015/16).

Quanto ao que aí vem a partir de Fevereiro, resta-nos recostar-nos e apreciar os espetáculos que vamos ver na Champions, aqui deixo o meu desejo de sorteio para os oitavos de final da “Prova Rainha” e assim termino: Basileia-Besiktas, Bayern-Liverpool, Chelsea-PSG, Juventus-Tottenham, Sevilla-Man.United, S.Donesk-Barcelona, FC Porto-AS Roma e Real Madrid-Man.City.

Resultado de imagem para futbol

 Jorge Afonso       8/12/2017

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades Antes de começar a falar do tema do texto em si, deixem-me explicar-vos o que é que se vai passar nos próximos dias, aqui no blog. Eu e o André Ferreira iremos, desde hoje, até à próxima terça-feira, analisar todas as conferências da E3 2019. Se quiserem saber os horários podem ir às nossas redes sociais, porque o horário já está disponível. Passando ao que verdadeiramente interessa. A primeira empresa a subir ao palco foi a EA, ou melhor, a EA ligou a Stream. Eu explico melhor. Este ano, a EA não fez uma conferência propriamente dita, mas sim realizou a EA Play que é basicamente uma espécie de livestream em que os jogos são apresentados, sem existirem coisas extra jogos. A conferência da EA foi monótona e sem nenhuma coisa que surpreendesse muito, isto porque   a EA já tinha previamente anunciado aquilo que ia apresentar e a posição em que cada jogo ia aparecer na apresentação, por isso, estragou compl...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...