Avançar para o conteúdo principal

Dino Parque da Lourinhã - Uma Aventura Jurássica

Dino Parque da Lourinhã – Uma Aventura Jurássica

Imagem relacionada

O que é?

Este parque trata-se de um museu ao ar livre situado na Lourinhã, com a dimensão de 10 hectares possui o título de maior museu outdoor em Portugal. O museu é constituído por 4 percursos, onde são expostos espécimes de diversas épocas da história da terra.

(O Fim do Paleozóico | O Triásico | O Jurássico | O Cretácico)

Distribuídos pelos percursos encontram-se 120 modelos detalhados de dinossauros e outros animais alusivos à pré-história. Os mesmos modelos encontram-se à escala real. Além da parte exterior da instituição, os visitantes ainda têm a oportunidade de explorarem o edifício central do Dino Parque, onde estão exibidas intrigantes descobertas paleontológicas, tais como fósseis, ossos e até esqueletos completos assim como algumas réplicas.

De modo a transmitir uma visão mais profunda da arqueologia, dedicação, esforço e trabalho necessário para investigar e extrair estes restos ancestrais, está ainda disponível para o público observar, o laboratório onde a preparação de fósseis é efetuada, permitindo assim ás pessoas aprenderem um pouco mais sobre os processos de extração e limpeza das amostras encontradas.

Outra adição ao museu é o Pavilhão das Atividades, onde os mais jovens e adultos, podem praticar atividades relacionadas com paleontologia e o mundo dos dinossauros.

Qual a origem do Parque?

A idealização do parque e as respetivas negociações relativas à sua criação, ocorreram em 2012, com um acordo que oficializava cooperação entre o Município da Lourinhã e outro parque na Alemanha, Dinosaurierpark de Münchehagen.

Com o intuito de fomentar o desenvolvimento turístico local, o parque começou a ser construído em 2017.

Paisagem do Parque

Modelos à escala real?

Para garantir uma experiência realista e mais cativante, todos os modelos foram baseados em investigações, rigor científico e as descobertas mais recentes. Uma grande lista de dinossauros está presente no parque, albergando tudo desde os mais famosos, como o temível Tyrannosaurus rex, até a outros não tão conhecidos, mas não deixando mesmo assim de surpreender pelas suas características.

Modelo de dinossauro em tamanho real

O que podemos encontrar no parque?

Como não podia faltar, o Dino Parque da Lourinhã disponibiliza um restaurante e esplanada, para as famílias criarem momentos memoráveis. Também os mais gulosos, podem encontrar um bar, e ainda uma área dedicada à comercialização de bebidas e gelados.

Para aqueles mais preguiçosos, ao longo dos percursos, existem vários locais de descanso com mesas para lanchar, no meio da paisagem natural.

Também junto da saída, encontra-se uma loja de lembranças, repleta de objetos e brinquedos associados aos dinossauros e á paleontologia, onde é possível comprar pequenos fósseis, fragmentos de meteorito e até dentes de tubarão de tamanho considerável!

O Dino Parque, possui um grande parque de estacionamento, com cerca de 250 lugares.

Modelo em exposição

Opinião / Recomendo Visitar?

Após ter visitado o Dino Parque da Lourinhã, posso admitir que fiquei seguramente fascinado com o que lá é possível observar. Logo na entrada principal deparamo-nos com um espécime de tamanho abismal, o que despertou uma grande curiosidade em mim, mal o observei.

Modelo localizado na entrada do Dino Parque

Ao entrar no pavilhão, salta-nos à vista imediatamente diversos esqueletos bastante detalhados, assim como vitrines, que expunham ossos, fósseis, ovos e muito mais. O facto de os artefactos estarem na sua grande maioria acompanhados por placas, que explicam e informam os visitantes sobre o que veem, é na minha opinião, um pormenor muito importante.

