Avançar para o conteúdo principal

Mundial 2018 | Os 23 Escolhidos: por Francisco Gomes

Os 23 Escolhidos: por Francisco Gomes

Bem, durante os próximos dias irão sair quatro textos (já contado com este) sobre os possíveis convocados de Fernando Santos para o Mundial.
Vamos lá ao que interessa, os convocados:

Guarda redes:

Rui Patrícioclaramente o dono da baliza de Portugal, o melhor português atualmente na sua posição. O guardião dos Leões junta à sua qualidade individual, uma enorme experiência alcançada tanto ao nível do seu clube, como da própria seleção.

Anthony Lopes: provavelmente nesta altura o segundo melhor do país e talvez o nome que reúne mais consenso, como substituto de Patrício. O guardião que é titular indiscutível do Lyon, deverá ser chamado pelo selecionador nacional para assegurar as redes nacionais, em caso da impossibilidade de Rui Patrício.

José Sá: na minha opinião um dos guarda-redes com mais futuro no país e que poderá assegurar as redes nacionais, caso seja, necessário. Se bem que esta vaga de 3º guarda redes parece-me a que está mais em aberto. Pois este concorre diretamente como Bruno Varela e Cláudio Ramos, ambos também jovens e guarda-redes de futuro. Mas também concorre com  o experiente Beto, provavelmente aquele que mais ameaça o Lugar de José Sá.
  
Lateral:

Raphael Guerreiro: será em condições normais o titular na lateral esquerda. provavelmente o melhor e mais completo lateral esquerdo nacional. Tem vindo a merecer a confiança do selecionador nacional como dono do lugar tanto no Europeu como na qualificação para o Mundial, e devido a isso deverá manter a posição.

Nélson Semedo: apesar da época instável ao nível do Barcelona, o jovem português poderá ser alvo da crença do selecionador nacional, a sua grande qualidade individual e a sua juventude podem ser pontos favoráveis ao atleta do clube catalão, além disso a falta de elementos para a lateral esquerda poderá fazer com que Fernando Santos convoque o jovem e coloque André Almeida como o lateral esquerdo de reserva.

Cédric: o jogador do Southampton será muito provavelmente o dono da lateral direita nacional, sendo o jogador mais consistente a nível nacional para esta posição. Havendo na minha opinião, melhores jogadores para esta posição estes, no entanto, não têm tido minutos suficientes para assumirem uma vaga na convocatória. 

André Almeida: aqui está mais uma das vagas que parece ser mais difícil de adivinhar, mas deixo aqui o nome do jogador do Benfica, pois tenho esperança que o selecionador nacional, se lembre dele e premeie o jogador que tem feito uma boa época ao serviço do seu clube. Para além do mais temos de ter em conta o elevado índice de leões, nos últimos tempos, de Raphael Guerreiro. A polivalência do atleta, poderá ajudar André Almeida a ser convocado pois, este poderá assumir a posição do lesionado Danilo, abrindo espaço para levar um jogador de outras características. No mesmo sentido surge a indisponibilidade de Fábio Coentrão , hoje admitida pelo próprio, que poderá fazer o jogador do S.L.B ser chamado para colmatar a falta no lado esquerdo da defesa nacional.

Defesas centrais:

Pepe: sem dúvida o melhor defesa central nacional e o “patrão” da linha recuada lusitana terá o seu lugar garantido na convocatória e no onze inicial.

José Fonte: para alguns o 2º melhor central português, mas que na minha opinião é mais competente que outra coisa, muito experiente e sem dúvida alvo de confiança do selecionador nacional deverá ser convocado e partilhar a titularidade com Pepe.

Bruno Alves: acima de tudo o estatuto e a experiência deverão ser as principais razões para o defesa atualmente no Rangers ser convocado.

Rúben Dias: mais uma vaga que suscita muitas dúvidas o 4º defesa central. Mas na minha opinião o jovem jogador do Benfica deverá ser convocado, pois fez uma grande época e é para mim o futuro da defesa nacional. Para além disto o facto de Fernando Santos gostar de convocar jovens deverá ser mais uma vantagem do lado de Rúben Dias.

Médios

João Moutinho:  atual maestro do meio campo da seleção deverá ser mais um dos elementos a receber a confiança do selecionador nacional, tendo também muita experiência a este nível e acima de tudo uma grande qualidade, sendo provavelmente o melhor distribuidor de jogo nacional. 

William Carvalho: o médio defensivo do Sporting se já era um dos elementos quase certos, com a lesão de Danilo acabou com as dúvidas (se é que as haviam). Sendo também um titular indiscutível da seleção.

