Avançar para o conteúdo principal

Resgate dos Jovens Tailandeses da Gruta | Resumo |

Resgate dos Jovens Tailandeses da Gruta |Resumo|


Imagem relacionada
Fig.1- Mergulhadores no resgate

O que aconteceu?

Um grupo de 12 jovens futebolistas com idades compreendidas entre 11 e 16 anos, assim como o seu treinador de 25 anos, foram dados como desaparecidos durante algum tempo, sendo encontrados no dia 2 de julho, nas profundezas da tão falada gruta de Tham Luang, localizada em Chiang Rai, no norte da Tailânda.

Este mesmo grupo permaneceu preso no interior da gruta por mais de 2 semanas, completamente soterrados, e sem qualquer possibilidade de escaparem da mesma.

Imagem relacionada
Fig.2- Voluntários e Militares auxiliam o resgate

Como é que os jovens ficaram presos na gruta?

De um modo simplificado este grupo de jovens, pertencentes ao clube desportivo de Moo Pa, decidiu dar um passeio, após um dos treinos, algo que faziam frequentemente. Entretanto no decorrer desse passeio os jovens optaram por aventurar-se no interior da caverna e explorá-la, acabando por ficarem retidos, devido ás chuvas intensas que se fizeram sentir nesse mesmo período de tempo. As chuvas causaram a subida do nível da água, inundando o trajeto de saída da gruta.

Esta não seria a primeira vez que o treinador levaria os jovens a entrar na gruta, mas nunca terão progredido tanto como desta vez, onde desceram uma distância relativamente imensa em comparação com o passado.

Os jovens encontram-se a mais de 800 metros de profundidade, aproximadamente a 6 quilómetros da entrada da gruta. Após terem sido descobertos, o grupo de futebolistas começou a ser intensamente acompanhado por variados mergulhadores da Marinha Tailandesa, que lhes forneceram apoio médico, recursos e mantimentos.

Encontram-se médicos e psicólogos no local do resgate, caso haja a necessidade dos seus serviços, foi estabelecida também uma linha telefónica, para permitir aos jovens comunicar com familiares na superfície.

Resultado de imagem para resgate tailandia
Fig.3- Grupo de jovens presos na gruta 

O resgate é possível? Mas como?

A operação de resgate é extremamente delicada e complexa, visto que diversas zonas da gruta estão totalmente submersas, levando os especialistas a dizer que o resgate poderia levar eventualmente, semanas ou mesmo meses a ser concluído. Este trajeto representa um grande perigo e um elevado nível de dificuldade mesmo para mergulhadores experientes e profissionais.

Um dos fatores mais condicionantes de todo o processo de resgate, é o facto de esta situação ter ocorrido no período das chuvas nessa zona Tailandesa, sendo que existe a hipótese que as águas baixem de nível, apenas por volta dos meses de setembro ou outubro.

Após 9 dias na escuridão absoluta, os jovens encontravam-se debilitados e fracos, tornando impossível a viajem de retorno mesmo com o auxílio dos resgatadores, que teria de ser efetuada a mergulho.

Todas as autoridades e entidades competentes, viram-se obrigadas a estudar e analisar as possibilidades mais favoráveis para efetuarem o resgate com sucesso, reforçando que não querem comprometer a segurança dos jovens e do treinador.

Com a intenção de auxiliar no resgate, o Bilionário americano Elon Musk, enviou para a Tailândia um grupo de engenheiros da Spacex.

No decorrer desta situação um antigo mergulhador da Marinha Tailandesa, Saman Kunan, de 38 anos morreu, após fornecer aos jovens uma reserva de oxigénio.
Após os jovens escreverem mensagens e cartas aos familiares a demonstrarem confiança no resgate, as autoridades tiveram que aguardar que as condições meteorológicas ficassem mais favoráveis para darem início á operação de remoção e salvamento da equipa.

Ao ser estipulado que as condições seriam melhores, nos dias adjacentes a 7 de julho, deram-se então os primeiros passos nesta missão de salvamento.

Imagem relacionada
Fig.4- Mergulhadores ensinam jovens a nadar

Entraves ao resgate

Alguns dos perigos mais presentes, são o facto de que uma grande quantidade dos jovens não saberem nadar ou mergulhar, sem esquecer claro o aumento da concentração dos níveis de dióxido de carbono, dentro da gruta e também o permanente perigo da subida do nível das águas.

Inicio do resgate

A operação de salvamento teve início neste domingo, dia 8 de julho, segundo o governador local, Narongsak Osottanakorn, os mergulhadores (13 estrangeiros e 5 Tailandeses), entraram na gruta ás 10 horas locais Tailandesas. Segundo o mesmo, os jovens serão encaminhados, um a um, por dois mergulhadores. Foi previsto que o primeiro jovem fosse resgatado pelas 21 horas locais.

O general Chalongchai Chaiyakam, reforçou que todo o resgate pode demorar 2 a 4 dias, dependendo das condições.

Até à data (08/07/2018) está confirmado, que foram retirados com sucesso da gruta 4 jovens, após receberem algum apoio médico no local, foram rapidamente transportados para o hospital.  

As operações de salvamento foram suspensas, por aproximadamente 10 a 20 horas, e continuaram segunda feira, dia 9 de julho.

No dia 9 de julho, mais quatro jovens foram retirados com sucesso da gruta.

Graças a todos os esforços e dedicação dos membros envolvidos neste complexo resgate, foram retirados no dia (10/07/2018), os restantes jovens e treinador. 

