Avançar para o conteúdo principal

Dino Parque da Lourinhã - Uma Aventura Jurássica

Dino Parque da Lourinhã – Uma Aventura Jurássica

Imagem relacionada

O que é?

Este parque trata-se de um museu ao ar livre situado na Lourinhã, com a dimensão de 10 hectares possui o título de maior museu outdoor em Portugal. O museu é constituído por 4 percursos, onde são expostos espécimes de diversas épocas da história da terra.

(O Fim do Paleozóico | O Triásico | O Jurássico | O Cretácico)

Distribuídos pelos percursos encontram-se 120 modelos detalhados de dinossauros e outros animais alusivos à pré-história. Os mesmos modelos encontram-se à escala real. Além da parte exterior da instituição, os visitantes ainda têm a oportunidade de explorarem o edifício central do Dino Parque, onde estão exibidas intrigantes descobertas paleontológicas, tais como fósseis, ossos e até esqueletos completos assim como algumas réplicas.

De modo a transmitir uma visão mais profunda da arqueologia, dedicação, esforço e trabalho necessário para investigar e extrair estes restos ancestrais, está ainda disponível para o público observar, o laboratório onde a preparação de fósseis é efetuada, permitindo assim ás pessoas aprenderem um pouco mais sobre os processos de extração e limpeza das amostras encontradas.

Outra adição ao museu é o Pavilhão das Atividades, onde os mais jovens e adultos, podem praticar atividades relacionadas com paleontologia e o mundo dos dinossauros.

Qual a origem do Parque?

A idealização do parque e as respetivas negociações relativas à sua criação, ocorreram em 2012, com um acordo que oficializava cooperação entre o Município da Lourinhã e outro parque na Alemanha, Dinosaurierpark de Münchehagen.

Com o intuito de fomentar o desenvolvimento turístico local, o parque começou a ser construído em 2017.

Paisagem do Parque

Modelos à escala real?

Para garantir uma experiência realista e mais cativante, todos os modelos foram baseados em investigações, rigor científico e as descobertas mais recentes. Uma grande lista de dinossauros está presente no parque, albergando tudo desde os mais famosos, como o temível Tyrannosaurus rex, até a outros não tão conhecidos, mas não deixando mesmo assim de surpreender pelas suas características.

Modelo de dinossauro em tamanho real

O que podemos encontrar no parque?

Como não podia faltar, o Dino Parque da Lourinhã disponibiliza um restaurante e esplanada, para as famílias criarem momentos memoráveis. Também os mais gulosos, podem encontrar um bar, e ainda uma área dedicada à comercialização de bebidas e gelados.

Para aqueles mais preguiçosos, ao longo dos percursos, existem vários locais de descanso com mesas para lanchar, no meio da paisagem natural.

Também junto da saída, encontra-se uma loja de lembranças, repleta de objetos e brinquedos associados aos dinossauros e á paleontologia, onde é possível comprar pequenos fósseis, fragmentos de meteorito e até dentes de tubarão de tamanho considerável!

O Dino Parque, possui um grande parque de estacionamento, com cerca de 250 lugares.

Modelo em exposição

Opinião / Recomendo Visitar?

Após ter visitado o Dino Parque da Lourinhã, posso admitir que fiquei seguramente fascinado com o que lá é possível observar. Logo na entrada principal deparamo-nos com um espécime de tamanho abismal, o que despertou uma grande curiosidade em mim, mal o observei.

Modelo localizado na entrada do Dino Parque

Ao entrar no pavilhão, salta-nos à vista imediatamente diversos esqueletos bastante detalhados, assim como vitrines, que expunham ossos, fósseis, ovos e muito mais. O facto de os artefactos estarem na sua grande maioria acompanhados por placas, que explicam e informam os visitantes sobre o que veem, é na minha opinião, um pormenor muito importante.

Ao pisar o exterior, parece que somos teletransportados para outra era da história, e começamos aos poucos a absorver um pouco dos seres, que outrora dominaram o mundo. Também achei particularmente engraçado, o facto de ao longo da floresta estarem ocultas colunas que emitiam sons naturais, assim como sons de dinossauros. Interpretei o uso das colunas, como uma tentativa, bem conseguida, de tentar criar uma atmosfera mais selvagem, e uma maior imersão, por parte dos visitantes.

Para facilitar a movimentação e oferecer uma estadia mais completa ás pessoas, todos os percursos estão, respetivamente limitados, por vedações e placas que assistem na orientação, dos mesmos. O tempo despendido para completar e desfrutar todos os percursos, pode alcançar várias horas.

 Placas Orientadoras

O tamanho dos dinossauros e restantes animais, ou seja, a sua escala real, é sem dúvida alguma, um dos pontos mais chamativos de todo o parque. Fiquei deslumbrado com a dimensão de alguns dos espécimes.

Recomendo muito, todas as famílias a visitarem o Dino Parque da Lourinhã, pois é um local único para passar um dia com a família e amigos, na companhia dos gigantes do passado. Diversão não falta para os mais jovens, que têm disponíveis bastantes atividades divertidas, parques infantis e muito mais.

