Avançar para o conteúdo principal

Homem-Aranha, Longe da Marvel Studios

Homem-Aranha, Longe da Marvel Studios

Bem, antes de começar a falar no tema principal do meu artigo, deixem-me dizer que todos os membros dos Politicamente Incorretos estão atentos ao que se está a passar na Amazónia, e esperamos que os profissionais que estão a combater o incêndio, nesta que é a maior área verde do planeta, consigam extinguir o fogo, que já se alastra, pelo que é adiantado, há mais de 15 dias.

Agora sim, vamos ao que realmente me trouxe aqui. No passado dia 20 de agosto, o mundo recebeu a notícia pela qual ninguém estava à espera. O acordo para manter o Homem-Aranha no MCU (Universo Cinematográfico da Marvel, em inglês) tinha entrado num impasse.

Mas antes de falar sobre o que se passou, vou explicar muito rapidamente o que aconteceu no passado, para que hoje chegássemos a estes “problemas”. Eu já fiz um artigo que explica mais ou menos todo este processo (que podem ler aqui: Rubrica | Universo de Heróis - O Início da Marvel Studios), mas para vos sintetizar de novo: nos anos 90, a Marvel (empresa completa) estava a entrar num estado de falência, e o que a empresa decidiu fazer, foi “livrar-se” daquilo que era menos rentável na altura, ou seja, os direitos cinematográficos dos seus personagens. As vendas que acabaram por ficar mais conhecidas, também pelo peso dos seus personagens nas BDs, foram as do Homem-Aranha para a Sony, o Hulk para a Universal e os X-Men e o Quarteto Fantástico para a Fox. Por consequência, a venda incluía todos os personagens do universo desse herói. Por exemplo, Norman Osborn, apesar de ser um vilão tantos dos Vingadores como do Homem-Aranha, só podia ser usado no universo do Homem-Aranha (ou seja, pela Sony), porque na altura da compra dos direitos, ele estava incluído no universo do Amigo da Vizinhança.

A partir da compra, a Sony fez uma trilogia decente com os filmes do Homem-Aranha de Tobey Maguire. Mas foram os erros do 3º filme que fizeram a Sony dar um passo atrás e rebotar a franquia. Decisão estúpida. Em 2012, a Sony tentava fazer um novo universo, com Andrew Garfield, igual ao que a Marvel já estava a fazer. Decisão estúpida novamente. O fracasso que a Sony vinha a ter, já desde 2007, fez com que se sentassem à mesa com a Marvel/Disney, para que tivessem um acordo de uso do personagem, e o Homem-Aranha pudesse entrar no universo dos Vingadores. É claro que o sucesso do MCU fez a Sony pensar muito, e foi a habilidade de negociação da Disney que permitiu que o acordo tivesse um final feliz. O que a Disney propôs foi que o personagem teria a sua história contada pelas mãos da Marvel Studios, e o que a Sony teria de fazer era financiar o filme, ficando com os lucros, claro. A Disney aproveitou o facto de ser detentora dos direitos de marketing do personagem para “dar a volta” (à falta de um sinónimo melhor) à Sony. Recentes artigos noticiosos dizem que a Disney, para além dos lucros do merchandising do Homem-Aranha, recebia 5% dos lucros dos filmes solo do personagem. Ah, esqueci-me de dizer que o acordo permitia, também, o uso do personagem noutros filmes, mas que o orçamento era feito inteiramente pela Disney, cujos lucros também iriam todos para a Casa do Mickey.

Muito bem, com o acordo aceite, só faltava vermos o personagem em ação e ele estreou-se, no MCU, no filme Capitão América: Guerra Civil. A partir daí vimos o personagem em mais 4 filmes (Homem-Aranha: Regresso a Casa, Vingadores: Guerra Infinita, Vingadores: Endgame e Homem-Aranha: Longe de Casa). Findado este acordo (pois o personagem já tinha cumprido as vezes de utilização acordadas), a Disney e a Sony aprontaram-se logo para se sentarem à mesa, e para discutirem, novamente, a melhor maneira para as empresas usarem o personagem. E foi aí que tudo descambou.

Pelo que foi avançado, a Disney, nesta renovação, pedia o personagem a 50/50. Ou seja, nos futuros filmes acordados tanto a Sony como a Disney produziriam um filme gastando 50% do orçamento cada um, e no final das contas as duas empresas receberiam 50% dos lucros cada uma. Para além disto, a Disney continuava a deter todos os direitos de merchandising do personagem, gastando e lucrando só a Disney (não sei se isto estaria referido no novo acordo, mas foi uma coisa que não foi com os direitos cinematográficos do personagem para a Sony).

