Avançar para o conteúdo principal

Casal da Treta: De chorar a rir

Casal da Treta: De chorar a rir

Hoje vou fazer a analise de uma coisa diferente daquilo que é o habitual, isto é, de uma peça de teatro. E como podem ver pelo título, essa peça será o Casal da Treta protagonizada por Ana Bola e José Pedro Gomes.

Esta peça surge como complemento da trilogia iniciada com a peça, a serie, o livro e o filme “Conversa da Treta”, se bem que o filme chamava-se “Filme da Treta”, mas isso agora não interessa. Em “Conversa da Treta” José Pedro Gomes protagonizava o seu eterno Zézé e era acompanhado por Toni interpretado pelo saudoso António Feio.

A segunda peça desta trilogia foi Filho da Treta em que José Pedro, mais uma vez como, Zézé regressava, mas desta vez acompanhado por António Machado, que fazia de Júnior, filho de Toni.

Mas agora, e passando ao que me trouxe aqui, desta vez José Pedro Gomes, regressa com o seu icónico Zézé e desta vez vem, como disse em cima, acompanhado por Ana Bola que faz de sua mulher chamada de Détinha .

Antes de ir à análise da peça propriamente dita, gostava de dizer três coisinhas: a primeira, é que o Teatro Aveirense, onde ocorreu a apresentação, ao contrário daquilo que muitas pessoas me tinham dito é uma extraordinária sala de espetáculos. Pois para além de ter uma ótima qualidade de som, consegue, ao contrário de outras salas, manter uma temperatura agradável no seu interior.

Outra coisa, agora mais negativa, é para a Ticketline. Juventude, não acham que está na altura de tornar os bilhetes 100 % digitais? É que aquilo de ter de tirar fotocópia ao bilhete não lembra a ninguém.

E depois dizer à malta que vai ao teatro para respeitar as outras pessoas, ou seja, não falem e acima de tudo não repitam os finais das frases dos atores nem expliquem as piadas, ouviu caríssima meretriz que se encontrava  na zona atrás de mim. ( Acreditem só me apeteceu dizer, epá cale-se um bocadinho).

Mas chega de encher chouriços e vamos ao que interessa, a peça em si está é uma valente… Chapada de luva branca a muita gente, isto porque, eu ouvi muita gente dizer que tanto Ana Bola como José Pedro Gomes, e este formato já estava “acabado”, mas pelos vistos ainda está vivo e bem vivo.

E sabem o porquê deste formato ainda estar vivo?  São duas simples razões, a primeira o guião. Este consegue manter-se fiel às regras que criou para este formato e para o seu próprio mundo, mas ao mesmo tempo conseguiu subverter essas regras e formulas de humor e apresentá-las como algo novo. 

Por exemplo o Zézé, a personagem de José Pedro Gomes, que o público já conhece, consegue surpreender, isto porque, os guionistas conseguiram vislumbrar formas de antecipar, atrasar, ou mudar o sentido da piada fazendo com que o público seja sempre apanhado de surpresa, mas os senhores do guião fazem isso sem comprometer aquilo que é o personagem e acreditem, isso não é fácil.

O segundo, acaba por se relacionar com os atores, isto porquê? Fácil, os guionistas quando chegam a uma altura em que não conseguem arranjar forma de subverter, estes confiam na sensibilidade cómica dos atores e entregam neles essa responsabilidade, coisa que esta dupla faz de forma extraordinária

A dupla Ana Bola e José Pedro Gomes, fazem uma dupla fantástica, com enorme química o que faz com que a peça funcione. Aliás, é obrigatório, isto porque sendo que são apenas os dois em palco e a própria dinâmica da peça obriga a que haja uma química bastante forte entre os dois protagonistas.

Concluindo, esta peça é extraordinária, não só pela sua grande qualidade, mas também porque é totalmente politicamente incorreta, conseguindo, e bem, destruir os grunhos dos politicamente corretos, isto porque consegue com ironia e sarcasmos gozar com estes grunhos.



P.S.: Se poderem assistam à peça, a menos que sejam grunhos, porque não vão perceber o humor e provavelmente, podem ficar ofendidinhos  com uma coisinha de nada (ouviste Diogo Faro)

Francisco Gomes                            26/09/2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...

Reportagem | TerraNova uma rádio com história!

TerraNova uma rádio com história! Os Politicamente Incorretos, fizeram uma pesquisa sobre uma das rádios mais relevantes e enraizadas da região de Aveiro. Este Trabalho foi feito na sequência da cadeira de História dos Média. Esperemos que gostem desta nossa investigação! Muitos mais documentários , investigações e vídeos variados, serão produzidos no futuro por todos os membros deste Blog. Canal de Youtube dos PI - www.youtube.com/channel/UCq5DIqxPZEDvVCevnqfOtSg Facebook dos PI - www.facebook.com/PoliticamenteIncorretosPT Tiago Queirós | Jorge Afonso | André Ferreira | Francisco Gomes 01/07/2018

Mundial 2018 | Quartos-de-Final

Mundial 2018 | Quartos-de-Final Logótipo oficial do Mundial da Rússia 2018 No tudo ou nada, as equipas estão cada vez mais perto de chegar ao grande objetivo: vencer a Taça de Campeão do Mundo 2018. Mais uma etapa passada, e desta vez, 4 equipas que passam, em jogos alucinantes, que demonstram que apesar de tudo, ainda não se pode saber muito quem é que será o mais provável de ganhar. Assim sendo, vou passar à minha análise dos jogos dos quartos-de-final deste Mundial: Uruguai (0) – (2) França: o favorito era a França e foi a França que passou. Numa primeira parte muito bem equilibrada, a França conseguiu adiantar-se no marcador bem perto do intervalo, aos 40 minutos, por intermédio de Varane. Mas a segunda parte não foi melhor. Houve mais um golo (e que golo!), este de Griezmann, de fora da área, aos 61 minutos. A bola descreve um arco, enganando por completo Muslera (que frango!). Daí para a frente o jogo acalmou, houveram ataques em cada ...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão?

Tony Carreira: reservado e correto ou grosseiro e aldrabão? Há quase um ano atrás, o cantor Tony Carreira foi acusado pelo Ministério Público de plagiar em mais de uma dezena de músicas, que Tony ao longo dos últimos anos declarou nos discos como suas quando as letras ou os tons foram adaptadas/os ou totalmente copiadas/os a outros artistas estrangeiros. Perante a acusação em plena opinião pública, o artista português defendeu-se dizendo que é falso e que se trata de alguém que se quer vingar, mas uma coisa é certa, se formos a analisar os dois lados da história temos que nos questionar se afinal nos últimos largos anos em que Tony Carreira ou apaixonou multidões e ganhou apenas respeito das outras pelo seu profissionalismo, foi reservado e correto ou foi um grosseiro aldrabão. Todos nós conhecemos Tony Carreira, uma boa parte das suas canções todos conhecem porque ficam no ouvido. Apesar de eu não gostar do artista nem nunca na vida ter comprado um disco dele(nem o vou fazer...