Avançar para o conteúdo principal

Mundial 2018 | Meias-finais


Mundial 2018 | Meias-Finais

Imagem relacionada
Logótipo oficial do Mundial da Rússia 2018

É nesta fase. O tudo ou nada. Os jogos que vão decidir, e decidiram os finalistas desta grande competição, que é o Mundial da Rússia 2018.

Restaram 4 equipas, e apenas 2 é que passaram, mas não foram jogos fáceis.

Como já é hábito, nesta rubrica acerca do Mundial, vou fazer agora a minha análise aos 2 jogos destas meia-final:

França (1) – (0) Bélgica: poderia ter sido outro, o resultado. Em pouco mais de 90 minutos frenéticos, em que não se saberia quem é que passaria, a França foi a vencedora, mas o resultado poderia ter sido outro, neste caso, para a Bélgica. Num início de primeira parte bastante bom e equilibrado, o nível de equilíbrio foi-se esvanecendo, ficando a Bélgica por cima, apenas tendo alguns lances perigosos, a França, no desenrolar do resto do primeiro tempo. A segunda parte foi mais do mesmo, e quando a França marcou, isso sentiu-se mais (Umtiti marcou, aos 51 minutos, num lance de bola parada, um grande cruzamento de Griezmann, e uma finalização excecional). A seleção francesa limitava-se a defender, fechando os blocos, deixando a Bélgica ter o jogo na sua mão. Algo que mudou, nos 5/10 minutos finais, quando a França voltou a acordar e a equilibrar o jogo (a Bélgica tentava empatar e a França tentava não sofrer). Um jogo muito bom, daqueles que se tem vontade de ver sempre. A França demonstrou que não é preciso muito para se ganhar um jogo, enquanto que a Bélgica mostrou que, às vezes, a força de vontade de vencer um jogo não é suficiente para vencer um jogo do tudo ou nada. Agora, e outra vez numa final de uma competição de seleções, a ver vamos se a França não repete (ou será que sim?) o sucedido na final do Europeu de 2016 (quando perdeu com Portugal, na final). A seleção adversária não é fácil, e estando numa final, ainda mais difícil será.

Croácia (2) – (1) Inglaterra: e há sempre uma primeira vez para tudo. A Croácia chega pela primeira vez a uma final de um Campeonato do Mundo de Futebol, mas foi preciso suar muito para lá chegar. No jogo da meia-final contra Inglaterra, os croatas começaram a perder o encontro, com um golo logo aos 5 minutos de jogo, marcado por Trippier (Modric tinha feito uma falta, numa zona perigosa, à entrada da área, em direção ao meio da baliza). Numa primeira parte em que foi a Inglaterra que procurou mais o golo, até teve a oportunidade de marcar mais golos, e matar o jogo na primeira parte, mas os croatas tinham acordado e impediam, assim, a Inglaterra de se chegar à frente no marcador. Ao intervalo, a Inglaterra vencia por 1-0. Na segunda parte, o primeiro lance de mais perigo foi o do golo, aos 68 minutos, marcado por Perisic. Um golo que poderia ter sido anulado, por jogo perigoso, mas nem o árbitro nem o VAR viram motivos para anular, por isso, golo válido. Aos 72 minutos, a Croácia podia ter marcado, outra vez por Perisic, impedidndo, assim, o prolongamento, mas o poste negou o golo, e a recarga nada veio fazer. Até ao final do jogo nada mudou. E foi só no prolongamento, e na segunda parte, que o golo da vitória, este da Croácia, chegou, aos 109 minutos, por Mandzukic. Este golo viria a selar o marcador, e a dar a vitória, e a passagem à final, à Croácia. Não houve muito futebol de ambas as partes, no entanto, a Croácia conseguiu fazer um inédito e chegar pela primeira vez a uma final de um Mundial (o seu melhor posto foi um terceiro lugar, em 1998). Veremos, agora, como será a final deste Mundial.


Jogo da Final:

França-Croácia (15 de julho, às 16h, em Moscovo, Estádio Luzhniki)

Jogos correspondentes à final e o ao que dita o 3º e 4º lugares no Mundial da Rússia 2018

Jogo que decidirá o 3º e 4º lugares:

Bélgica-Inglaterra (14 de julho, às 15h, em São Petersburgo)

Numas meias-finais delirantes, os finalistas escolhidos são duas equipas capazes de ganhar. Será um jogo muito incerto. Uma campeã mundial (por uma vez) e outra finalista pela primeira vez.

Veremos no próximo dia 15 quem sairá vencedor e Campeão Mundial, destronando a Alemanha.

André Ferreira                                  12/07/2018


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire

Game of Thrones: A Song of Ice and Fire “ When you play the game of thrones, you win or you die .” – Cersei Lannister Game of Thrones é uma série norte-americana, emitida pela HBO. Baseada na saga de livros A Song of Ice and Fire , de George R. R. Martin, é uma das séries mais vistas não só em Portugal, como também em todo o mundo. Mas afinal de contas, o que é que esta série tem de tão especial? Para além dos dragões, os episódios de incesto, a luta pelo tão desejado trono e os temidos White Walkers , ela abarca uma série de temáticas que podem ser muito discutidas e que refletem alguns comportamentos da sociedade em que vivemos. Ao longo do primeiro episódio e dos próximos até ao final da 1ª temporada, a série limita-se a apresentar-nos a história principal e a caraterização das personagens. Começando por fazer um breve resumo, a história passa-se no continente de Westeros , e tem como protagonistas as casas Stark, Lannister e Targaryen. O primeiro e...

FPF e LPFP a coragem na cobardia

FPF e LPFP a coragem na cobardia Efim, durante muito, eu pensei se devia ou não trazer este tema, no entanto, parece que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) têm vindo a fazer asneiras de propósito, para que este texto acontecesse, por isso pronto, aqui vai. Têm sido diversos os casos que me têm irritado. São exemplos, as multas com valores estupidamente baixos para treinadores/elementos dos três grandes, em comparação com o caso do Casa Pia (que apenas por um treinador não certificado ter dado instruções para dentro de campo, levou uma punição bastante musculada; no entanto, recentemente, estes organismos voltaram a pôr a pata na poça, por causa do Académico de Viseu, que pode ver a sua licença de participação em competições profissionais suspensa, devido a falsas declarações prestadas à Liga, em questões financeiras. Este caso que remota a 2018, ao que parece, viola o artigo 92º do regulamento da LFPF, sendo que o clube p...