Avançar para o conteúdo principal

E se na volta, for humor?

E se na volta, for humor?

Como aqueles que acompanham este blog mais regularmente devem já ter percebido, eu costumo, em praticamente todos os artigos (se não todos), reclamar sobre alguma coisa que aconteceu no mundo/país nessa semana. Uns dizem que eu faço isso porque tenho a mania que sou sempre o senhor da razão, outros acham que é porque tenho um “leve” mau-feitio. Mas a culpa não é minha se a malta põe sempre a pata na poça. Isto tudo para dizer que este vai ser mais do mesmo e sim, mais uma vez, a minha luta contra a brigada dos grunhos politicamente corretos, continua.

Mas vamos lá ao que interessa, esta semana vou falar-vos de dois casos que inundaram as redes-sociais, acusando dois humoristas de homofobia e intolerância.
Em primeiro foram as acusações a Tiago Dores (integrante dos Gato Fedorento)  de ser intolerante devido à sua crónica no Observador intitulada de “Que tem a dizer o PAN da pansexualidade?”, em que o humorista, de forma bastante inteligente, brinca com as declaração que Miley Cirus fez sobre a sua “fluidez de género”. E claro, como sempre que alguém fala de alguma coisa deste tipo, aparecem sempre idiotas a acusá-lo de ser intolerante e coisas desse género.

Este caso podia não ser grave desta forma. Podiam ser só idiotas a acusarem alguém de algo, mas claro está que tinha que haver um líder idiota, e que é ele, neste caso, o comediante Diogo Faro (esperem, para ser comediante não é preciso ter graça? Pois epá, então como é que eu me refiro a ele agora? Ah já sei, ok deixem-me só corrigir o que disse em cima). O alegado comediante Diogo Faro posicionou-se contra este artigo usando os argumentos de sempre (que eu não vou estar a repetir aqui outra vez). O problema aqui não é ele estar contra, mas sim, um autoproclamado comediante, não perceber o que é ironia, sarcasmo e coisas desse tipo. E ainda pior, alguém que diz ter um humor caustico, como alega Diogo Faro, querer colocar limites tão fortes ao humor. Então mas... isso faz algum sentido? - para mim não e provavelmente para o leitor também não, mas também o que é que se pode pedir de alguém que, se dizendo humorista, não percebe o humor. Bem na verdade, todos sabemos que Diogo Faro não é humorista, é só um idiota, que diz tanta porcaria que a malta se ri para ele não se sentir mal.

O outro humorista na baila estes dias foi, Alexandre Santos, devido a piadas que fez no Roast a José Castelo Branco (apanhei-te! Então não gostaste do Roast mas vens defender piadas ditas nele? És um vira casacas! - dizem uns. Sim, amigos. Porque muitas vezes para defendermos a liberdade de expressão, temos que defender algo que não gostamos (respondo eu). Tu és muito habilidoso com as palavras (acusarão os mesmos). Eh pá, vão pentear macacos e deixem-me continuar (respondo eu)). Apesar de não ter gostado do Roast, como disse a semana passada, a atuação de Alexandre Santos foi das melhores, mas isso nem está em causa. O que se discute aqui, é o facto de, por e simplesmente terem sido piadas.

Deixem-me explicar. Durante a sua intervenção, Alexandre Santos fez diversas piadas sobre a sexualidade de José Castelo Branco (uma delas era: "O filho do José Castelo Branco era o único que quando perguntavam na escola: 'como é que se chama a tua mãe?', ele respondia: 'a que mija de pé ou a outra?'"). Sim amigos, isto é uma piada digna de um Roast, porque, por definição, Roast é “espetáculo onde um individuo é alvo de piadas, histórias, insultos e elogios”, ou seja, esta piada apenas se coloca neste conceito.

A questão que se coloca agora é se as pessoas ficariam tão irritadas se o alvo das piadas de Tiago Dores e Alexandre Santos, tivesse sido um alentejano, ou uma daquelas piadas sobre “um francês, um alemão e um português entram num bar..”, ou uma sobre um nortenho ou até mesmo sobre bêbados, loiras, etc. Não, isso é certo, e sim, eu sei que são coisas diferentes, mas no básico são iguais. Uma piada não é  homofóbica/racista, etc. Uma piada pode, por e simplesmente, não ter piada e é assim que deve ser avaliado o humor.


Francisco Gomes                               21/08/2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O pior Roast de sempre

O pior Roast de sempre Antes de ir ao texto, gostava de dar as boas-vindas à nova membro do blog, a Joana Simões. Sim amigos, eu sei que há temas mais interessantes, ou pelo menos mais atuais para falar, mas primeiro o André Ferreira já falou da liga. Mas tens o Porto na Champions, podias falar disso, dizem vocês. Podia, mas para desastres já basta este Roast, e o Macaco está nas duas (sim, é verdade) e ainda há a greve dos motoristas de matérias perigosas, mas eu já estou tão farto desse tema que, pura e simplesmente não vou falar disso. Mas indo ao que interessa, no passado domingo, a TVI, achou por bem transmitir o Roast ao José Castelo Branco e foi diferente do habitual e isso não quer dizer que tenha sido mau, quer dizer… enfim, já lá vamos. Primeiro vou analisar os intervenientes individualmente e depois passarei à análise global  do Roast, em si: A Pipoca Mais Doce, ou Ana Garcia Martins, como quiserem dizer, foi a anfitriã deste Roast, uma das muitas figura