Acabando assim por toda esta situação ter acabado da melhor maneira possível, apenas com um vítima que todos nós lamentamos eternamente, o mergulhador Saman Kunan.


Resultado de imagem para resgate tailandia mergulhadores
Fig.5- Entrada da gruta 

Tiago Queirós     08/07/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Palavra

A Palavra Antes de começar, deixem-me dizer-vos que estou a escrever este texto não porque aconteceu algo de importante que me tenha levado a escrever este artigo, mas sim porque cada vez mais noto a forma como é que a palavra (ou neste caso a falta dela) estão a influenciar tudo e todos. Para não começar já a disparar para todos os lados, e como todos devem perceber (alguns lembrar-se) antigamente a palavra era tudo. Era o que ditava o que iria acontecer (num determinado produto, ou num negócio, ou até mesmo numa simples confissão). Não sei a razão certa para isso acontecer, mas como não havia algo mais a que as pessoas se pudessem agarrar caso alguma coisa corresse mal, as pessoas acreditavam na palavra. Hoje, isso é algo que já não existe. Os “negócios” são feitos já com dinheiro, as confissões quase que não interessam (e aqui não me refiro só às da Igreja). A palavra já não conta para nada. As promessas são outra coisa que já não interessam. Uma pessoa hoje diz uma coi...

BlacKkKlansman: O infiltrado - Spike Lee volta a atacar

BlacKkKlansman: O infiltrado – Spike Lee volta a atacar No passado mês de setembro, estreou em Portugal o mais recente filme do cineasta Spike Lee: “BlacKkKlasman: O infiltrado”. Baseado numa história verídica, o filme passa-se nos anos 70 e conta como Ron Stallworth (John David Washington), um polícia afro-americano do Colorado, se conseguiu infiltrar no grupo Ku Klux Klan (KKK). Como braço direito, tinha Flip (Adam Driver), um detetive judaico. Em conjunto, comunicavam entre si, sendo que Ron era quem recebia os telefonemas e conquistava a confiança do líder do KKK, e Flip era enviado para interpretar Ron fisicamente. Depois de vários meses de investigação, Ron conseguiu tornar-se líder da seita, tendo conseguido sabotar vários planos associados a crimes racistas que o grupo planeava contra os negros. Apesar de nos referirmos a ele como um único grupo, Ku Klux Klan é o conceito utilizado para designar três movimentos distintos. Formada nos EUA no século XIX, trata-se de ...

A Época Da Falsa Solidariedade

A Época Da Falsa Solidariedade Imagem Representativa da Época Natalícia Já chegou novamente aquela época do ano, onde de repente se lembram todos que não podemos apenas olhar para o nosso umbigo. Uma altura onde surge dos locais e pessoas mais improváveis, uma vontade infeciosa e brutal de ajudar os mais necessitados e participar em campanhas solidárias. Embora não duvide que uma pequena quantidade destes projetos solidários, são realmente genuínos e estão assentes em valores e desejos honestos, infelizmente a quase totalidade dos esforços e ações solidárias, não possuem fundamentos nobres. O que referi em cima aplica-se na minha opinião maioritariamente às maiores corporações que têm o poderio económico e político para publicitar e divulgar, através de diversos modos, inclusive televisivos, estes eventos ao público. Estes movimentos solidários são na integra jogadas de relações públicas camufladas no mediatismo da época natalícia. Uma questão que muitas pessoas...

A Hora do mata-mata

A Hora do mata-mata Terminou esta semana a fase de grupos da Liga dos Campeões, uma das competições mais apaixonantes do desporto-rei. Para o futebol português foi uma fase positiva no sentido do futebol praticado, mas claramente negativa no apuramento e nos pontos conquistados. Fico muito satisfeito e dou parabéns ao FC Porto por ter sido a única equipa portuguesa que cumpriu a sua missão de passar aos oitavos de final da liga milionária, numa fase de grupos em que fez dois resultados absolutamente notáveis com o AS Mónaco e um com o Leipzig em casa e também jogos em que francamente cometeu erros e a equipa poderia ter feito mais, fora com os alemães e sobretudo nos dois confrontos com o Besiktas, mas no fim e com persistência: Objetivo cumprido. Porém há que admitir que terá de haver muita sorte para os dragões chegarem aos últimos oito emblemas a disputarem a competição, porque os possíveis adversários para a equipa de Sérgio Conceição são: Manchester United, PSG, Roma, ...

A Polícia do Politicamente Incorreto ( censura )

A polícia do politicamente correto (CENSURA) Olá a todos! É um privilégio ser o primeiro a escrever para este espaço. Agora vamos ao que verdadeiramente interessa. Esta nova modalidade que por aí anda, que pretende fazer com que todos tenhamos a mesma opinião sobre pena de incorrermos nesse horrível crime que é ter uma opinião própria. Caso alguém tenha a ousadia de se aventurar por esse caminho, é acusado de ser politicamente incorreto e o castigo para estes criminosos é um ataque acéfalo feito por todos os lados, ataques esses que vão desde: um simples “Cala-te pá” passando por insultos até culminarem, nessa coisa muito civilizada que são as ameaças de morte. Pois bem, mas quem faz parte dessa polícia são os “justice warriors” ou guerreiros da justiça. Que usam como seu quartel general/campo de batalha os espaços de comentário dessas redes sociais ou dos jornais. Estes “polícias” entendem por bem apenas quem diz aquilo que lhes parece bem usando um...