Ao pisar o exterior, parece que somos teletransportados para outra era da história, e começamos aos poucos a absorver um pouco dos seres, que outrora dominaram o mundo. Também achei particularmente engraçado, o facto de ao longo da floresta estarem ocultas colunas que emitiam sons naturais, assim como sons de dinossauros. Interpretei o uso das colunas, como uma tentativa, bem conseguida, de tentar criar uma atmosfera mais selvagem, e uma maior imersão, por parte dos visitantes.

Para facilitar a movimentação e oferecer uma estadia mais completa ás pessoas, todos os percursos estão, respetivamente limitados, por vedações e placas que assistem na orientação, dos mesmos. O tempo despendido para completar e desfrutar todos os percursos, pode alcançar várias horas.

 Placas Orientadoras

O tamanho dos dinossauros e restantes animais, ou seja, a sua escala real, é sem dúvida alguma, um dos pontos mais chamativos de todo o parque. Fiquei deslumbrado com a dimensão de alguns dos espécimes.

Recomendo muito, todas as famílias a visitarem o Dino Parque da Lourinhã, pois é um local único para passar um dia com a família e amigos, na companhia dos gigantes do passado. Diversão não falta para os mais jovens, que têm disponíveis bastantes atividades divertidas, parques infantis e muito mais.

Esqueletos em exposição

PONTOS IMPORTANTES!

Dou os meus parabéns ao Dino Parque da Lourinhã por permitir aos amigos de quatro patas entrarem no recinto com os donos, e aproveitarem também eles o local.

É verdade!! É permitida a entrada de cães com trela no Dino Parque, estando os donos obrigados a levarem consigo ou comprarem no local, sacos de plástico para evitar a poluição do parque.

É uma boa medida, e na minha opinião só faz do Dino Parque, um local ainda melhor para visitar, gostava que cada vez mais locais, dessem esta liberdade aos cães.

O facto de o parque estar preparado para receber visitantes com dificuldades motoras, ou limitações motoras, é outro ponto que me faz valorizar mais o Dino Parque.

Obrigado por pensarem em todos!!

Vídeo Promocional do Dino Parque Lourinhã

Tiago Queirós     26/08/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...

Reportagem | TerraNova uma rádio com história!

TerraNova uma rádio com história! Os Politicamente Incorretos, fizeram uma pesquisa sobre uma das rádios mais relevantes e enraizadas da região de Aveiro. Este Trabalho foi feito na sequência da cadeira de História dos Média. Esperemos que gostem desta nossa investigação! Muitos mais documentários , investigações e vídeos variados, serão produzidos no futuro por todos os membros deste Blog. Canal de Youtube dos PI - www.youtube.com/channel/UCq5DIqxPZEDvVCevnqfOtSg Facebook dos PI - www.facebook.com/PoliticamenteIncorretosPT Tiago Queirós | Jorge Afonso | André Ferreira | Francisco Gomes 01/07/2018

Mundial 2018 | Quartos-de-Final

Mundial 2018 | Quartos-de-Final Logótipo oficial do Mundial da Rússia 2018 No tudo ou nada, as equipas estão cada vez mais perto de chegar ao grande objetivo: vencer a Taça de Campeão do Mundo 2018. Mais uma etapa passada, e desta vez, 4 equipas que passam, em jogos alucinantes, que demonstram que apesar de tudo, ainda não se pode saber muito quem é que será o mais provável de ganhar. Assim sendo, vou passar à minha análise dos jogos dos quartos-de-final deste Mundial: Uruguai (0) – (2) França: o favorito era a França e foi a França que passou. Numa primeira parte muito bem equilibrada, a França conseguiu adiantar-se no marcador bem perto do intervalo, aos 40 minutos, por intermédio de Varane. Mas a segunda parte não foi melhor. Houve mais um golo (e que golo!), este de Griezmann, de fora da área, aos 61 minutos. A bola descreve um arco, enganando por completo Muslera (que frango!). Daí para a frente o jogo acalmou, houveram ataques em cada ...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...