Avançar para o conteúdo principal

Rubrica | De Twitchs para Streamers - RicFazeres

De Twitchs para Streamers
Nesta minha rubrica eu vou falar-vos sobre Youtubers e streamers (nacionais e estrangeiros). Neste espaço, eu vou analisar o canal, tendo em conta o seu conteúdo, o publico alvo, a qualidade do vídeo, a regularidade e por fim, e não menos importante, o próprio criador de conteúdo. Por fim gostava de vos avisar que todas as avaliações serão baseadas na minha opinião pessoal, sendo feitas numa escala de 0 (perigo público, não vejam) a 10 (deixem a vossa vida social e vejam todos os vídeos!!)


RicFazeres, o Youtuber do passado que é novidade

Decidi iniciar este espaço com o RicFazeres, pois ele é, para mim, dos melhores Youtubers a nível nacional e sem dúvida algo refrescante no panorama atual do Youtube, em Portugal e no Mundo, já muito bem referido no texto “A doenças das visualizações” (já agora não lhe digam que eu o elogiei senão ninguém o cala).

Ricardo Fazeres de 39 anos, de Odivelas iniciou o seu canal em 2012.

Foi no final de 2013 que eu conheci este canal. Era um vídeo de GTA 5, não sei bem qual o título do episódio, até porque ele fez um número enorme de vídeos desse jogo.

Certo é que eu imediatamente ganhei um interesse pela aquela personagem simpática e muito maluca que dizia na introdução do vídeo “Como é que é maltinha, daqui com vocês é RicFazeres e sejam bem-vindos para mais um vídeo.” 

Para bem da verdade, tenho de vos dizer que este foi o primeiro Youtuber do qual eu fui inscrito, ou melhor dizendo, “Pinguim” pois é assim que o Ric trata os seus inscritos.

Quanto ao conteúdo do RicFazeres, sendo ele um gamer, isto é, um Youtuber que faz, na sua maioria, conteúdos relacionados com videojogos, o chamado “Riczão” (basicamente joga o jogo do inicio até ao fim).

No entanto, vemos também bastantes vlogues, acima de tudo, sobre as suas viagens, quer para o estrangeiro quer para outras partes de Portugal, para participar em eventos ligados ao gaming ou em lazer.

Este canal é acima de tudo, direcionado a um público infantojuvenil, apesar de vermos um número considerável de adultos que segue este youtuber.

Os vídeos do Ric são na sua grande maioria, de uma qualidade editorial básica, pois apesar de ter uma grande qualidade técnica em termos de qualidade de imagem, este não aposta em vídeos muito editados, muito por culpa do tamanho dos vídeos que têm quase todos 20 ou mais minutos. Aliás esta é até uma das coisas que mais me interessa no Ric pois esta não-edição traz uma lufada de ar fresco, para esta plataforma, mas já lá vamos.

O RicFazeres é uma personagem bastante genuína e sejamos sinceros, o homem tem um carisma extraordinário. É daquelas personagens que ou se gosta, ou não, mas, no entanto, não se consegue odiá-lo.

O “Riczão” surge como algo surpreendentemente novo, pois este faz algo que, agora, raramente se vê entre os grandes do Youtube em Portugal, ou seja, ele consegue ter um grande publico e alcance com os seus vídeos, sem necessitar de se render àquelas edições nervosas com muitos cortes e com as piadas marcadas por memes. Além disto, junta o facto de ele continuar a fazer vídeos de jogos, ou seja, não se subjugou à nova face da plataforma, assim como não se juntou à fuga que os gamers  têm vindo a fazer para a Twitch.

Para concluir devo dizer que o Ric é um dos meus Youtubers favoritos e na minha opinião um dos melhores do país. Dou-lhe por isso uma nota de 8. Só não dou um 10 pois existem alguns vídeos do seu canal que eu não gosto muito, assim como algumas séries que este faz, que não me chamam a atenção, e é por isso não dou nota máxima.


Resultado de imagem para ricardo fazeres


Youtuber Português - Ricardo Fazeres



Francisco Gomes                             13/07/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades Antes de começar a falar do tema do texto em si, deixem-me explicar-vos o que é que se vai passar nos próximos dias, aqui no blog. Eu e o André Ferreira iremos, desde hoje, até à próxima terça-feira, analisar todas as conferências da E3 2019. Se quiserem saber os horários podem ir às nossas redes sociais, porque o horário já está disponível. Passando ao que verdadeiramente interessa. A primeira empresa a subir ao palco foi a EA, ou melhor, a EA ligou a Stream. Eu explico melhor. Este ano, a EA não fez uma conferência propriamente dita, mas sim realizou a EA Play que é basicamente uma espécie de livestream em que os jogos são apresentados, sem existirem coisas extra jogos. A conferência da EA foi monótona e sem nenhuma coisa que surpreendesse muito, isto porque   a EA já tinha previamente anunciado aquilo que ia apresentar e a posição em que cada jogo ia aparecer na apresentação, por isso, estragou compl...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...