Pois bem, é claro que a Sony iria recusar. Primeiro, a Sony já fez muito neste último acordo ao ter “deixado” a Marvel usar o Homem-Aranha nos filmes com os Vingadores, e deixar a Disney ficar com 100% dos lucros desses filmes (porque não se esqueçam que os direitos do Homem-Aranha nos cinemas estão com a Sony. É ela que decide ou não o que fazer com o personagem nas telas. No entanto existem cláusulas que se a Sony não fizer filmes por determinado tempo os direitos voltam para a Marvel. Pelo menos acho que sim).

Com este acordo, é claro que os executivos da Sony sejam capazes de se sentirem “enganados” com este acordo, porque para além da Disney ter os lucros que tem, com um personagem deles incluído, agora ainda quer mais dinheiro do que aquilo que o seu personagem já lhe está a dar? Nós fãs, e pessoas racionais, sabemos que Endgame não se tornou o nº1 devido única e exclusivamente ao Homem-Aranha, mas no mundo dos negócios eles são um bocado mais burros e não veem tão bem isso. No entanto, não sei qual é a ânsia da Disney receber um lucro maior do que 5% nos filmes solo, porque eles já estão a receber de outras maneiras o dinheiro que receberiam pelo filme (olhem o merchandising por exemplo).

É claro que ainda nada está decidido. Acredito que a Disney e a Sony se juntem novamente (enquanto eu estava a escrever este artigo vi que eles se tinham reunido de novo), e cheguem a um consenso as duas, não esquecendo que a decisão final estará sempre nas mãos da Sony, independentemente do resultado. Não se esqueçam que a Disney, a Marvel e a Sony (mais as duas primeiras) ouvem os fãs, e claro que os fãs se vão desinteressar de um filme do Homem-Aranha se não tiver mão da Marvel. A própria Sony sabe disso. Por isso, acredito que vamos continuar com o Homem-Aranha na Marvel (mais número, menos número), e a partir desse acordo, a Marvel poderá finalmente gritar em alto e bom som “YEEEEEEEEEEEEEEES”. Hoje em dia, não se esqueçam de que o fan servisse é o que move muitos interesses (olhem Game of Thrones).

Antes de concluir, deixem-me só dizer o seguinte aos leitores. Não boicotem a Sony em tudo o que ela faz (não se preocupem que não estou a ser pago por eles). Digo isto principalmente pela parte da Playstation, que eu quero manter para me afastar da depravação desta sociedade real. Acho que com o falatório que houve nestes últimos dias, a Sony e a Disney estão atentos a todas as movimentações, e, como já disse mais de mil vezes, eles vão chegar a acordo (acho que me estou a repetir para ver se realmente acredito nisto). Por isso tenham atenção que o não acordo ainda não é definitivo. Muita coisa ainda pode acontecer.

Concluindo, e tendo uma postura imparcial, não posso culpabilizar nenhuma das empresas por esta falha nos direitos do Homem-Aranha. Digo isto porque não se podem esquecer que é o dinheiro que faz mexer Hollywood, e é claro que todas as empresas querem sempre lucrar mais e mais. Agora, se tivesse de atribuir as culpas a alguém, pelo meu artigo (não sei se ficou claro) a culpa é da Disney, de se tentar apropriar de uma propriedade que não é dela. Espero que a Disney baixe o valor pedido, porque no final de contas, são os fãs que movem este tipo de blockbusters, e a Disney não é empresa de querer perder. Mas no final de contas, sem este acordo, não sei quem vai acabar por perder mais.



André Ferreira                                22/08/2019

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Simplesmente CR7

Simplesmente CR7 Ontem, ao final da tarde, o país parou para ver a nossa Seleção, como é habitual quando a mesma joga um Mundial ou um Europeu. Esperamos todos, como portugueses, que a nossa Seleção esteja bem preparada para todos os desafios que estejam pela frente. Para começar, o nosso adversário foi a vizinha Espanha, uma das seleções mais fortes da Europa. O jogo era fundamental para iniciar bem a nossa corrida à conquista do Campeonato do Mundo, porque com uma vitória já só bastava mais um triunfo contra Marrocos para garantir o nosso passaporte para os oitavos, para além do fato de que ganhar à Seleção Espanhola não é para todos, o que infelizmente não aconteceu e podia ter acontecido. Antes de começar a fazer a minha análise e interpretação do jogo, quero dizer que aqui, ao contrário do que acontece quando analiso clubes ou jogos dos mesmos, tratando-se da nossa Seleção, não vou ser imparcial e vou defender a minha dama como é óbvio! Estava à espera que começasse ...

