Avançar para o conteúdo principal

Felipe Neto: Herói ou Vilão?

Felipe Neto: Herói ou Vilão?

Olá caríssimos leitores, sejam bem vindos a mais um artigo meu, aqui no blog. Hoje, trago-vos um tema que, apesar de a pessoa aqui abordada poder não vos interessar diretamente, o tema que me faz falar desta pessoa, diz-nos, sim, respeito a todos, pois tem que ver com a liberdade de expressão, ou pelo menos, a liberdade que temos de nos revoltarmos e manifestarmos contra algo que não concordamos pacificamente, apesar de neste caso o problema ser que alguém está a ser atacado nesse seu direito fundamental.

Antes de explicar o tema propriamente dito, gostava de afirmar que esta é a minha opinião e caso se sintam ofendidos com ela, ou se acham que é justo o que está a acontecer ao Felipe Neto, estimo que peguem na vossa opinião e a coloquem nos vossos orifícios onde o Sol não brilha. Peço desculpa aos restantes leitores que serão, decerto, mais decentes que os referidos atrás.

Mas vamos lá ao que interessa. Antes demais, acho melhor apresentar a vítima do ataque, que é o youtuber/empresário brasileiro Felipe Neto. No seu canal, este talentoso youtuber tem mais de 34 milhões de inscritos, sendo que o seu conteúdo é para um público adolescente, mas deixaremos esta análise ao seu conteúdo para outras oportunidades.

"Isso é tudo muito bonito mas, eu ainda não percebi o porquê de estares a falar dele. Explica-te de uma vez por todas" (pensarão os leitores). Pronto, calma. Aqui vai a explicação. Basicamente, Felipe Neto está a ser atacado e ameaçado em conjunto com a sua família (o que já o levou a tirar a mãe do Brasil), apenas, e só porque é um ativo militante contra Bolsonaro, e contra a atual direita conservadora, ou melhor, radical.

Apesar de o ser desde, basicamente, a candidatura e consequente eleição do atual presidente do Brasil, esta situação agravou-se nos últimos tempos. Primeiro, no caso dos incêndios na floresta da Amazónia e, posteriormente, com o caso da Bienal (que foi explicado, e bem, pelo André Ferreira neste artigo Até que a censura os separe). “Espera lá, Francisco, mas o caso da Bienal, se bem me lembro, não está ligado ao presidente do Brasil” (dirão os mais atentos). Têm razão, totalmente. Mas o grupo ideológico é o mesmo, por isso, ele acabou por incomodar o mesmo grupo.

A questão que se devem estar a colocar é o porque de eu estar a falar disto agora. A resposta é simples, chama-se liberdade de expressão. Eu recuso-me a ficar calado de forma voluntária, enquanto vejo alguém a ser forçado a estar calado, apenas porque um grupo de grunhos, absolutamente execráveis, tenta calar alguém que, apenas porque essa pessoa não concorda com eles e acima de tudo quando eles sabem que os argumento dessa pessoa são muito mais poderosos que os dos seus adorados lideres ideológicos.

Outra coisa que eu acho curiosa, são esses mesmos militantes, que atacam a comunicação social, dizendo que ela só fabrica Fake News contra os seus ídolos, acabam por ser os mesmos grunhos que, quando querem atacar alguém como o Felipe Neto, criam eles Fake News, sem sequer tentarem fazer uma com alguma dificuldade de contradição. Por exemplo, quando eles disseram que o Felipe Neto apenas queria Marketing, com a distribuição de livros na Bienal, e com  um rápida pesquisa, se percebe que o Felipe Neto, apoia a causa LGBTI+ já alguns anos e que, aliás, tem um vídeo onde ofende de forma, bastante agressiva os grunhos homofóbicos.

Outra coisa que me incomodou com este caso foi o número de pessoas a festejarem a possível saída do Felipe do Brasil, caso as coisas continuem assim. A esses, eu gostava de perguntar se eles comem merda ao pequeno almoço, com uma pá, ou diretamente de uma retroescavadora. Vamos lá, oh minhas grandes abéculas. Vocês não percebem, que às vezes, para defendermos a nossa liberdade de expressão e restantes liberdades e direitos fundamentais, temos que defender pessoas que não gostamos, e esse é um caso desses, pois hoje é o Felipe, mas amanhã pode ser um de vocês e rapidamente o país todo mergulha na ditadura e a culpa será unicamente vossa, porque podiam ter defendido alguém que está a ser oprimido e não o fizeram.

Este ultimo ponto acaba por ser curioso porque vem colado a uma Hashtag criada na altura da Bienal, que diz “#paiscontrafelipeneto”. Este grupo diz que o youtuber está a ensinar coisas muito feias aos seus filhos. Já eles, estão a ensinar aos filhos que se deve ameaçar de morte uma pessoa, apenas porque não concordamos com ela. Esses pais estão corretos, ou apenas, perceberam, só agora, o porquê do tribunal lhes ter tirado as crianças, ou pelo menos, eu assim espero que ele o tenha feito, porque estas crianças não merecem uns progenitores assim. Eu cá apostaria na segunda opção, caso não tenha ficado claro.

