Avançar para o conteúdo principal

A culpa NÃO é dos Videojogos!

A culpa NÃO é dos Videojogos!

Fig.1- Área do tiroteio cercada

O que me leva a escrever este artigo é algo que me revolta muito pessoalmente e que afeta diretamente e indiretamente toda a comunidade “Gaming” a nível mundial. Este tópico tem tido cada vez mais noticiabilidade na última década, com o adjacente crescimento da indústria dos videojogos, que se apresenta com mais força que nunca.

Antes de expor a minha posição relativamente ao tema, vou primeiro explicar o porquê de o ter elaborado.

O que aconteceu?

 No passado dia 26 de Agosto de 2018, houve um tiroteio num torneio de videojogos em Jacksonville, no estado da Florida, que acabou com a morte de 3 pessoas e aproximadamente 14 feridos. O suspeito, trata-se de um participante do torneio, que acabou por ser encontrado no local, sem vida pelas autoridades.

O FBI e a polícia, acreditam que o suspeito é David Katz, um jovem adulto de 24 anos de idade, que vivia em Maryland, EUA. O automóvel do suspeito foi mais tarde localizado pela polícia, levando as autoridades a acreditarem que o mesmo terá pernoitado, na zona próxima de Jacksonville.

Este torneio era dedicado ao jogo “Madden 19”, que se trata de um jogo de futebol americano. O torneio estava a ser transmitido em direto na internet, o que permitiu que o momento do incidente fosse gravado, embora o vídeo seja pouco claro sobre o que aconteceu, o áudio permite verdadeiramente entender o pânico sentido no recinto, pelos restantes concorrentes e público.

VÍDEO DO MOMENTO DO ATAQUE

O que pode ter originado a reação violenta por parte do suspeito, poderá ter sido o facto de o mesmo estar a perder a competição. O prémio deste torneio, seria a quantia de 25.000 dólares.

A polícia apelou à população que se afastasse do local da tragédia, para prevenir novas vítimas. Face a todos os factos, a investigação continua.

Fig.2- Protestos contra a violência e armas de Fogo
O que penso sobre isto!

Imediatamente após a ocorrência deste acontecimento, os meios de comunicação social, começaram a inundar a internet, televisão, imprensa e rádio com artigos e notícias que culpabilizavam os videojogos pela violência transparecida pelo suspeito.

Como possivelmente sabem, não é a primeira vez que isto acontece, pois, os estereótipos relacionados com o consumo de jogos e a posterior violência, ou pensamentos extremistas, é algo que existe desde o início desta indústria.

E tal associação não poderia estar mais errada, os videojogos não fomentam atos violentos, nem qualquer tipo de reação agravada. Os videojogos não destabilizam a sanidade ou estabilidade mental dos seus consumidores. Cada vez existem mais estudos científicos que provam incansavelmente que os videojogos são benéficos e vantajosos para quem os joga.

É completamente ignorante e errado indicar que pensamentos suicidas, violentos, criminosos ou instabilidades emocionais, são originados pelo consumo de jogos, quer seja a nível casual, ou profissional.

Os videojogos estão provados como ferramentas que auxiliam as pessoas a relaxar e abstrair-se dos problemas ou stresses do quotidiano. Os videojogos, estimulam o dinamismo e funções cerebrais de um modo bastante saudável e positivo.

Muitas pessoas que pouco dominam o tópico, acreditam que os videojogos podem alterar o modo como os jogadores pensam, e que as suas mentes são destruídas conforme vão jogando. O que é uma enorme mentira!

Eu próprio sou um exemplo disso, sou um “gamer”, “veterano” se é que me posso denominar por tal palavra, pois já joguei várias centenas de jogos desde a minha infância até aos dias de hoje, e ainda jogo praticamente diariamente, por várias horas a fio.

Nunca fui violento, nem senti qualquer mudança em termos psico-emocionais, nunca me prejudiquei por influência de videojogos, e o que estou a dizer aplica-se a milhões e milhões de jogadores, espalhados pelo globo. Ao consumir videojogos apenas absorvi capacidades e aptidões vantajosas, e sempre me senti feliz e uma pessoa melhor.

PEÇO QUE PAREM DE TENTAR MANCHAR A IMAGEM DOS VIDEOJOGOS, E QUE PAREM DE TENTAR LEVAR A QUE AS SOCIEDADES VEJAM OS JOGOS COMO ALGO NEGATIVO E PREJUDICADOR.

No seguimento deste artigo irei elaborar outro brevemente, dedicado ás vantagens que os videojogos representam para os mais jovens e mais velhos.

Imagem relacionada

Tiago Queirós   27/08/ 2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Era uma vez... (mais) uma obra de arte de Tarantino

Era uma vez… (mais) uma obra de arte de Tarantino “Once Upon a Time… in Hollywood” estreou no passado dia 14 de agosto e é o mais recente (e penúltimo) filme de Quentin Tarantino. A história remonta à “Golden Age” do final dos anos 60 em Hollywood. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um famoso ator conhecido pela participação em filmes e séries do género western , e que vê a sua carreira a entrar em declínio. Cliff Booth (Brad Pitt) é o seu duplo e amigo de longa data. Juntos tentam adaptar-se às grandes mudanças do mundo do cinema em Hollywood. DiCaprio, Brad Pitt e Margot Robbie são os três grandes nomes do filme. As suas performances são tão boas que fazem o argumento parecer uma coisa secundária. A atuação de DiCaprio como Rick Dalton é fenomenal, pois consegue transmitir todos os sentimentos da personagem da forma mais realista possível. Brad Pitt, tem uma boa prestação como Cliff Booth. Fez apenas aquilo que lhe competia, uma vez que a sua personagem é bastante linear ...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

O recomeço da nossa velha paixão

O recomeço da nossa velha paixão Estamos na semana em que após o treino em jogos de pré-época e da disputa da maioria das supertaças nos mais diversos países, entre campeões, vencedores de supertaças ou ambos, vai recomeçar a nossa velha paixão, o início de todos os campeonatos europeus. Podemos juntar a tudo isto a janela de transferências, que não podemos afastar deste processo, pois ela é aquilo que nos abre muito o apetite para a nova temporada e este é daqueles anos em que esse gostinho está enorme! Pois vejamos: CR7 na Juventus, Courtois no Real Madrid, Vidal no Barcelona, Buffon no PSG, Mahrez no Manchester City, Higuain no Milan ou Kepa no Chelsea, entre outros. Já para não falar no câmbio de treinadores entre os diversos clubes e mais do que tudo, se estarão bem oleadas as máquinas das diversas equipas. Em Inglaterra, o City terá estofo para continuar a ser o indiscutível número um? Conseguirá Mourinho pôr fim a essa onda azul clara do rival quando disse que não ...