Esqueletos em exposição

PONTOS IMPORTANTES!

Dou os meus parabéns ao Dino Parque da Lourinhã por permitir aos amigos de quatro patas entrarem no recinto com os donos, e aproveitarem também eles o local.

É verdade!! É permitida a entrada de cães com trela no Dino Parque, estando os donos obrigados a levarem consigo ou comprarem no local, sacos de plástico para evitar a poluição do parque.

É uma boa medida, e na minha opinião só faz do Dino Parque, um local ainda melhor para visitar, gostava que cada vez mais locais, dessem esta liberdade aos cães.

O facto de o parque estar preparado para receber visitantes com dificuldades motoras, ou limitações motoras, é outro ponto que me faz valorizar mais o Dino Parque.

Obrigado por pensarem em todos!!

Vídeo Promocional do Dino Parque Lourinhã

Tiago Queirós     26/08/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

"Portugal não são os Estados Unidos da América"

“Portugal não são os Estados Unidos da América!” Fig.1- Marcelo na conferência de imprensa com Trump Ninguém parece conseguir meter a mão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem mesmo Trump, um dos líderes mais poderosos do mundo. Se ainda não estão a perceber a minha afirmação, passo a explicar. No passado dia 27 de junho de 2018, o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na Casa Branca, pelo também Presidente Americano Trump, acabando por cooperarem na elaboração de uma conferência de imprensa conjunta. A conferência de imprensa fomentou uma argumentação entre os dois líderes, sobre o grande símbolo nacional, Cristiano Ronaldo, vinho da Madeira e muitos outros temas, mas uma afirmação transmitida por Marcelo a Trump, instalou a polémica nas redes sociais e meios de comunicação social. Trump, com o seu tom assertivo característico, ao questionar se algum dia Cristiano concorreria á presidência contra Marcelo.   Marcelo calmamente e co...

O quintal marítimo português

O quintal marítimo português Desculpa esta ingratidão e negligência de que és alvo caro amigo. Tanto ofereceste a nós portugueses e agora mal te falamos. Tu que no passado nos destes a chave de meio mundo e uma riqueza inimaginável, sentes-te agora traído e enganado. Velho amigo, com a tua vastidão consegues tocar o horizonte e esconder num manto azulado mais segredos do que cabem na memória. É estranho pensar que em pleno século XVI eramos irmãos, não de sangue, mas sim de água. É verdade! Sem ti provavelmente não teríamos um tão glorioso e invejável passado, que poucas civilizações tiveram a honra e audácia de experienciar. Hoje em dia os abutres do dinheiro conspiram contra ti, tentando manchar a tua importância e valor. Estás num estado de constante perigo e ameaça, com iminentes derrames de petróleo e até poluição oriunda de todo o mundo. Infelizmente para os políticos a tua beleza e conservação não são um tema de máxima relevâ...

Brasil, o que se passa contigo?

Brasil, o que se passa contigo? Amigos lusitanos que me lêem, sou só eu que sempre identifiquei o Brasil, como o país que, apesar de uma elevada taxa de criminalidade, sempre teve uma aura de ser um país onde era propagado o amor ao próximo, o respeito e solidariedade para com quem sofre? É que eu gostava de saber se estou sozinho ou não neste aspeto. Mas esta, introdução toda para quê? (perguntam vocês) É porque hoje chegou-me uma notícia, através das minhas redes sociais (apesar disto a notícia é verdadeira), que denunciava um caso em que um jovem negro é amarrado e chicoteado por dois seguranças, nas traseiras de um supermercado pertencente à cadeia “RECOY”. Anexo a esta noticia encontra-se um vídeo que comprova toda a barbárie, que o jovem de 17 anos sofreu, nas mãos dos dois torturadores. Mas que crime tão grave era esse, para que esses dois tipos tivessem a ideia de o atacar tão violentamente. Estava a espancar uma idosa? Já sei uma criança. Não uma grávida. Não aind...

Chegou o Verão!

Chegou o Verão! Com o verão a chegar, já andam a maioria das pessoas, a pensar em férias, descanso e também uma grande quantidade de preguiça. Acordar com sol a entrar pela janela logo de madrugada, parece que até nos motiva a encarar o dia, com uma energia diferente, algo que por exemplo, a chuva dificilmente conseguirá fazer. Uma coisa é certa, existe um grave caso de indecisão entre as pessoas relativamente à temperatura ideal. Ora está sol e queixamos-nos que está demasiado calor, ora está chuva e choramos pelo facto de nem se ver o sol. Face a isto, admito que também pertenço a esses grupos de queixosos mal fundamentados! Chegou a época do ano onde a mesa, deixa-se invadir por cores vivas e frescas, quem não gosta de uma suculenta melancia ou meloa? Um simples e refrescante gelado, é também na maior parte das vezes, uma forma prática de escapar à imensidão do sol, por uns breves instantes. Consequentemente à chegada do sol, parece que se ativa no subconsciente de ...