Adrien Silva: o médio de Leicester pode não ter jogado muito esta época, mas a convocatória não lhe deve fugir, pois este poderá, ser o escolhido para render Moutinho em caso de necessidade e também pela capacidade de apoio defensivo que tem, que vai ajudar e muito a equipa em alguns jogos.

João Mário: apesar de ter tido um inicio de época atribulado, o atual jogador do West Ham, deverá conseguir assegurar a convocatória, ou pelo menos assim eu espero. Este jovem é para mim um dos melhores médios nacionais da atualidade, com um grande espírito de luta e uma enorme qualidade, acho que nada mais há a dizer sobre ele.  

Rúben Neves: a sua época extraordinária, na segunda divisão de Inglaterra com golos e grandes exibições e a falta de Danilo deverão ser mais que suficientes para a chamada do jovem formado no F.C.P. Mais um jogador que poderá beneficiar do gosto de Fernando Santos pela renovação progressiva da seleção.

Bruno Fernandes: o jogador sensação da Liga Nos no Sporting deverá também ser convocado para o mundial, acima de tudo pela falta de consistência dos restantes médios nacionais, a sua juventude e a sua qualidade individual.

Avançados e extremos:

Cristiano Ronaldo: acho que não é necessário explicar esta escolha.

Ricardo Quaresma: É um dos incontestáveis de Fernando Santos terá também a convocatória garantida.

Gelson Martins: o “menino prodígio” do Sporting também deverá ser chamado sem sombra de dúvida.

André Silva:  para mim o melhor de Portugal na sua posição, deverá não só ser convocado como o titular ao lado de CR7, para isto vêm contribuir o número de golos ao serviço da seleção na convocatória para este mundial. E claro é importantíssimo para o 4-4-2 de Fernando Santos.

Bernardo Silva: o jovem do Manchester City deverá, até pela grande época que fez, ser chamado por Fernando Santos. Também a sua polivalência, podendo fazer a posição atrás do avançado deverão contribuir para a sua chamada.

Éder: Aqui é onde me surge mais dúvidas, mas eu acredito que o herói de Paris, seja chamado, uma vez, que me aprece que Fernando Santos vá querer levar um avançado com as características físicas de Éder, no sentido de segurar a bola por mais tempo na frente. E que lhe permita em caso de necessidade, colocar músculo lá na frente.

Reservas

Bruno Varela: Muito pela aposta nos jovens poderá entrar nas escolhas de Fernando Santos, mas também poderão entrar nomes como Cláudio Ramos, ou num ponto de vista de mais experiência, Beto.

João Cancelo: Dois jovens com muito talento que poderá facilmente ameaçar a posição de André Almeida ou de Nélson Semedo nesta convocatória.

Neto: sem dúvida o substituto de Rúben Dias caso Fernando Santos decida não convocar o benfiquista. Traz também uma maior experiência ao grupo e à defesa nacional.

Pizzi: apesar de ter sido uma das épocas com menos rendimento do jogador do Benfica, Fernando Santos poderá surpreender ao chamá-lo devido à sua experiência e talvez porque entenda o jogador como solução para colmatar alguma falta de Moutinho.

Gonçalo Guedes: Depois de uma boa época no Valência e tendo em conta a sua polivalência poderá também aparecer nos 23 eleitos. Caso Fernando Santo decida jogar em 4-3-3 este deverá ser chamado.

Gonçalo Paciência: este nome surge caso o selecionador nacional queira levar um substituto direto a André Silva.

Tática

Para mim Portugal irá jogar num 4-4-2 losango, disposto da seguinte forma de 11 inicial.

À baliza Rui Patrício; para a lateral direita Cédric; a centrais Pepe e José Fonte; a lateral esquerdo Raphael Guerreiro; à frente da defesa jogará William Carvalho; à frente de William fica João Mário; como médio direito ficaria Bruno Fernandes; e como médio esquerdo João Moutinho; como os dois avançados ficariam CR7 e André Silva.

Claro que esta tática sofreria alterações conforme a presença ou não de André Silva, passando na ausência deste para 4-3-3.

Para terminar só desejo PORTUGAL CAMPEÃO!

P.S: Não levo André Gomes pois entendo que o médio não tem a qualidade necessária para esta equipa.

