Avançar para o conteúdo principal

O (des)sonho Europeu

O (des)sonho europeu

Caros leitores, cá vai a minha primeira opinião crítica. Desta vez, uma crítica ao desporto, principalmente nas competições europeias de futebol.

Para começar, e para ser justo (acho que é de bom tom) e também porque traz dinamismo ao futebol português, dar os parabéns ao FC Porto, por ter passado a fase de grupos da Liga dos Campeões (com uma exibição bem conseguida para um grupo equilibrado), ao Sporting CP (apesar do Barça e da Juve, o Sporting demonstrou uma qualidade muito boa frente a estes “Gigantes” do futebol europeu) e ao SC Braga (que apesar de tudo se mostrou uma equipa de qualidade frente a outras boas equipas) por estarem na Liga Europa.

Não querendo armar-me em comentador desportivo e dizer que esta ou aquela não têm hipóteses, só espero que consigam chegar o mais longe possível e que deem algo ao futebol português, sem ser os ataques de que o futebol português tem vivido (isso poderá ser outro tema de conversa).

Demonstrada já as minhas congratulações, vou passar agora a uma parte mais desagradável (principalmente para mim) que foi o desaire (que é que se pode chamar assim) que o SL Benfica teve na chamada Liga Milionária. 

Não vou invocar tal tristeza, mas decerto que muitos estão infelizes com a exibição europeia do Benfica esta época. Em 6 jornadas não obter qualquer ponto, é algo que deve ser visto por dentro (e muitos dizem, e talvez com razão, a má gestão das transferências durante o mercado pode ser causa disso).

 Estando num grupo relativamente acessível para passar em 2º (pois o Manchester United é o Manchester United), o Benfica nem ao CSKA Moskva (36º classificado no ranking da UEFA) conseguiu ganhar. 

Os encarnados até se podem queixar de algumas arbitragens, mas isso não é o Benfica que eu e muitos benfiquistas querem (isso é estar a fazer o que muitos clubes fazem, queixar-se da arbitragem quando perdem ou empatam um jogo).

Agora, mais que nunca, o Benfica tem de trabalhar, não só para ganhar algo (que espero que seja o campeonato), mas também para ganhar o apoio dos seus adeptos. Não esquecendo outra infelicidade europeia, o Vitória de Guimarães SC, também não conseguiu manter a Europa nos seus objetivos (apesar de um grupo um pouco difícil, o Guimarães também mostrou a garra portuguesa).

Como disse anteriormente, estou amargurado com a vergonha do Benfica, mas espero (e isto é sincero) que as restantes equipas portuguesas em competição, consigam trazer algo, para que o futebol português saia deste inferno em que vive agora.

Imagem relacionada

André Ferreira                        08/12/2017

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

Joker, um menino ao pé da sociedade

Joker, um menino ao pé da sociedade “Joker” é, sem dúvida, o filme do momento, da semana, do mês, do ano, de sempre. Independentemente da vossa posição relativamente ao filme, é inegável que este, que aborda um dos mais perigosos e melhores vilões de banda desenhada, está muito longe de estar entre o lixo que a Warner costuma produzir. Mas nem é sobre a Warner nem sobre o filme (talvez neste falarei um pouco) que eu venho falar hoje. Para verem uma análise ao filme, aqui no blog, pesquisem o artigo da Joana do passado sábado ( “When you bring me out, can you introduce me as Joker?” ), que terão lá um pouco daquilo que também considero como uma opinião minha. Mas, ainda não irei começar este artigo sem antes falar sobre o que realmente me traz cá, que é a conversa de que este filme pode levar a que as pessoas sejam iguais a um vilão de banda desenhada e que ao ver o filme passem a matar sem mais nem menos. Vamos por partes. No meu tempo de vida, e já não é assim tão curto quan...

Da Ambição À Desilusão

Da Ambição À Desilusão No passado domingo, mais um clássico foi jogado, este entre SL Benfica e FC Porto, terminando com a vitória dos azuis e brancos por 0-1. Fazendo uma análise ao jogo, houve uma primeira parte muito ofensiva por parte dos encarnados, alguns erros (poucos) defensivos dos dragões, e esses erros quase causavam um ataque cardíaco ao guarda-redes do FC Porto, Iker Casillas, que lá ia dando um ou outro reparo aos seus colegas de equipa. Pode até dizer-se que o SL Benfica dominou a primeira parte, estando muito perto do golo, ao minuto 44, quando Pizzi remata, na zona de penálti, para defesa do guarda-redes, à figura. As águias acabavam por sair do jogo com alguma vantagem, quer a nível de jogo e a nível estatístico (tinha duas oportunidades, mais uma que o FC Porto, mais remates, sete contra quatro; o SL Benfica acabaria por enquadrar dois remates à baliza, enquanto que os azuis e brancos, dos quatro, não enquadrou nenhum, a nível de jogo, os encarnados acabari...

Chega de ser um grunho!!!

Chega de ser um grunho!!! Antes de me atirar de cabeça a este texto, gostava de esclarecer que eu não votei no Chega nem sequer concordo com as ideias de tal partido, no entanto também não votei em nenhum partido do qual a maioria das “vozes grunhas” que se levantaram contra o partido de André Ventura. Indo ao que interessa. Gostava desde de já de esclarecer que sim é verdade, que o Chega é de extrema direita, um partido com ideologias xenófobas, racistas, enfim de todo o tipo de discriminação, basicamente uns grunhos da direita, basicamente e caso tenham estômago para aguentar vejam o que Maria “grunha” Vieira disse sobre o líder deste partido é perceberão, tudo sobre a mentalidade da gente que apoia este indivíduo. No entanto, do outro lado, estão a trupe dos “sensíveis idiotas”, que são comandados por Diogo Faro, que chamou, e bem, apesar de estúpido, André Ventura de fascista, pois o fascista mais famoso de Portugal, foi não há muito tempo considerado “O Maior Portugu...

Nostalgia

Nostalgia Hoje em dia tudo o que vemos ou ouvimos é repentino, porém há certas coisas que nos marcam de uma certa maneira. Coisas que, para mim, nos levam até à nossa infância, até a alguns recantos em que nos faziam sentir bem connosco.  A isso chama-se nostalgia. É certo que já toda gente (na sua fase adulta) viajou na sua mente para a sua infância ao ver ou ouvir algo que tenha marcado a sua infância naquela época.  Quem não se lembra das publicidades que passavam todos os natais (como aquele que ainda hoje passa: a Carlota Cambalhota, dos camiões da Coca-Cola, a Missa do Galo(pelo Azeite Gallo), a Leopoldina no Continente, as pistas da Hot Wheels, entre outros), dos desenhos animados que marcaram gerações (exemplos de Dragon Ball, Oliver e Benji, Pokémon, Tartarugas Ninja, o Elefante Babar, os Flintstones, os Smurfs, Tintim, The Looney Toons, os X-Men, entre muitos outros), das músicas, que se for preciso ainda cantamos de trás para a frente só de ouv...