Avançar para o conteúdo principal

Praxe: Todos ralham e têm razão


Praxe: Todos ralham e têm razão

No seguimento de já ter sido publicado um texto acerca da praxe por parte do nosso companheiro Tiago Queirós, aproveito então para me juntar ao tema e dar também a minha opinião e posição sobre este tema fraturante, embora confesse que não é fácil visto que é uma opinião/posição que até já me valeu alguns insultos e discriminação, mas como costumo dizer aqui no blog, “vou dizer na mesma, pois caso contrário, o nosso blog não teria o nome que tem.”

Vão fazer no próximo mês de Outubro, dois anos desde que entrei pela primeira vez numa instituição universitária como estudante, embora hoje felizmente já não seja assim, desde o início me dei de caras com esta questão. Não tenho problemas em admitir que quando era mais novo, só via fatos negativos acerca da praxe pelo que via na TV, algo que me transmitia medo e durante anos disse que não queria ir para a universidade por ter medo das praxes. Os anos passaram e comecei a relativizar essa questão, ouvi pessoas que eram favoráveis à praxe, comecei a pensar que talvez fosse algo engraçado, interessante e integrante, mas continuaram ao mesmo tempo os maus testemunhos e foi por essa altura que aconteceu a tragédia do Meco.

Experiência pessoal

Chega então Outubro de 2016, fui fazer a inscrição à escola onde fiquei colocado e quando cheguei à Associação de Estudantes, fui abordado sobre se queria ou não a praxe, disse que não tinha opinião formada sobre o assunto, já tinha ouvido do melhor e do pior, logo decidi que ia experimentar e ter a minha própria opinião. Aceitei portanto.

Embora tenha sido tudo menos agradável, consegui perceber a importância da praxe para muitos estudantes ao nível do convívio e integração, a questão é que nem todos gostam de conviver da mesma maneira, nem todos pensam da mesma forma e sobretudo, nem todos devem ter o mesmo tipo de integração, ou seja, não somos todos iguais. É aqui que eu faço uma crítica à praxe, não negativa, mas construtiva embora admita que possa ser incompleta, ou seja, a praxe quando quer incluir e puxar os de lá para cá, não faz muito isso no respeito pela diferença mas numa imposição de igualdade(incompleta). Verifiquei que não existe uma igualdade entre superiores e caloiros (às vezes tratamentos impróprios) e também verifiquei falta de respeito pelos caloiros que não tenham presença assídua na praxe, vê-se aqui que a praxe é mais dura para um caloiro que não tenha aparecido na(s) praxe(s) anteriores(s), é aqui que aparece o ambiente pesado e até desagradável e se ausenta o de boa integração e agradável. Foi com base numa situação destas que o ano passado fui obrigado a abandonara a praxe de vez. Caso contrário… teria existido violência.

Basicamente, no meu primeiro ano como universitário, depois de ter experimentado a praxe, até ter vivido alguns momentos agradáveis e ter tido pessoas que sempre me respeitaram e tentaram manter-me na praxe, não considerei (aquela)praxe um modo correto de integração, os amigos e colegas de praxe no geral nunca respeitaram muito as minhas escolhas e visões sobre a praxe, tive uma madrinha que mal ou bem, só se preocupava se eu ia às praxes e nunca acerca do meu percurso social e académico num sitio que me era desconhecido e onde precisei que alguém me guiasse(foi para isso que a escolhi), havia restrições ridículas quanto ao uso do traje relacionada com a praxe e sobretudo, uma das coisas que mais me impressão me fez foi ver alunos que não marcam presença nas aulas vez quase nenhuma, mas não faltam a uma praxe. Esta última acontece em todo o lado, mas não deixa de estar errado, é mesmo o contrário daquilo que significa estar na universidade, é o esforço e os resultados que nos levam ao festejo e não o contrário. Depois desta experiência e de ter mudado de universidade, não voltei a frequentar a praxe. Esta foi a minha experiência.

Na nova universidade onde estou, vejo coisas melhores, nomeadamente mais respeito e menos preconceito em relação a que cada um pensa, quer em relação à praxe quer a outras questões.


Minha posição sobre o assunto


A praxe é um tema já muito debatido na nossa sociedade, só não tem acesso a experiências e informações sobre o tema quem não quer e ao qual eu não tenho nenhum “parti pris”, ou seja, não sou a favor nem contra. Discriminar quem não participa nela ou proibi-la por lei ou decreto, está igualmente e totalmente errado.

Não sou adepto, nem opositor. Acho que os estudantes que vão entrar no ensino superior, devem-se informar sobre a questão e decidir se têm ou não perfil para um ambiente como a praxe e escolher ir ou não ir, embora admita(porque o fiz) que é má ideia decidir só experimentar e depois querer sair, pois essa experiência e falo por mim, só leva a descriminação por parte de quem faz parte e ficou na praxe.

Quanto à discriminação, penso que é mútua. Há muita gente que estupidamente ataca a praxe sem saber nada sobre e só porque sim e é anti-praxe sem ter nenhuma experiência ou conhecimento para isso; e igualmente há pessoas favoráveis à praxe que representam uma juventude sem causas, em vez de estudarem ocupam-se disto a desperdiçar o dinheiro dos pais e contribuintes e atacam as pessoas que respeitosamente e justificadamente não concordam com a praxe.

A solução é apenas uma para mim: respeitar quem pensa o contrário de nós e vivermos na nossa!

Quanto a mim, não acho que a praxe seja fundamental para uma boa vida social e académica, isso para mim é: estudar em conjunto, almoços e jantares em casa uns dos outros, apoio mútuo nas horas de dificuldade, etc… Mas se há quem viva feliz com a praxe… só digo: Ainda bem e disfrutem!

No fundo, na questão da praxe, todos ralham e têm razão!

Saudações Académicas.

Resultado de imagem para praxes

Jorge Afonso                           10/5/2018

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O pior Roast de sempre

O pior Roast de sempre Antes de ir ao texto, gostava de dar as boas-vindas à nova membro do blog, a Joana Simões. Sim amigos, eu sei que há temas mais interessantes, ou pelo menos mais atuais para falar, mas primeiro o André Ferreira já falou da liga. Mas tens o Porto na Champions, podias falar disso, dizem vocês. Podia, mas para desastres já basta este Roast, e o Macaco está nas duas (sim, é verdade) e ainda há a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas eu já estou tão farto desse tema que, pura e simplesmente não vou falar disso. Mas indo ao que interessa, no passado domingo, a TVI, achou por bem transmitir o Roast ao José Castelo Branco e foi diferente do habitual e isso não quer dizer que tenha sido mau, quer dizer… enfim, já lá vamos. Primeiro vou analisar os intervenientes individualmente e depois passarei à análise global  do Roast, em si: A Pipoca Mais Doce, ou Ana Garcia Martins, como quiserem dizer, foi a anfitriã deste Roast, uma das muitas figura