Avançar para o conteúdo principal

A culpa NÃO é dos Videojogos!

A culpa NÃO é dos Videojogos!

Fig.1- Área do tiroteio cercada

O que me leva a escrever este artigo é algo que me revolta muito pessoalmente e que afeta diretamente e indiretamente toda a comunidade “Gaming” a nível mundial. Este tópico tem tido cada vez mais noticiabilidade na última década, com o adjacente crescimento da indústria dos videojogos, que se apresenta com mais força que nunca.

Antes de expor a minha posição relativamente ao tema, vou primeiro explicar o porquê de o ter elaborado.

O que aconteceu?

 No passado dia 26 de Agosto de 2018, houve um tiroteio num torneio de videojogos em Jacksonville, no estado da Florida, que acabou com a morte de 3 pessoas e aproximadamente 14 feridos. O suspeito, trata-se de um participante do torneio, que acabou por ser encontrado no local, sem vida pelas autoridades.

O FBI e a polícia, acreditam que o suspeito é David Katz, um jovem adulto de 24 anos de idade, que vivia em Maryland, EUA. O automóvel do suspeito foi mais tarde localizado pela polícia, levando as autoridades a acreditarem que o mesmo terá pernoitado, na zona próxima de Jacksonville.

Este torneio era dedicado ao jogo “Madden 19”, que se trata de um jogo de futebol americano. O torneio estava a ser transmitido em direto na internet, o que permitiu que o momento do incidente fosse gravado, embora o vídeo seja pouco claro sobre o que aconteceu, o áudio permite verdadeiramente entender o pânico sentido no recinto, pelos restantes concorrentes e público.

VÍDEO DO MOMENTO DO ATAQUE

O que pode ter originado a reação violenta por parte do suspeito, poderá ter sido o facto de o mesmo estar a perder a competição. O prémio deste torneio, seria a quantia de 25.000 dólares.

A polícia apelou à população que se afastasse do local da tragédia, para prevenir novas vítimas. Face a todos os factos, a investigação continua.

Fig.2- Protestos contra a violência e armas de Fogo
O que penso sobre isto!

Imediatamente após a ocorrência deste acontecimento, os meios de comunicação social, começaram a inundar a internet, televisão, imprensa e rádio com artigos e notícias que culpabilizavam os videojogos pela violência transparecida pelo suspeito.

Como possivelmente sabem, não é a primeira vez que isto acontece, pois, os estereótipos relacionados com o consumo de jogos e a posterior violência, ou pensamentos extremistas, é algo que existe desde o início desta indústria.

E tal associação não poderia estar mais errada, os videojogos não fomentam atos violentos, nem qualquer tipo de reação agravada. Os videojogos não destabilizam a sanidade ou estabilidade mental dos seus consumidores. Cada vez existem mais estudos científicos que provam incansavelmente que os videojogos são benéficos e vantajosos para quem os joga.

É completamente ignorante e errado indicar que pensamentos suicidas, violentos, criminosos ou instabilidades emocionais, são originados pelo consumo de jogos, quer seja a nível casual, ou profissional.

Os videojogos estão provados como ferramentas que auxiliam as pessoas a relaxar e abstrair-se dos problemas ou stresses do quotidiano. Os videojogos, estimulam o dinamismo e funções cerebrais de um modo bastante saudável e positivo.

Muitas pessoas que pouco dominam o tópico, acreditam que os videojogos podem alterar o modo como os jogadores pensam, e que as suas mentes são destruídas conforme vão jogando. O que é uma enorme mentira!

Eu próprio sou um exemplo disso, sou um “gamer”, “veterano” se é que me posso denominar por tal palavra, pois já joguei várias centenas de jogos desde a minha infância até aos dias de hoje, e ainda jogo praticamente diariamente, por várias horas a fio.

Nunca fui violento, nem senti qualquer mudança em termos psico-emocionais, nunca me prejudiquei por influência de videojogos, e o que estou a dizer aplica-se a milhões e milhões de jogadores, espalhados pelo globo. Ao consumir videojogos apenas absorvi capacidades e aptidões vantajosas, e sempre me senti feliz e uma pessoa melhor.

PEÇO QUE PAREM DE TENTAR MANCHAR A IMAGEM DOS VIDEOJOGOS, E QUE PAREM DE TENTAR LEVAR A QUE AS SOCIEDADES VEJAM OS JOGOS COMO ALGO NEGATIVO E PREJUDICADOR.