Resultado de imagem para fernando santos

Francisco Gomes                             14/05/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween

A Origem do Dia das Bruxas | Halloween A tradição do Halloween ou Dia das Bruxas, capta a atenção de cada vez mais praticantes, estando a crescer e a ser adotada por países um bocado por todo o mundo. Este dia é interpretado como assustador e misterioso por uns e divertido e entusiasmante por outros, mas afinal de contas, qual é a sua origem? Qual a origem do Halloween? O termo Halloween, teve a sua origem marcada no século XVII, e é uma abreviatura de raízes escocesas, das palavras “All Hallows´Eve”, que significa “Noite de todos os Santos”. A sua comemoração, tem descendência, de uma antiga celebração praticada pelo povo celta, que habitava toda a Europa há cerca de 2000 anos.  Esta celebração, denominava-se por Samhain, e simbolizava o fim do Verão, e o início do novo ano celta, no dia 1 de novembro. Os celtas olhavam esse espaço entre os anos, como um tempo mágico. Tradição ligada aos mortos? Nesse tempo mágico (dia 31 de outubro), acreditava-se que

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar

Quando não existe eficácia, mais nada pode ajudar Maus resultados trazem infelicidade ao plantel encarnado Apesar da vitória, no último jogo frente ao CD Tondela, por 1-3, os adeptos ainda não esqueceram o pior momento do clube, que em 4 jogos perdeu 3. E este mau momento do Benfica pode ser explicado pela falta de eficácia demonstrada pelos jogadores encarnados. Mas para chegarmos ao ponto atual do clube da Luz, temos de remontar até à data onde Jonas se lesionou, no final da época passada. Tudo se dá no dia 7 de abril, quando o Benfica ia jogar, em Setúbal, contra o Vitória FC. Foi neste dia que Jonas se lesionou tendo sido substituído, daí para a frente por Jiménez. Dessa jornada para a frente, só as derrotas que desapontaram muitos adeptos (a primeira frente ao FC Porto, que perdeu por 0-1, e a segunda frente ao CD Tondela, esta derrota por 2-3, ambas as derrotas sofridas no Estádio da Luz). Ora, nesse espaço de tempo em que não havia Jonas, Jiménez não fez mais que

Será que vivemos numa Simulação? Somos uma Simulação?

Será que vivemos numa simulação? Somos uma Simulação? Como é possível distinguir a realidade de algo que não existe? Nós próprios existimos e somos reais? O que é a realidade? Será que nós temos realmente poder sobre as nossas escolhas? Com estas questões inicio este artigo que te fará certamente questionar a tua posição relativamente á realidade. Quando alguém diz que possivelmente vivemos numa simulação ou até que somos mesmo uma, a reação mais comum é um riso como se tratasse de uma barbaridade sem qualquer fundamento. A verdade é que por mais estranho que possa parecer a certas pessoas, essa ideia está cada vez a ganhar mais ênfase conforme a tecnologia é desenvolvida. Atualmente vivemos num mundo onde os computadores, dispositivos, smartphones e até carros têm mais poder de processamento (inteligência) do que alguma vez na história tiveram. Hoje uma simples tarefa pode ser concretizada instantaneamente enquanto no passado a mesma poderia levar dias ou

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada

A vontade de fazer muito, a preguiça de fazer nada O verão dá-nos mais tempo livre do que provavelmente qualquer outra parte do ano, mas esta característica muitas vezes valorizada pela generalidade das pessoas, pode também ser um obstáculo. Passo já a explicar o porquê de considerar todo este tempo livre, como uma espécie de obstáculo. Pelo facto de estarmos sujeitos a este período alargado de descanso (férias), falando pelo menos na minha situação, a cabeça não pára de pensar em maneiras de ocupar e preencher o tempo. Ora muito bem, imediatamente a seguir à discussão mental das atividades a efetuar, somos invadidos por uma enorme preguiça, que nos faz adiar de certo modo, a vontade de levar a cabo tal ideia, face a todo o tempo ainda disponível. A verdade é que acabam os dias por passar, sem nós termos realizado muitas das coisas previamente pensadas, infetando-nos com uma leve sensação de insatisfação abstrata e complexa de descrever.   O primeiro passo para co

Casal da Treta: De chorar a rir

Casal da Treta: De chorar a rir Hoje vou fazer a analise de uma coisa diferente daquilo que é o habitual, isto é, de uma peça de teatro. E como podem ver pelo título, essa peça será o Casal da Treta protagonizada por Ana Bola e José Pedro Gomes. Esta peça surge como complemento da trilogia iniciada com a peça, a serie, o livro e o filme “Conversa da Treta”, se bem que o filme chamava-se “Filme da Treta”, mas isso agora não interessa. Em “Conversa da Treta” José Pedro Gomes protagonizava o seu eterno Zézé e era acompanhado por Toni interpretado pelo saudoso António Feio. A segunda peça desta trilogia foi Filho da Treta em que José Pedro, mais uma vez como, Zézé regressava, mas desta vez acompanhado por António Machado, que fazia de Júnior, filho de Toni. Mas agora, e passando ao que me trouxe aqui, desta vez José Pedro Gomes, regressa com o seu icónico Zézé e desta vez vem, como disse em cima, acompanhado por Ana Bola que faz de sua mulher chamada de Détinha . Antes