"Portugal não são os Estados Unidos da América"

“Portugal não são os Estados Unidos da América!” Fig.1- Marcelo na conferência de imprensa com Trump Ninguém parece conseguir meter a mão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa, nem mesmo Trump, um dos líderes mais poderosos do mundo. Se ainda não estão a perceber a minha afirmação, passo a explicar. No passado dia 27 de junho de 2018, o Presidente Português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido na Casa Branca, pelo também Presidente Americano Trump, acabando por cooperarem na elaboração de uma conferência de imprensa conjunta. A conferência de imprensa fomentou uma argumentação entre os dois líderes, sobre o grande símbolo nacional, Cristiano Ronaldo, vinho da Madeira e muitos outros temas, mas uma afirmação transmitida por Marcelo a Trump, instalou a polémica nas redes sociais e meios de comunicação social. Trump, com o seu tom assertivo característico, ao questionar se algum dia Cristiano concorreria á presidência contra Marcelo.   Marcelo calmamente e co...

O quintal marítimo português

O quintal marítimo português Desculpa esta ingratidão e negligência de que és alvo caro amigo. Tanto ofereceste a nós portugueses e agora mal te falamos. Tu que no passado nos destes a chave de meio mundo e uma riqueza inimaginável, sentes-te agora traído e enganado. Velho amigo, com a tua vastidão consegues tocar o horizonte e esconder num manto azulado mais segredos do que cabem na memória. É estranho pensar que em pleno século XVI eramos irmãos, não de sangue, mas sim de água. É verdade! Sem ti provavelmente não teríamos um tão glorioso e invejável passado, que poucas civilizações tiveram a honra e audácia de experienciar. Hoje em dia os abutres do dinheiro conspiram contra ti, tentando manchar a tua importância e valor. Estás num estado de constante perigo e ameaça, com iminentes derrames de petróleo e até poluição oriunda de todo o mundo. Infelizmente para os políticos a tua beleza e conservação não são um tema de máxima relevâ...

Brasil, o que se passa contigo?

Brasil, o que se passa contigo? Amigos lusitanos que me lêem, sou só eu que sempre identifiquei o Brasil, como o país que, apesar de uma elevada taxa de criminalidade, sempre teve uma aura de ser um país onde era propagado o amor ao próximo, o respeito e solidariedade para com quem sofre? É que eu gostava de saber se estou sozinho ou não neste aspeto. Mas esta, introdução toda para quê? (perguntam vocês) É porque hoje chegou-me uma notícia, através das minhas redes sociais (apesar disto a notícia é verdadeira), que denunciava um caso em que um jovem negro é amarrado e chicoteado por dois seguranças, nas traseiras de um supermercado pertencente à cadeia “RECOY”. Anexo a esta noticia encontra-se um vídeo que comprova toda a barbárie, que o jovem de 17 anos sofreu, nas mãos dos dois torturadores. Mas que crime tão grave era esse, para que esses dois tipos tivessem a ideia de o atacar tão violentamente. Estava a espancar uma idosa? Já sei uma criança. Não uma grávida. Não aind...

Chegou o Verão!

Chegou o Verão! Com o verão a chegar, já andam a maioria das pessoas, a pensar em férias, descanso e também uma grande quantidade de preguiça. Acordar com sol a entrar pela janela logo de madrugada, parece que até nos motiva a encarar o dia, com uma energia diferente, algo que por exemplo, a chuva dificilmente conseguirá fazer. Uma coisa é certa, existe um grave caso de indecisão entre as pessoas relativamente à temperatura ideal. Ora está sol e queixamos-nos que está demasiado calor, ora está chuva e choramos pelo facto de nem se ver o sol. Face a isto, admito que também pertenço a esses grupos de queixosos mal fundamentados! Chegou a época do ano onde a mesa, deixa-se invadir por cores vivas e frescas, quem não gosta de uma suculenta melancia ou meloa? Um simples e refrescante gelado, é também na maior parte das vezes, uma forma prática de escapar à imensidão do sol, por uns breves instantes. Consequentemente à chegada do sol, parece que se ativa no subconsciente de ...