Avançar para o conteúdo principal

A Vitória de um Guerreiro


A Vitória de um Guerreiro

João Sousa (para quem não conhece, um dos melhores, senão mesmo o melhor tenista que Portugal tem, nos tempos recentes) venceu o Millennium Estoril Open, no passado domingo, dia 6, erguendo o terceiro troféu do ATP World Tour da sua carreira, troféu que lhe valeu uma subida de 20 posições no ranking do ATP, ocupando, agora, a 48ª posição. Mas, o jovem português também arrecadou 93.305€ de prémio (este valor é do prémio de ter vencido a competição e por ter jogado a pares), algo muito bom para a modalidade, pois para chegar a este patamar no ténis, é preciso gastar muito dinheiro (porque não há ajudas do Estado para os mais jovens).

Estavam frente a frente, nesta final, João Sousa e France Tiafoe, os melhores deste torneio realizado em Portugal. De um lado, o jogador preferido dos portugueses (João Sousa), como é óbvio, do outro um jogador de grande qualidade, experiente e uma jovem promessa do ténis dos EUA (France Tiafoe).

Falando um pouco sobre o encontro, o primeiro set foi ganho por João Sousa, por 6-4, num set muito bem disputado e equilibrado por parte dos dois jogadores, no entanto, a ser mais feliz o tenista português. Na sua plenitude, movimentos e lances muito bem executados, só ao nível dos melhores.

O segundo set até começou com João Sousa muitíssimo forte, mais forte que Tiafoe, chegando a estar a 4 pontos de diferença, quando vencia por 4-0 ou quando estava 5-1, no entanto, France Tiafoe recuperou terreno e o segundo set teve de ser sofrido até ao fim para saber quem ganharia. Quando a João Sousa só lhe faltava um ponto (estava o encontro a 5-4), este não desperdiçou e no 10º jogo da final, o português a fazer um triplo match point, ganhando, por 6-4, também, e sagrando-se campeão do Estoril Open, um torneio em que, nas 4 vezes que participou, nunca tinha passado uma ronda no torneio.
Esta vitória, veio demonstrar o trabalho e esforço que João Sousa tem vindo a fazer e desenvolver ao longo dos anos, para que um dia possa estar no patamar dos “deuses” do ténis.

Sendo o primeiro português a vencer a competição do ténis em Portugal, o jovem tenista não escondeu a emoção de vencer no seu país e, claro, o agradeceu o apoio dos adeptos (que estiveram sempre, do primeiro ao último encontro, nas bancadas sempre a torcer por João Sousa).

Um objetivo passado, já só falta chegar a patamares mais elevados, e quem sabe um dia, se não chega ao top 10, ou até mesmo ao 1º lugar do ranking ATP.

E mais um facto curioso: a mim parece-me que anda aí uma maré de vitórias para Portugal, parece-me que não nos vai largar tão cedo (Campeonato Europeu de Futebol 2016, Festival Eurovisão da Canção 2017, Campeonato Europeu de Futsal 2018, entre muitos outros, e agora o Millenium Estoril Open 2018).

Para terminar: Parabéns João Sousa! Parabéns Campeão!

Resultado de imagem para joao sousa

André Ferreira                       11/05/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades

Análise E3 2019 | EA Play, a não conferência das não novidades Antes de começar a falar do tema do texto em si, deixem-me explicar-vos o que é que se vai passar nos próximos dias, aqui no blog. Eu e o André Ferreira iremos, desde hoje, até à próxima terça-feira, analisar todas as conferências da E3 2019. Se quiserem saber os horários podem ir às nossas redes sociais, porque o horário já está disponível. Passando ao que verdadeiramente interessa. A primeira empresa a subir ao palco foi a EA, ou melhor, a EA ligou a Stream. Eu explico melhor. Este ano, a EA não fez uma conferência propriamente dita, mas sim realizou a EA Play que é basicamente uma espécie de livestream em que os jogos são apresentados, sem existirem coisas extra jogos. A conferência da EA foi monótona e sem nenhuma coisa que surpreendesse muito, isto porque   a EA já tinha previamente anunciado aquilo que ia apresentar e a posição em que cada jogo ia aparecer na apresentação, por isso, estragou compl...

Jorge Jesus, o herói brasileiro

Jorge Jesus, o herói brasileiro Já algum tempo que não escrevo para o blog, e por isso as minhas desculpas. Mas algo que não escrevo há mais tempo é sobre desporto. E não, não vos venho falar do grande jogo que o Vizela fez, infelizmente, mas sim sobre o homem do momento, que está a levar o Brasil à loucura. Ele não precisa de apresentações nenhumas, e o seu nome é Jair Bolsonaro. Estava a brincar. É mesmo o Jorge Jesus. Se passaram o fim de semana numa caverna, ou decidiram tirar umas férias noutro planeta podem não saber, mas o JJ conseguiu ganhar a Taça Libertadores no sábado, pelo Flamengo. Tornou-se o primeiro português a ganhá-la, mas claro que só poderia ser o irreverente Jorge Jesus, que passo a passo calou a boca a muita gente, e o melhor de tudo, ganhou. Não foi fácil, mas lá conseguiu dar a reviravolta. E no dia seguinte continuou a calar… e a ganhar. No domingo, enquanto o Flamengo festejava a vitória da Libertadores, conseguiu tornar-se campeão brasileiro, graça...

Análise E3 2019 | Xbox: a conferência Sony da E3 2019

Análise E3 2019 | Xbox: a conferência Sony da E3 2019 Não querendo ofender os fãs da Sony, apenas dei este título porque de todas as conferências, a da Xbox, foi a que mais cativou este ano. Ora, nos outros anos foi, na maior parte das vezes, a Sony, daí a minha comparação, mas não me deem hate por favor fãs da Sony. Mas ainda tenho mais uma coisa que vos quero dizer antes de começar a falar desta conferência, que é, caso esteja a ser a primeira vez que estão a ver esta rubrica, lembro-vos que saiu, já, um artigo do Francisco Gomes, o primeiro da rubrica. Podem espreitar aqui . Agora sim, vamos lá então ao que interessa, porque tenho muita para vos falar. Nenhuma das conferências da E3 teve um início muito chamativo (a não ser a da Devolver, que mostra sempre algo diferente). O que eu quero dizer com isto é que o início desta conferência foi com um pequeno vídeo a mostrar o novo nome dos estúdios de jogos da Xbox (a Xbox Game Studios), e ao fim disto passou logo pa...

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...