Resumindo este artigo, lembrem-se que no que toca à defesa da liberdade de expressão e da não opressão, não há cores politicas, nem gostos pessoais, nem amigos ou inimigos, ou nada disso. A defesa destes e de outros direitos fundamentais nossos, é das poucas situações na vida em que apenas há nós e eles. Nós os que os defendemos, e eles que querem acabar com esses nossos direitos. E a única forma de parar esses grunhos é lutando contra eles até ao último segundo.

Por isso este texto acaba com uma coisa simples, que é:  Felipe Neto, nós estamos contigo nesta luta até ao fim e para o que der e vier.



Francisco Gomes                            18/09/2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

"Portugal não são os Estados Unidos da América"

“Portugal não são os Estados Unidos da América!” Fig.1- Marcelo na conferência de imprensa com Trump Ninguém parece conseguir meter a mão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem mesmo Trump, um dos líderes mais poderosos do mundo. Se ainda não estão a perceber a minha afirmação, passo a explicar. No passado dia 27 de junho de 2018, o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na Casa Branca, pelo também Presidente Americano Trump, acabando por cooperarem na elaboração de uma conferência de imprensa conjunta. A conferência de imprensa fomentou uma argumentação entre os dois líderes, sobre o grande símbolo nacional, Cristiano Ronaldo, vinho da Madeira e muitos outros temas, mas uma afirmação transmitida por Marcelo a Trump, instalou a polémica nas redes sociais e meios de comunicação social. Trump, com o seu tom assertivo característico, ao questionar se algum dia Cristiano concorreria á presidência contra Marcelo.   Marcelo calmamente e co...

O quintal marítimo português

O quintal marítimo português Desculpa esta ingratidão e negligência de que és alvo caro amigo. Tanto ofereceste a nós portugueses e agora mal te falamos. Tu que no passado nos destes a chave de meio mundo e uma riqueza inimaginável, sentes-te agora traído e enganado. Velho amigo, com a tua vastidão consegues tocar o horizonte e esconder num manto azulado mais segredos do que cabem na memória. É estranho pensar que em pleno século XVI eramos irmãos, não de sangue, mas sim de água. É verdade! Sem ti provavelmente não teríamos um tão glorioso e invejável passado, que poucas civilizações tiveram a honra e audácia de experienciar. Hoje em dia os abutres do dinheiro conspiram contra ti, tentando manchar a tua importância e valor. Estás num estado de constante perigo e ameaça, com iminentes derrames de petróleo e até poluição oriunda de todo o mundo. Infelizmente para os políticos a tua beleza e conservação não são um tema de máxima relevâ...

Brasil, o que se passa contigo?

Brasil, o que se passa contigo? Amigos lusitanos que me lêem, sou só eu que sempre identifiquei o Brasil, como o país que, apesar de uma elevada taxa de criminalidade, sempre teve uma aura de ser um país onde era propagado o amor ao próximo, o respeito e solidariedade para com quem sofre? É que eu gostava de saber se estou sozinho ou não neste aspeto. Mas esta, introdução toda para quê? (perguntam vocês) É porque hoje chegou-me uma notícia, através das minhas redes sociais (apesar disto a notícia é verdadeira), que denunciava um caso em que um jovem negro é amarrado e chicoteado por dois seguranças, nas traseiras de um supermercado pertencente à cadeia “RECOY”. Anexo a esta noticia encontra-se um vídeo que comprova toda a barbárie, que o jovem de 17 anos sofreu, nas mãos dos dois torturadores. Mas que crime tão grave era esse, para que esses dois tipos tivessem a ideia de o atacar tão violentamente. Estava a espancar uma idosa? Já sei uma criança. Não uma grávida. Não aind...

Chegou o Verão!

Chegou o Verão! Com o verão a chegar, já andam a maioria das pessoas, a pensar em férias, descanso e também uma grande quantidade de preguiça. Acordar com sol a entrar pela janela logo de madrugada, parece que até nos motiva a encarar o dia, com uma energia diferente, algo que por exemplo, a chuva dificilmente conseguirá fazer. Uma coisa é certa, existe um grave caso de indecisão entre as pessoas relativamente à temperatura ideal. Ora está sol e queixamos-nos que está demasiado calor, ora está chuva e choramos pelo facto de nem se ver o sol. Face a isto, admito que também pertenço a esses grupos de queixosos mal fundamentados! Chegou a época do ano onde a mesa, deixa-se invadir por cores vivas e frescas, quem não gosta de uma suculenta melancia ou meloa? Um simples e refrescante gelado, é também na maior parte das vezes, uma forma prática de escapar à imensidão do sol, por uns breves instantes. Consequentemente à chegada do sol, parece que se ativa no subconsciente de ...