No seguimento deste artigo irei elaborar outro brevemente, dedicado ás vantagens que os videojogos representam para os mais jovens e mais velhos.

Imagem relacionada

Tiago Queirós   27/08/ 2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

"Portugal não são os Estados Unidos da América"

“Portugal não são os Estados Unidos da América!” Fig.1- Marcelo na conferência de imprensa com Trump Ninguém parece conseguir meter a mão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem mesmo Trump, um dos líderes mais poderosos do mundo. Se ainda não estão a perceber a minha afirmação, passo a explicar. No passado dia 27 de junho de 2018, o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na Casa Branca, pelo também Presidente Americano Trump, acabando por cooperarem na elaboração de uma conferência de imprensa conjunta. A conferência de imprensa fomentou uma argumentação entre os dois líderes, sobre o grande símbolo nacional, Cristiano Ronaldo, vinho da Madeira e muitos outros temas, mas uma afirmação transmitida por Marcelo a Trump, instalou a polémica nas redes sociais e meios de comunicação social. Trump, com o seu tom assertivo característico, ao questionar se algum dia Cristiano concorreria á presidência contra Marcelo.   Marcelo calmamente e co...

O quintal marítimo português

O quintal marítimo português Desculpa esta ingratidão e negligência de que és alvo caro amigo. Tanto ofereceste a nós portugueses e agora mal te falamos. Tu que no passado nos destes a chave de meio mundo e uma riqueza inimaginável, sentes-te agora traído e enganado. Velho amigo, com a tua vastidão consegues tocar o horizonte e esconder num manto azulado mais segredos do que cabem na memória. É estranho pensar que em pleno século XVI eramos irmãos, não de sangue, mas sim de água. É verdade! Sem ti provavelmente não teríamos um tão glorioso e invejável passado, que poucas civilizações tiveram a honra e audácia de experienciar. Hoje em dia os abutres do dinheiro conspiram contra ti, tentando manchar a tua importância e valor. Estás num estado de constante perigo e ameaça, com iminentes derrames de petróleo e até poluição oriunda de todo o mundo. Infelizmente para os políticos a tua beleza e conservação não são um tema de máxima relevâ...

Brasil, o que se passa contigo?

Brasil, o que se passa contigo? Amigos lusitanos que me lêem, sou só eu que sempre identifiquei o Brasil, como o país que, apesar de uma elevada taxa de criminalidade, sempre teve uma aura de ser um país onde era propagado o amor ao próximo, o respeito e solidariedade para com quem sofre? É que eu gostava de saber se estou sozinho ou não neste aspeto. Mas esta, introdução toda para quê? (perguntam vocês) É porque hoje chegou-me uma notícia, através das minhas redes sociais (apesar disto a notícia é verdadeira), que denunciava um caso em que um jovem negro é amarrado e chicoteado por dois seguranças, nas traseiras de um supermercado pertencente à cadeia “RECOY”. Anexo a esta noticia encontra-se um vídeo que comprova toda a barbárie, que o jovem de 17 anos sofreu, nas mãos dos dois torturadores. Mas que crime tão grave era esse, para que esses dois tipos tivessem a ideia de o atacar tão violentamente. Estava a espancar uma idosa? Já sei uma criança. Não uma grávida. Não aind...

Chegou o Verão!

Chegou o Verão! Com o verão a chegar, já andam a maioria das pessoas, a pensar em férias, descanso e também uma grande quantidade de preguiça. Acordar com sol a entrar pela janela logo de madrugada, parece que até nos motiva a encarar o dia, com uma energia diferente, algo que por exemplo, a chuva dificilmente conseguirá fazer. Uma coisa é certa, existe um grave caso de indecisão entre as pessoas relativamente à temperatura ideal. Ora está sol e queixamos-nos que está demasiado calor, ora está chuva e choramos pelo facto de nem se ver o sol. Face a isto, admito que também pertenço a esses grupos de queixosos mal fundamentados! Chegou a época do ano onde a mesa, deixa-se invadir por cores vivas e frescas, quem não gosta de uma suculenta melancia ou meloa? Um simples e refrescante gelado, é também na maior parte das vezes, uma forma prática de escapar à imensidão do sol, por uns breves instantes. Consequentemente à chegada do sol, parece que se ativa no subconsciente de ...